Bem-vindo à Comunidade UBNT

Dúvida sobre UniFi

Este tópico foi criado a partir da divisão de comentários de: Regras básicas para utilizar a área de histórias

Comentários

• Pessoal,
    Estou iniciando a ideia de um projeto de wireless para o meu prédio residencial, o prédio tem 10 andares e 4 apartamentos por andar a ideia seria prover internet para todos o apartamentos com portal pra cada ap logar. Vou usar ubiquiti , mas tenho dúvida de qual equipamento utilizar e se conseguiria usar um único para atender todo o prédio.
    Desde já agradeço o apoio.
  • R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    Olá @valencia eu movi sua mensagem para a área correta do fórum.
    De uma forma resumida, o que você pretende fazer não é simples, depende de um bom conhecimento de redes sem fio e também dos equipamentos a serem utilizados, e com certeza não pode ser feito com um único equipamento, independentemente do modelo. Via de regra você irá precisar de 1 a 4 pontos de acesso instalados em cada andar para poder dar cobertura total dentro dos apartamentos. O que irá determinar o número exato é a topologia do prédio, barreiras(paredes), materiais de construção, intereferencia de outras redes sem fio, etc, etc, etc.
  • ThiemannThiemann 304 Pontos
    De saída já usaria um rádio em cada apartamento, é muito provável que um cômodo mais afastado não vá funcionar de forma satisfatória e em se tratando de condomínios residenciais você poderá ter um grande incomodo com os moradores..

A forma de acesso à rede wifi tem que ser pensada para uso dos residentes, digo isso, pois certamente os moradores vão compartilhar senhas com visitantes e pode chegar à um ponto de ficar insustentável para os moradores, gerando novamente reclamações e problemas para você.. Estude bem as formas de hotspot, além do que é fornecido pelo sistema UNIFI..

Outra coisa muito importante é determinar as velocidades dos usuários, para evitar que algum espertinho "sugue" o link e os demais moradores não consigam utilizar..

Em geral, vejo que há necessidade de grande atenção para este tipo de projeto, normalmente é uma clientela que gera alto nível de reclamações e muitas vezes por poucas coisas, se você não quer ter seus vizinhos batendo na sua porta em momentos inoportunos faça um planejamento com calma..
  • ThiemannThiemann 304 Pontos
    Imagino que a instalação física (cabeamento, rádios e switches) desse sistema ficaria em torno de R$500,00 à R$600,00 por apartamento.. Mas ainda teria o serviço de configuração, customização da parte de acesso.. Um link de internet adequado para essa rede, teria que ser bem alto, algo em torno dos 100mbps para ter um acesso "médio" de 2,5mbps por apartamento..

É um projeto bacana, mas é algo que não tem como fazer "meia boca", se não é incomodação na certa.. Talvez (na minha opinião)nesse caso ainda deixaria a conexão particular a cargo de cada morador e talvez pensar algo mais simples em áreas comuns (salão de festa, playground, etc..)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.