Bem-vindo à Comunidade UBNT

PoE Unifi x Distância

Prezados

Estamos trabalhando num projeto de TI de um hotel com 14 andares que será construido. Vamos utilizar Unifi como solução Wireless para nosso cliente, mas estou com receio quanto ao concentrador das fontes PoE.

Gostaria muito de utilizar um único switch PoE na sala de TI para alimentar todas as Unifi, mas terei distâncias de até 90 metros entre a sala de TI e o último Unifi.

Vamos utilizar UAP-PRO.

Existe alguma restrição de distância quando se trata de PoE Unifi? Serão 45 Unifi, posso utilizar um Switch PoE da Cisco por exempo ou um EdgeSwitch ES-48-750W

Sem mais para o momento, despeço-me agradecendo desde já a atenção prestada.

Atenciosamente,

--

Cláudio Ribeiro

Comentários

• Boa Tarde Claudio - se todas os cabos estão dentro das padrões  CAT5e/CAT6, em termos de distancia, o PoE deve funcionar, sim.

Para 45 x UAP-Pro, o Unifi Switch com 48 portas pode ser ideal para você, mais o EdgeSwitch também serve - se voce esta localizada no Brasil, ainda não esta homologado pelo Anatel eu acho.

O switch Cisco – provavelmente, voce precisa usar um adaptador instant 802.3af

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos

Tem uma pequena confusão aqui que é mais do que normal, vamos lá.

Primeiramente há o "padrão" PoE usado pelos dispositivos normais Ubiquiti(e muitas outras marcas também) que na verdade não é um padrão de fato, ou seja, não existe um órgão que o regulamente. O termo mais preciso para este tipo de PoE é PoE passivo. Os equipamentos ubiquiti normalmente utilizam 24v neste caso, mas há equipamentos da própria ubiquiti que trabalham em 12v e há alguns também que trabalham em 48v, como é o caso do UAP-PRO. Sempre que se utiliza a fonte original que vem com qualquer AP da linha UniFi, você estará usando PoE passivo. Neste caso específico, eu não recomendaria passar de 50 metros de distância entre a fonte e o AP, não que não irá funcionar em distâncias maiores, mas porque, por não haver padrão, não existem testes que possam comprovar ou não o funcionamento correto dos equipamentos. Você comentou que irá ter lances de cabo até o limite possível dos 90 metros, então a melhor solução no seu caso não seria esta, mas esta:

Padrão PoE 802.3af/at, que funciona normalmente entre 44 e 57 volts, este é de fato um padrão, é o que é implementado em todo switch de qualidade como Cisco, HP, Juniper, Dell, Netgear, edge-core e etc, e também denomina-se PoE ativo.

Como você comentou que terá lances de cabo com 90 metros, e também disse que irá utilizar os UAP-PRO, que já vem de fábrica com suporte à esta tecnologia, eu recomendaria que você adquirisse switches neste padrão. O problema é só se você precisar usar modelos não PRO ou AC, pois estes suportam apenas o PoE passivo, não o ativo, e neste caso específico seria necessário usar um conversor, denominado pela Ubiquiti de Instant 802.3af converter para poder alimentar dispositivos que só funcionam com PoE passivo através de um switch que somente atende ao padrão PoE ativo.

Os switches da Ubiquiti EdgeSwitches e os mais recentes UniFi switches(que ainda não estão disponíveis comercialmente) atendem à ambos os padrões, sendo que o administrador pode escolher qual usar, no entanto, não são homologados pela Anatel, e talvez seja difícil ou impossível achar eles aqui pelo Brasil.

Sinceramente, recomendo utilizar switches HP da linhas 1910 ou superiores, ou então de sua marca de preferência, mas que preferencialmente sejam gigabit, e sejam compatíveis com o padrão 802.3af/at.

• Boa tarde!
    estou com um problema parecido, preciso instalar wifi em um condomínio de Alto Padrão são 03 andares, calculei aproximadamente 10 a 12 equipamentos, estou entre o UAP-AC-LR e o UAP-AC-PRO, qual destes dois equipamentos escolher?

Minha dúvida é justamente a repeito a alimentação que será por meio de PoE, peço gentilmente a ajuda de vocês com relação a qual Switch utilizar. 

Possivelmente tará lances de cabo próximo dos 100mt de comprimento.
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    editado novembro 2016
    @silashsouza, neste caso não há muita opção, sai mais barato usar switches e pontos de acesso em conformidade com o padrão 802.3af/at. Os switches podem ser os de sua preferência, já em termos de ponto de acesso, apenas o UAP-AC-PRO suporta este padrão, OK?
  • isolucoes

Gostaria de saber se esse projeto foi implemetado.. e como vc usou o PoE.. outra duvida como é um hotel.. quantos AP usou por andar. 
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    @gstfreitas, isso apenas um site-survey cuidadosamente executado irá revelar, porém como te falei no seu tópico lá, a média de numero de apartamentos por ponto de acesso fica entre 2 e 4, tipicamente, isso considerando paredes sólidas como divisórias. Então para um hotel com 100 apartamentos, a estimativa é que serão necessários de 25 a 50 pontos de acesso.
  • Então, quero deixar minha experiencia, com 99,8 mts de cabo cat6 funcionou perfeitamente UniFi AP-LR que tem fonte POE 24V. Podem fazer que rola tranquilo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.