Bem-vindo à Comunidade UBNT

Recomendação de Equipamento

Boa tarde.

Estou com uma solicitação de um cliente para criar uma rede wi-fi para os coletores de dados. O cliente possui um terminal de containers.
O layout do terminal esta abaixo. Os blocos de empilhamento serão no máximo de 5 containers de altura, o que é aproximadamente 14,5m.

Em uma das laterais tem um poste de iluminação de pouco mais de 20m. Os demais pontos, são alguns galpões que o pé direito chega a uns 7 metros de altura, todos interligados via fibra optica,. E em cada galpão, penso em instalar um mastro para fixar as antenas de 4 a 5 metros.

Porém a minha dúvida, qual equipamento utilizar. Pensei em utilizar o Unifi AC M Pro(UAP-AC-M-PRO-BR). Este equipamento seria o ideal para esta instalação? O ambiente é externo, os rádios focariam no sol lá tem muita poeira.

Agradeço a colaboração.

Obrigado.
Rotulado:

Comentários

• CarlosBCarlosB 52 Pontos
    editado julho 20
    Primeira coisa que deve fazer é conhecer as capacidades de cada modelo de coletor que será usado e os requisitos do sistema em que se conectam, se for o caso.

Depois, conheça a dinâmica do local: onde os coletores serão utilizados; como os containers são movimentados; tráfego de caminhões; onde será possível instalar os APs; outros obstáculos; se a rede será exclusiva para os coletores etc.

Só com essas informações será possível dimensionar corretamente a rede Wi-Fi. Sem esses dados, estará no campo da 'adivinhação'...

De qualquer maneira, devido ao comprimento dos corredores, eu cogitaria usar também a antena UMA-D.
    francisco.santana
  • CarlosB disse:
    Primeira coisa que deve fazer é conhecer as capacidades de cada modelo de coletor que será usado e os requisitos do sistema em que se conectam, se for o caso.

Depois, conheça a dinâmica do local: onde os coletores serão utilizados; como os containers são movimentados; tráfego de caminhões; onde será possível instalar os APs; outros obstáculos; se a rede será exclusiva para os coletores etc.

Só com essas informações será possível dimensionar corretamente a rede Wi-Fi. Sem esses dados, estará no campo da 'adivinhação'...

De qualquer maneira, devido ao comprimento dos corredores, eu cogitaria usar também a antena UMA-D.

Bom dia Carlos, tudo bem. Agradeço a sua colaboração.

Ao que apontou, descrevo que, o layout do pátio, segundo o cliente, será fixo igual ao da planta. O empilhamento dos contêineres serão de 4 de alto, aproximadamente  12m de altura, confirmei com ele. Em cada galpão, irei utilizar tubos galvanizados de 6mts de 1"1/2 e será estaiado nas laterais do galpão para fixar os rádios. Acredito que com esta solução, irei minimizar a área de sombra.

Mas ainda tenho uma dúvida quanto ao ângulo de posicionamento da antena na haste. Estes rádios, teriam quantos graus de abertura?
    Não sei se ficará claro o que perguntei, mas envio a imagem abaixo para esclarecer.

A questão é se posso fixar rente a haste tubular, ou se tenho que fazer um pequeno ângulo vertical na haste para enviar o sinal o mais para "baixo" o possível?

Obrigado a todos pelas respostas.
  • UI-SamuelUI-Samuel 1316 Pontos
    Você está misturando a aplicação de rádios airMAX que devem ser usados em links PTP/PTMP de longa distância vs APs UniFi que devem ser usados em reles locais (WLAN). 

Esse modelo específico de antena da figura é para o acoplamento simultâneo de 3 rádios airMAX independentes e não deve ser usado para prover Wi-Fi local. Essa antena tem abertura de 90 graus e cria 3 setores de 30 graus por rádio airMAX nela acoplado. Não é o produto adequado para atender clientes terminais (WLAN). 

A antena direcional do portfólio UniFi recomendada para uso casado com o UAP-AC-M é a UMA-D que explico no vídeo que vou embutir no próximo comentário. 

francisco.santana
  • Boa tarde Samuel.

Entendi.

Irei prosseguir com  a compra dos UAP-AC-M-PRO.

Mais uma dúvida, é possível configurar os AP's UAP-AC-M-PRO-BR com failover? Por exemplo, faço a instalação de 5 ap's via cabo de rede e criou uma rede mesh entre eles para que em caso de um switch falhar, tenho um failover com a rede mesh?

No aguardo

Sim, esse é o comportamento padrão da solução UniFi com o recurso Wireless Uplink (Mesh) habilitado. Sempre que o uplink cabeado for perdido, o AP tenta fazer o uplink wireless através de outro AP próximo. É claro que sempre deve existir pelo menos um AP raíz que tenha saída para a infraestrutura cabeada. Se todos os APs estiverem ligados no mesmo switch, então esse switch se torna o ponto central de falha e elimina o efeito prático da malha em caso de falha nele. Nesse caso você terá proteção apenas contra falhas isoladas de links cabeados nos APs. 

Wireless Uplink: Como Montar Uma Rede WiFi Mesh em Locais de Difícil Passagem de Cabos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.