Bem-vindo à Comunidade UBNT

Como fazer MINRSSI

Caros,



Tenho uma rede UNIFI funcionando perfeitamente com 4 UAPs PRO, 5 UAPs Outdoor, 3 UAPs LR Indoor e 1 UP indoor.



Esto instaladas em um Park Aqutico em ambientes diferentes e para pblicos diferente. A questo  como configurar oMINRSSI para diminuir a utilizao de clientes em pontos de sinal fraco (distantes) que esto prejudicando o desempenho no AP?



L um artigo em ingls e no ficou claro o passo-a-passo para implementar o servio.



Knio Vilela

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos

Ol Knio, voc chegou a ler o artigo da base de conhecimentos? http://community.ubnt.com/t5/UniFi-Configuration-Examples/UniFi-Set-minimum-RSSI-for-clients/ta-p/522637

 bem simples na verdade, basta que voc crie o arquivo chamado "config.properties" em [UniFi base]/data/sites/the_site, aonde [UniFi base] varia de acordo com seu sistema operacional, mas em suma  a pasta aonde esto os arquivos da controladora, e "the_site"  o nome do site que voc quer configurar o recurso MINRSSI.

Criado o arquivo voc popula ele com as informaes necessrias no seguinte formato:

config.minrssi.dc9f22345678.ng=20

Aonde a primeira parte em verde  o nome da funo que voc est usando, e neste caso ser sempre este mesmo nome, j que o que voc est configurando  a funo MINRSSI. A segunda parte em azul  o mac address da interface ethernet do AP que voc deseja configurar, fique atento que este no  o mac da interface wireless, mas sim da interface cabeada,  o mesmo que aparece na janela de configurao deste AP na controladora. Em rosa  a banda do rdio que voc deseja configurar, como voc tem UAP-PROs vai ter que repetir esta configurao neles para poder configurar isso em ambos os rdios. Neste caso para o rdio 2.4G usa-se NG e para o rdio 5G usa-se NA. E por ltimo, em laranja,  o valor do RSSI que voc quer configurar.

 bem simples, no fim voc ter um documento com uma linha para cada rdio que voc possui na sua rede, ou no, se quiser omitir qualquer deles e ussar MINRSSI somente em alguns, no h problemas.

Feche o arquivo e depois para aplicar as configuraes voc precisa reprovisionar os APs envolvidos, e como no h maneira de fazer isso de forma direta, voc pode habilitar e desabilitar o guest portal, por exemplo, isso ir forar o reprovisionamento de todos os APs naquele determinado site.

• Ol Amigo...



Obrigado mais uma vez...sempre nos ajudando aqui no frum.





- Devo criar o arquivo com o nomeconfig.properties no bloco de notas e edit-lo com as informaes?

- Devo colocar o arquivo na pasta[UniFi base]/data/sites/? Ou devo criar outra pasta com outro nome para depois colocar o arquivo l dentro?

- O valor em laranja trata-se do porcentagem da qualidade do sinal observador no controller das Unifis?



Grato.



Knio Vilela

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos

keniovilela wrote:

Ol Amigo...

Obrigado mais uma vez...sempre nos ajudando aqui no frum.

- Devo criar o arquivo com o nome config.properties no bloco de notas e edit-lo com as informaes?

- Devo colocar o arquivo na pasta  [UniFi base]/data/sites/? Ou devo criar outra pasta com outro nome para depois colocar o arquivo l dentro?

- O valor em laranja trata-se do porcentagem da qualidade do sinal observador no controller das Unifis?

Grato.

Knio Vilela

Bom, como voc citou bloco de notas, creio que esteja usando a controladora instalada em ambiente windows, correto? Neste caso o arquivo deve ser criado dentro da pasta do site que voc quer configurar, se voc possuir apenas um site, este  denominado 'default" ento o caminho seria [UniFi base]/data/sites/default

Se o site tivesse o nome "empresa1", ento o caminho seria [UniFi base]/data/sites/empresa1 e assim por diante.

Imaginei que voc tivesse dvida referente ao valor, isso  comum. A Ubiquiti define RSSI como sendo igual ao SNR, ou seja, a diferena entre o sinal que o cliente recebe, e o noise floor(interferencia) naquele determinado canal.

Por exemplo, se o sinal que um cliente recebe for de -70dBm, e o noise floor naquele canal for de -90dBm, a diferena destes d 20dBm, e este  o RSSI. De uma forma geral uma conexo de boa qualidade  obtida com um RSSI de 20 ou +, e abaixo de 5 basicamente no h como sustentar uma conexo. O mnimo que eu recomendaria  15 para manter um mnimo de qualidade, no recomendo ir abaixo disso.

Para verificar o noise floor em cada local, conecte-se por SSH em qualquer AP e use o seguinte comando:

iwconfig

Note que isso  o que define a qualidade da conexo que um cliente ter, e no simplesmente o sinal que ele recebe de um determinado AP. Se houver muita interferncia, a comunicao pode ser impossvel(ou bastante deteriorada), mesmo que o cliente perceba um sinal forte do ponto de acesso.

• Bom dia!



Meu arquivo ficou assim:

##RESTAURANTE EXTERNO##
    config.minrssi.dc9fdb92bed8.ng=20

##UNIFI CAFE##
    config.minrssi.dc9fdb92bfb2.ng=20

##PORTARIA##
    config.minrssi.24a43c4ccfdb.ng=20

##RECEPCAO##
    config.minrssi.0027220a45bb.ng=20

##JUNGLE PALCO##
    config.minrssi.24a43c02f6b7.ng=20
    config.minrssi.24a43c02f6b7.na=20

##JUNGLE CENTRO##
    config.minrssi.24a43c02f69d.ng=20
    config.minrssi.24a43c02f69d.na=20

##JUNGLE BANHEIRO##
    config.minrssi.24a43c02e639.ng=20
    config.minrssi.24a43c02e639.na=20



 isso mesmo?



Os MACs so das placas cabedas dos UAPs.



Grato.

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos

Seria isso mesmo. Mas note que voc no  obrigado a usar um RSSI igual a 20, pois isso pode ser ajustado para cada rdio, 20  s uma recomendao por alto, e serve para clulas mdias a pequenas, voc no vai conseguir cobrir uma distncia longa com um modelo outdoor por exemplo usando RSSI 20, pois a perda no ar  considervel, e da mesma forma ocorre nos locais internos, aps uma parede de tijolos, adeus conexo.

Eu uso valores entre 15 e 35, dependendo do tamanho da clula que eu quero, da carga em cada rdio e tambm da agressividade de roaming, tudo isso tem que ser levado em considerao, mas para ter uma idia melhor de qual nmero utilizar, pegue um AP especfico, conecte-se  ele por SSH e use o seguinte comando:

stamgr -a

Esse comando mostra o RSSI de cada cliente que estiver conectado quele AP  cada segundo, junto com uma montanha de outras informaes relevantes. D uma fuada nesta ferramenta que voc vai utiliz-la bastante.

• Senhores estou com dificuldade para ativar este recurso, segui a risca as dicas postadas aqui. estou usando win server.



Porem vejo que nos meus aps o processo stamgr no mostra os valores configurados no arquivo.



fica somente:



/bin/stamgr -i 1



deveria ficar assim:

##Check processes##
    ps
    830 ubnt   1568 S  /bin/stamgr -i 1 -b ng 20 -b na 20 -n 0
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos

jaderjvr wrote:

Senhores estou com dificuldade para ativar este recurso, segui a risca as dicas postadas aqui. estou usando win server.

Porem vejo que nos meus aps o processo stamgr no mostra os valores configurados no arquivo.

fica somente:

/bin/stamgr -i 1 

deveria ficar assim:

##Check processes##
    ps
    830 ubnt      1568 S    /bin/stamgr -i 1 -b ng 20 -b na 20 -n 0

Voc colocou o arquivo config.properties no local correto, dentro do site que voc quer configurar?

Como est a sintaxe neste arquivo?

Voc forou o reprovisionamento dos APs envolvidos aps modificar o config.properties?

• R4V3Robrigado por ajudar.



o local do config  este

C:\Users\Administrador\Ubiquiti UniFi\data\sites\default



no controler o site  o default tambem.



Apos alterar o aquivo, ativei e desativei o guest portal.

todos aps reprovisionaram.



troquei o mac com letras minusculas e maiusculas, estou usando o mac que aparece no controler.



mesmo assim no deu certo.



S uma observao estou usando controler na nuvem, e no local dos aps tenho NAT para sair na internet.



• Vale a pena verificar que o arquivo config.properties nao tem extensao .txt no final. Para Windows, voce pode usar notepad para criar o arquivo. 

Eu tinha o mesmo problema na semana pasada usando Linux e nano para fazer o arquivo - deve ser feito com vi - nao sei porque! 

Pode ser isso?

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos

NAT no seria um problema, se os APs reprovisionam corretamente tudo tem que funcionar. 

S no entendi o que voc quis dizer com trocar maiusculas e minusculas no mac address, Neste caso use sempre letras minsculas, e tambm verifique se o mac address que est utilizando  o da interface cabeada, que  o que aparece na controladora.

Tambm verifique se o arquivo config.properties ficou neste estilo:

config.minrssi.dc9fdb700488.ng=25
    config.minrssi.dc9fdb700488.na=25

Sendo ng para banda 2.4G e na para banda 5G.

Outra coisa  verificar a extenso do arquivo, j que voc usa windows, verifique se a extenso no est oculta, sendo na verdade um arquivo .txt. O nome do arquivo tem que ser config.properties somente.

• Tambm, quando voc entra o endereo MAC no config.properties, deve ser sem : ou -

Nao dar para copia/colar direto da antena ou do contorladora

eg:

config.minrssi.002722F215e4.ng=30
    config.minrssi.DC9fdbf2ed34.ng=30
    config.minrssi.002722B48935.ng=30

• confirmei o nome do arquive esta certo, no tem extenso.



o conteudo do arquivo



config.minrssi.24a43c503d43.ng=40
    config.minrssi.24a43c503d43.na=40
    config.minrssi.24a43c503cc2.ng=40
    config.minrssi.24a43c503cc2.na=40
    config.minrssi.24a43c503bab.ng=40
    config.minrssi.24a43c503bab.na=40



coloquei 40 apenas para teste...depois vou baixar para 30...quando funcionar...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.