Bem-vindo à Comunidade UBNT

[RESOLVIDO - com gambiarra] - Nao consigo navegar na Net com IPv6 no EdgeRouter X-SFP

editado abril 5 em EdgeMAX
Pessoal.......
Sou um mero usuario residencial e utilizo o EdgeRouter X-SFP para uso domestico.

Já segui inúmeros tutoriais, fóruns, youtube, etc e até o momento nao consegui fazer este roteador funcionar com IPv6.

O máximo que consegui foi via CLI do Edge pingar no IPv6, mas o PC ligado na eth1 - nem nenhuma outra porta - consegue o IPv6.

Minha Internet é da Vivo e uso o prefixo /64

Comentários

• UI-Samuel disse:

Obrigado pelo retorno......
    Segui os passo do link indicado - mesmo fazendo algumas modificações - e nao obtive sucesso....
    Somente com os comando abaixo que consigo pingar via CLI no IPv6 e obter IPv6 no PC (eu acho), porem no PC nao consigo pingar no IPv6 e o site https://ipv6-test.com indica que nao estou usando IPv6. Nas propriedades da Placa de Rede do Windows informa IPv6 Sem Acesso a Rede......

Dá uma luz.......

set system offload hwnat disable
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd rapid-commit disable
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd prefix-only

set interfaces ethernet eth0 ipv6 address autoconf
    set interfaces ethernet eth0 ipv6 dup-addr-detect-transmits 1
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd prefix-only

set interfaces switch switch0 address AAAA:BBBB:CCCC:DD00::1/64
    set interfaces switch switch0 ipv6 dup-addr-detect-transmits 1
    set interfaces switch switch0 ipv6 router-advert prefix ::/64
    set interfaces switch switch0 ipv6 router-advert managed-flag true

• editado abril 5
    Usando um armengue / gambiarra, consegui resolver meu problema. Não era o que eu desejava, mas para o meu caso é o que o EdgeRouter X-SFP tem para me oferecer. Pesquisei por dias e mais dias e mais dias para solucionar esta complicação.

No diagrama abaixo o esquema da minha rede:

Como é fundamental que o telefone VoIP funcione, mantive o DHCP do Modem da Vivo, ao invés de utiliza-lo em Bridge – prefiro mantê-lo assim.

1 – Recomendo Reset de fabrica no EdgeRouter. Ou mantém o botão Reset pressionado por 35 segundos ou, a depender da versão do firmware, usar Factory Reset no menu inferior System

2 – No Wizard do EdgeRouter, escolher a opção BASIC SETUP. Marcar os checkbox's:
    - Enable the default firewall
    - Enable the default IPv6 firewall
    - Enable DHCPv6 Prefix Delegation

E de acordo com a operadora (ISP), escolher o Prefix Length correto (Vivo Fibra = /64).

3 – adicionar as linhas de comando (CLI do EdgeRouter ou PuTTY):
    set interfaces ethernet eth0 ipv6 address autoconf
    set interfaces switch switch0 address xxxx:xxx:xxxx:xxxx::1/64
    set interfaces switch switch0 ipv6 router-advert prefix ::/64
    - a 1ª configuração permite, via CLI ou PuTTY, pingar em IPv6
    - a 2ª e 3ª configuração fará com que o os dispositivos ligados no EdgeRouter fiquem com Ipv6

OBS: atentar que o “X” da 2ª configuração deverá ser obtido no modem ou com o provedor ou pesquisando na Internet - Prefixo do IPv6 da operadora (no caso da Vivo, além do modem encontrei algo em https://tools.tracemyip.org/search--isp/vivo)

exemplo da configuração do modem MitraStar GPT-2741

4 – para que possamos navegar com IPv6, será necessario a gambiarra abaixo – obtida no site
    https://www.reddit.com/r/Ubiquiti/comments/gehazp/how_to_ipv6_on_edgerouter_x_and_probably_others/

4.1 - Usando o protocolo de acesso SCP por meio do software WinSCP, acesse o EdgeRouter e ponha o arquivo ndppd (2,45Mb) e ndppd.conf na pasta /home/ubnt/
    4.2 – Ponha os arquivos:
    ipv6.sh em /config/scripts/post-config.d/
    daemon.sh em /config/scripts/

No CLI ou PuTTY, dê os comandos abaixo (sugiro um de cada vez):
    sudo chmod 755 /config/scripts/post-config.d/ipv6.sh
    sudo chmod 755 /config/scripts/daemon.sh
    sudo chmod 755 /home/ubnt/ndppd

Os arquivos estao em:

6 - Reinicie o EdgeRouter e teste se está funcionando....
    - OU através do site https://test-ipv6.com/
    - OU através do Prompt do Windows com o comando
    ping -6 -t google.com
    (use CTRL + C para interromper o ping)

Eis o resumo da configuração da minha Interface:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.