Bem-vindo à Comunidade UBNT

Conectando em AP errado, ( fazer Ap prioritário

Olá pessoal essa vai para os com experiência neste problema e possam me ajudar.. Tenho 5  UAP Pro.  sendo um deles em uma área crítica, mas sou obrigado a deixar ele neste lugar mesmo.
Ele está no meio de 2 AP 100% que estão  a 20 metros cada um. 
Habilitei Minimum RSSI  neste AP para -74bd , transmissão no mínimo,  onde teoricamente só os dispositivos que estão na sala ou bem por perto deveriam se conectar com ele, ,mas vários dispositivos longe tentam conexão e o AP derruba com restrição, o problema é que cai a reunião.. teria alguma forma de colocar o AP X  como prioridade? ou alguma outra forma que não estou lembrando?  Até logo

Comentários

• CarlosBCarlosB 52 Pontos
    Pelo seu relato, parece que a cobertura não está bem dimensionada e os outros APs também precisam de uma revisão nas configurações, ou no projeto como um todo!

O ideal é fazer um Site Survey, assim poderá ver a cobertura de cada AP e resolver o problema de acordo.

Dito isso, uma forma de você 'forçar' a conexão em determinado AP seria criar um SSID exclusivo, que pode ou não ser viável...

• iratiirati 0 Pontos
    UI-Samuel disse:
    Olá Samuel, vi o artigo, pois é, é bem por aí mesmo, cada dia será a demanda por mais células em menores espaços. Uma vez vi um comentário seu que o mesh estava em desuso, sabe qual a tecnologia atual está ajudando para essa troca de roaming em substituição ao mesh?   
  • iratiirati 0 Pontos
    CarlosB disse:
    Pelo seu relato, parece que a cobertura não está bem dimensionada e os outros APs também precisam de uma revisão nas configurações, ou no projeto como um todo!

O ideal é fazer um Site Survey, assim poderá ver a cobertura de cada AP e resolver o problema de acordo.

Dito isso, uma forma de você 'forçar' a conexão em determinado AP seria criar um SSID exclusivo, que pode ou não ser viável...

Agradeço muito a intenção de dar uma força, mas como mencionei,  a rede no conjunto está muito bem, no mapeamento, está cobrindo muito bem todas a as áreas apenas esse pequeno entrave de alguns dispositivos aleatórios  que ao buscar esse segundo AP por alguma razão na hora de troca ( tentativa de troca) de AP acaba atrasando 2 segundos na reconexão, mas neste caso específico não posso ter margem de erro a reunião não pode cortar.  Aquela região onde está o AP, é complicada, muito zinco, reservatório de d'água metalizada, e campo eletromagnético,  o desafio é grande, :)  ,Enfim, a outra ideia do SSID exclusivo sem chance, pois está com alguns obstáculos logísticos para isso precisa ser SSID uniforme e único, Como falei o controle RSSI já está no mínimo e valor abaixo de -70 de limite de  restrição prejudica mais o roaming ao invés de ajudar, aí basta alguém guardar o celular no bolso que a conexão pula. Mas agradeço a ajuda, se mais alguém lembrar algo, agradeço. Abraço
  • UI-SamuelUI-Samuel 1316 Pontos
    A tecnologia Mesh não está em desuso, ela apenas tem aplicações específicas para aquelas demandas em que é realmente inviável a passagem de cabos até os APs. Talvez você esteja confundindo os conceitos de Mesh e Roaming, então vale a pena acompanhar o vídeo que vou embutir no próximo comentário para não ficar nenhuma dúvida. 

irati
  • iratiirati 0 Pontos
    Sim, isso mesmo.. mas obrigado pelo vídeo, aproveitando  tenho uma outra dúvida vi que nas versões novas da controladora o  ativar mesh está em baixo do 5ghz,  ativando a função, vai servir para ambas frequências ? ou os unifi modernos não fazem  mesh com 2.4ghz por isso está só ativado para 5ghz, Mais uma questão,, mesmo cabeado, se o algoritmo da controladora escolher que o mesh é mais conveniente tendo um problema de cabeamento pro exemplo, pode acontecer?,, ou por regra, se tem cabo o mesh está inativo  pois esses dias vi no MAPA que 2 aparelhos distantes estavam se comunicando entre si,, aí deduzi que era o mesh trabalhando.
  • iratiirati 0 Pontos
    UI-Samuel disse:
    Estive aqui pensando, veja se consegue me entender. por exemplo:  tem como proibir um celular de acessar  somente o unifi  X  em questão?  e  resto da rede que funcione normal os acessos? pois até agora que eu saiba se bloquear um dispositivo,, bloqueia pra rede toda o que quero é bloquear só em um aparelho unifi  a entrada desse dispositivo
    1) O uplink cabeado sempre será preferido e usado quando disponível, ficando o wireless uplink como segunda opção.

2) Todos os atuais APs dual-band usam o rádio de 5GHz para tráfego de controle no backhaul, logo a comunicação entre eles acontece nessa banda e não há nenhuma necessidade dela ocorrer nas duas bandas. Os APs se organizam entre eles em 5 GHz e servem clientes em ambas as bandas no Mesh da solução UniFi. 

3) Não tem como você impedir um cliente em um único AP porque o filtro é por SSID. O contorno seria ter um SSID diferente vinculado com outro grupo de APs, sem esse AP que você não quer o cliente conectado. No próximo comentário vou embutir um vídeo sobre configuração de grupos de APs no UniFi. 

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.