Bem-vindo à Comunidade UBNT

Unifi fazendo uplink estando cabeado pode ?

iratiirati 0 Pontos
editado agosto 12 em UniFi Wireless
Olá pessoal, estou com algo estranho na rede,  percebi que tem um aparelho insistindo em fazer uplink com outro próximo mas minha rede está 100% cabeada nos APs, fui até o conector do cabo em questão fazer testes, e pelo visto está 100%, tirei  a POE ,  conectei um notebook no cabo e foi que é uma beleza up e down estão nivelados, não apresentou falhas aparentemente, mas tbm não refiz as ponteiras .  Obs: Neste cabo a fonte POE está a 35 metros do aparelho, mas é um cat6 sem interferência até onde eu saiba.

Para quem já passou por isso,  e puder responder a 2  perguntas simples mas que está me deixando um pouco confuso.. Existe a possibilidade do AP optar que é melhor fazer uplink  percebendo que o cabo pudesse estar com menos performance que estando pelo WIFI? , tem alguma opção para forçar a conexão só por cabo? pois o enable mesh está desativado  e continua o uplink. Vou tentar mandar 2 fotos aqui para facilitar a visualização do erro.
Então quem puder ajudar agradeço mas peço que de forma humilde e tendo ciência que estamos sempre aprendendo, essa pode ser uma dúvida besta para muitos que estão há mais de 10 anos com unifi, mas para quem tem só  poucos anos é mais complicado,  as vezes tem respostas em outros fóruns ou até mesmo aqui, como se estivessem culpando quem escreveu por não saber, enfim estamos todos evoluindo sempre. Abração

Rotulado:

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1379 Pontos
    Se o AP está fazendo o uplink wireless é porque o uplink cabeado está falhando, seja problema no cabo, no terminal, no injetor, na porta do switch, etc. Faça testes com esse AP em outro ponto de rede, preferencialmente em bancada usando patch-cords certificados. 
    editado julho 31
    Pela sua primeira imagem está confirmado que o AP está usando o uplink cabeado e não existe problema nenhum. Você tem apenas um problema de representação do mapa da topologia, provavelmente porque esses APs estão ligados em switches não-UniFi. O uso de switches UniFi é pré-requisito para esse recurso funcionar satisfatoriamente e qualquer switch não-UniFi pode impactar no não funcionamento correto do mapa.
  • iratiirati 0 Pontos
    Olá, obrigado pela resposta, Realmente ali não é Switch Unifi, mas não entendo qual a lógica somente desse  dar o erro de apresentação? Existe algum atributo responsável, fora claro não usar o USW? ou o erro de apresentação no mapa quando  não usado o Switch é aleatório pode acontecer com qualquer um?  Pode que tenha a ver com distancia do cabo?  Pois esse AP é o que está mais distante de todos, o que mais utilizou cabo.  Fora comprar um USW tem alguma dica para tentar fazer a apresentação no mapa aparecer certa?  Trazer a POE mais perto do AP, refazer os conectores quem sabe resolveria ou só com testes para saber?
    O uso de switches UniFi é pré-requisito para esse recurso funcionar integralmente.
  • iratiirati 0 Pontos
    Entendi, mas essa semana terminou de estragar o que já estava ruim. Deletei o mapa, e coloquei para atualizar, mas agora sumiu e não volta nem a apresentação errada que estava,  Tem alguma forma de voltar pelo menos ao que estava? Vi que no configurações existe o recurso de ativar por API FLOORPLAN SETTINGS, ajudaria em algo?
  • iratiirati 0 Pontos
    Alguém consegue ajudar, em encontrar alguma forma de fazer aparecer o mapa, mesmo que um pouco fora igual estava? Por ali eu conseguia controlar de forma rápida quem estava em qual Aparelho, como falei acima, sumiu ao deletar um dos aparelhos e não voltou mais,, já apareceu 2 atualizações depois do ocorrido e não voltou mesmo assim, existe alguma linha de comando para editar, sei lá, para eu não ter que resetar aos padrões de fábrica e eu perder os vouchers e tudo mais,, aguardo
  • iratiirati 0 Pontos
    Olá respondendo a minha própria dúvida anterior, quase cheguei a um bom resultado, Infelizmente a dica mais segura é,, se vc não está usando switch da marca , o melhor a fazer se estiver aparecendo no mapa na topo, seu aparelhos, deixe como está e não coloque em redefinir nem nada..  pode acabar como eu, que depois que deletei um aparelho no mapa,  o resto caiu e nunca mais voltou, sendo que preciso muito dessa função. , Então,  Após dar um forget nos aparelhos, Isto mesmo, coloquei para esquecer todos, e readotei , logo vi que voltou o mapa, mas durou 1 dia,  por um curto período ,  não entendi porque  logo desapareceu.  Mas estamos quase chegando lá, se eu conseguir algo que resolva, volto para avisar. Até breve.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.