Bem-vindo à Comunidade UBNT

Problema com 2.4 omni

vaquerovaquero 26 Pontos

Boa noite a todos do forum.

Gostaria de opinião de voces sobre um problema que estou passando a varios meses. Tenho uma pequena rede, nem chega 50 estaçoes conectadas e estou tendo um problema que nao sei bem como definir.

Tenho uma torre de 42 metros, nela há 2 nanobridge M5, 1 airgrid M2, 1 nanobeam M5, cada um deles fazendo PtP com um ponto diferente, e 1 omini 2.4 com rocket M2 Titaniun e 1 omini 5.8 com rocket M5 normal. Todos os PtPs estao ok, mas os clientes conectados nas ominis estao reclamando direto de lentidao.

Reparei que na tela "Stations" do rocket M2 Titaniun onde mostra "Tx/Rx, Mbps" tem alguma coisa errada, veja a imagem em anexo. Todos os sinais estao bons, aparentemente sem interferencia grosseira, mesmo assim a velocidade fica em 65/6.5 para todos.

Ja reduzi a potencia de transmissao de todos, estao entre 15 e 19dbm, utilizei todos os canais disponiveis em 2.4 e o menos pior foi o 13.

Troquei todos os cabos por blindados da ubiquiti level 1, nobreak, aterramento, antena omini 2.4 da ubiquiti 13dbi com rocket M2 Titanium, antena omini 5.8 ubiquiti 13dbi com rocket M5, todos os clientes que estao conectados nas ominis estao reclamando. Tenho link dedicado de 10 mega e eu o uso aqui conectado diretamente por uma nanobridge que liga a torre com minha casa e nao vejo problema alguma no acesso, mas os clientes das ominis sim.

Mesmo os clientes que estao na rede 5.8 onde o sinal aparentemente nao oscila tambem reclama de lentidao, mesmo para abrir sites leves como facebook ou ler noticias.

Nao sei mais o que fazer, investi uma grana pesada em equipamentos melhores da ubiquiti, nos caso das ominis, e continuo com problemas.

Se algum puder ajudar agradeço.

Comentários

• Olá amigo,

Seja bem-vindo novamente ao fórum em português.

Obrigado por tirar esse tempo para escrever um relato detalhado.

Todos os clientes estão com RX 6,5Mbps. A taxa de modulação dos clientes ficou limitado? Mostra também a aba Wireless e Advanced para o AP e alguns Clientes.

Outra coisa—o espectro disponível na faixa de 2.4GHz é muito limitado, apenas 83MHz, que permite apenas 3 canais não sobre-postas. Embora eu ia recomendar que usasse rádios de 5GHz, deveria varrer o espectro com o airView para determinar qual o melhor entre os canais 1, 6, e, 11 (percebi que está usando o 13).

Mais uma coisa. a antena omni talvez não seja ideal para esse cenário. Pois além de possuir um ganho menor, a diretividade da mesma é bem menos que uma antena setorial (como AM-2G16-90, por exemplo). 

Mas vamos lá com os prints de tela primeiro.

Abraço,

Jamie

• vaquerovaquero 26 Pontos

Boa tarde Jaime,

Obrigado pela resposta rápida.

Sobre mudar para 5.8, ja instalei uma omini da ubiquiti conforme havia dito inicialmente, porem, como minha torre esta numa area rural, notei que o 2.4 "atravessa" melhor as arvores, tendo locais onde fui fazer a instalaçao no cliente e o 5.8 pegou com -78 e no mesmo ponto o 2.4 pegou com -68.

Segue os print das tela.

• 1. A zona de fresnel a 2.4GHz está maior que a de 5GHz. Ou seja, apesar de levar um sinal aparentemente melhor (de -68dBm comparado com -78dBm), a visada e provavelmente ainda mais obstruída agora, que leva problemas na transmissão, reflexões de sinais, multipath, etc. Se eu estivesse em seu lugar, ia colocar antena setorial (em português eu acredito que se chama painel) de 90° ou menos para aumentar o sinal (deveria ficar melhor que -78dBm, sem dúvida) e coloca numa altura que não fica obstruído o sinal pelas árvores.

2. Cadê os prints do cliente? Um ou dois, por exemplo seria melhor (aba Main, Wireless, e Advanced).

3. Já varreu o espectro com o airView?

Jamie, voce diz para eu migrar os clientes do 2.4 para 5.8 e instalar um painel setorial no lugar da omini 5.8?

segue print da tela do radio do cliente

Boa noite Jamie,

Por precaução hoje troquei os pigtails dos rockets, parece que deu uma melhorada.

Mas estou com uma duvida: quando uma estação fica algum tempo sem atividade, a velocidade de Rx é automaticamente reduzida para 6.5?

• Olá Vaquero,

Tem outro Rocket M2 (que não seja da linha Titanium) que poderia trocar, só para comparar?

Att.,

Jamie

Boa tarde Jamie,

Antes de eu colocar o rocket m2 titanium em operação, estava um rocket m2 normal e tambem ocorria o mesmo problema.

Antes estava uma antena omini da hyperlink mimo 2x2, do mesmo porte da antena omini da ubiquiti.

Eu imaginava que poderia ser incompatibilidade do rocket com a antena, por ser de outra marca. Então eu comprei a antena omini da ubiquiti de 13dbi 2.4 e o rocket m2 titanium, porem, eu nao coloquei os pigtails novos, pois apenas o rocket era novo, a omini comprei usada.

Ontem troquei os pigtails do rocket m2 e m5. Apresentou melhoras significativas. Os pigtails estavam com sinais de oxidação e um pó branco na parte interna. Depois que fiz isto, ate agora nao tive problemas. Liguei para alguns clientes que antes reclamavam e agora eles dizem que esta muito boa a internet. Tambem aproveitei e alterei o nível de segurança para WPA2-AES, antes estava sem senha, apenas com o SSID oculto. Veja um print da situação atual.

Obrigado pela atenção Jamie.

• Amigo,

Obrigado por ter relatado o que, aparentemente foi o problema/solução.

Att.,

Jamie

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.