Bem-vindo à Comunidade UBNT

UAP Não aparece na Controladora para ser Adotada

Olá amigos!

Utilizo o Unifi Controller (versão 5.2.9) num hardware físico com Windows 2012 Server R2 para gerenciamento das APs. A versão do firmware dos UAP atual é 3.7.21.5389. Esse servidor está conectado em um switch que tem Vlans. O gateway desse servidor é um Mikrotik que também é o HotSpot da rede WIFI e gateway. Nas minhas APs, eu coloquei IP manual e tudo está funcionando atualmente.

Porém, ao tentar instalar uma nova antena UAP-LR (modelo antigo), ela não aparece na Controladora para ser adotada. Existem Vlans entre alguns switches, e os trunks estão configurados corretamente. O que pode ser pessoal??

Meu cenário:
IP: Mikrotik 172.19.1.1     mask /16 (gateway e HotSpot)
IP: Win2021  172.19.1.3  mask /16
APs: 172.19.0.x               mask /16

Eu já tentei configurar algum IP manual (ex. 172.19.0.50) acessando via SSH o UAP pra verificar se minha Controladora "enxerga", porém após reiniciar, perde as configurações e retorna para o IP 192.168.1.20 (de fábrica).

Como devo proceder?

Toda ajuda sem bem-vinda!

Desde já grato.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1379 Pontos
    Se o AP está recebendo o IP de fallback (192.168.0.20), então é indicativo de que há algum problema na rede que impede o servidor DHCP de entregar um endereço para ele, qualquer que seja a razão. Até que esse problema seja resolvido, você não poderá fazer a adoção do equipamento na controladora, já que o processo para configurar um IP estático no AP depende da adoção prévia para que seja possível provisioná-lo com novas configurações (1). Todas as configurações aplicadas manualmente no AP via CLI não são persistentes e serão perdidas no processo de boot. 

(1) https://forum-pt.ui.com/discussion/comment/1292657/#Comment_1292657
    thiagounifi
  • UI-Samuel disse:
    Se o AP está recebendo o IP de fallback (192.168.0.20), então é indicativo de que há algum problema na rede que impede o servidor DHCP de entregar um endereço para ele, qualquer que seja a razão. Até que esse problema seja resolvido, você não poderá fazer a adoção do equipamento na controladora, já que o processo para configurar um IP estático no AP depende da adoção prévia para que seja possível provisioná-lo com novas configurações (1). Todas as configurações aplicadas manualmente no AP via CLI não são persistentes e serão perdidas no processo de boot. 

(1) https://forum-pt.ui.com/discussion/comment/1292657/#Comment

Bom dia Samuel! Obrigado pelas explicações. Bom, para tentar me certificar que não é nenhum problema local na rede, estou pensando em instalar temporariamente mais uma placa de rede (USB) no servidor da Controladora com IP na faixa 192.168.1.10, conectar essa UAP diretamente nele e tentar realizar o processo de adoção. Segue meu esquema em anexo para melhor entendimento. Você acha que isso pode funcionar?? 
    A máquina que hospeda a controladora não deveria ter mais do que uma interface de rede ativa, já que isso pode causar problemas na operação cliente/servidor. 

Ainda que isolar controladora e AP seja uma boa estratégia para ajudar a identificar a causa, não será a solução definitiva do seu problema. 
  • thiagounifithiagounifi 9 Pontos
    editado outubro 27
    Samuel, hoje pela manhã, eu consegui através do DHCP do Mikrotik identificar o IP que essa nova UAP pegou na faixa 172.19.4.68 e isso me deixou animado. Consegui acessar ela por SSH. Depois fiz o procedimento:
    # mca-cli 
    # set-inform http://172.19.1.3:8080/inform

Mas quando verifico na Controladora, mesmo assim, ela não apareceu para ser adotada! Já desabilitei o firewall no Win2012. Eu consigo pingar de dentro dela para a Controladora sem problemas.

Será que pode ser a versão da Controladora que está muito antiga? (5.2.9)
    No comando info na UAP, notei também que ela é versão 2 diferente das demais.

BZ.v3.7.19# info

Model:       UAP-LRv2
    Version:     3.7.19.5372
    MAC Address: f0:9f:c2:8e:61:25
    IP Address:  172.19.4.68
    editado outubro 27
    Essa controladora é muito antiga e de qualquer forma trará problemas futuros com os novos modelos de APs, então a recomendação é atualizar. Lembrando que a partir da versão 5.10+ da aplicação UniFi Network, os APs e switches devem ter pelo menos o firmware 4.0.9. Certifique-se de que a máquina que hospeda a controladora não nao tenha firewall automático fazendo o bloqueio da porta 8080/TCP. 
  • Olá Samuel, boa tarde!

Eu atualizei a versão da controladora para 5.6.42. Após restaurar o backup e iniciar, a antena foi reconhecida para ser adotada. Obrigado pela ajuda e informações. Pode fechar o tópico!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.