Bem-vindo à Comunidade UBNT

Teste Rápido de Ativação LTU

LTU é uma tecnologia revolucionária desenvolvida pela Ubiquiti, tecnologia essa que permite o provedor de internet a rádio entregar velocidades de fibra óptica utilizando frequências não licenciadas de 5GHz. 

Nesse post traduzido da comunidade global, podemos conferir uma pequena prévia da real capacidade da tecnologia LTU. 

Teste Rápido de Ativação LTU

Iniciamos um novo empreendimento com fibra e do outro lado da rua, haviam muitas casas.

Algumas pessoas estavam se mudando e precisavam de internet rapidamente, pois estavam trabalhando em casa durante a pandemia do COVID. Eles estavam dispostos a assinar planos de 15 Mbps por US $70,00 ou 50 Mbps por US $200,00 com o concorrente. Tivemos que montar nossa estrutura rapidamente, pois não tínhamos rede pronta naquela região. Decidimos então que seria um bom local para um primeiro teste com LTU.

Optamos por uma mini setorial de 90⁰ da UBNT e começamos a ativar os clientes. Nenhuma das casas ficava muito longe e tínhamos algumas LTU-Pros (originalmente chamadas de LTU-LR quando os compramos na loja beta).

No primeiro dia, ativamos 5 clientes na operação "Force Broadband Beta", que significava que havia apenas um único preço e opção de velocidade: ilimitada. Queríamos ver o funcionamento dos equipamentos fazendo com que nossos clientes tentassem estressá-los o máximo possível. Queríamos obter estatísticas decentes com um pequeno número de clientes e em seguida, aumentar o número de pessoas por AP para ver como isso afetou a experiência dos primeiros assinantes. Como você pode ver, o painel de 90⁰ não está se saindo muito bem, pois os clientes das periferias estão com taxas de modulação muito mais baixas. A próxima atualização será instalar antenas simétricas do tipo Horn da RF Elements.

Estamos usando canais de 50 Mhz, proporção do frame de 75 Down / 25 Up e duração de 2ms. No momento, não ativamos o recurso Frequency Split, no entanto, estou muito animado para usá-lo em outros locais. Acima está a capacidade dos rádios em 75 Down / 25 Up (ambos modulando em 10x). Velocidades de 448Mbps de download por 126Mbps upload são incríveis para 5 GHz. Já faz um bom tempo que trabalhamos com airMAX AC e estou acostumado com meus rádios reportando 330 Mbps, atingindo um pouco menos 200Mbps de throughput real, isso utilizando o modo Flexible (New). Estou acostumado com os rádios mentindo para mim, logo não esperava algo muito diferente nesses equipamentos.

Com certeza os testes de velocidade integrados estavam mostrando resultados muito abaixo do que os rádios estimavam como capacidade de transferência. Ubiquiti, você deve investigar o que está causando isso e consertar, ou deve-se colocar um aviso de isenção de responsabilidade para que as pessoas saibam o máximo que os testes serão capazes de mostrar. Ao testarmos a velocidade no local do cliente, vimos uma história muito diferente:

Localmente no cliente, vimos algumas velocidades incríveis. No momento havia apenas 5 clientes no AP e o uso provavelmente era mínimo, mas poder ver esse tipo de velocidade na CPE é absolutamente incrível. Lembre-se de que nosso "concorrente" está vendendo planos de 15, 25 e 50 Mbps. Nossos planos mais baixos nesta área com airMAX eram 30 Mbps. À medida que implementamos mais equipamentos LTU, nossa oferta de planos mais baixos estará entre 50 e 100 Mbps. Os clientes que estão modulando apenas em 6x neste AP, ainda estão testando bem acima de 200 Mbps.

Estamos muito entusiasmados para que mais destes equipamentos sejam implantados. Nossas conclusões desse projeto teste são:

1 - É preciso usar uma boa antena no lado do AP. A setorial da UBNT de US$80 não é uma boa escolha. Antenas Cornetas assimétricas da RF Elements ou, para curto alcance Cornetas simétricas proporcionarão uma experiência realmente boa.

2 - A intensidade do sinal precisa ser bastante forte se você quiser atingir velocidades realmente altas. -60 é o sinal MÍNIMO que iremos instalar com LTU. -55 é o alvo e qualquer coisa maior do que isso será ainda melhor. O LTU-LR (atualmente o LTU-PRO), é um ótimo dispositivo pelo preço, mas sua antena é muito pequena. A Ubiquiti realmente precisa trazer de volta um dispositivo OMT conectorizado, para que possamos anexar uma antena de maior ganho se comparado com a do LTU-LR. Eu estimaria no máximo 2 milhas (3.2km) com o LTU-LR se você quiser ter alguma esperança de atingir os 10x de modulação.

No geral, estamos muito felizes com os equipamentos LTU e ansiosos por opções de CPEs de maior ganho para instalarmos em toda nossa rede. 

Rotulado:
grcustoWillian.Barboza

Comentários

• Meu cenário é um pouco diferente, no speedy test dentro da antena está passando em 20mhz 170 megas, mas nos testes de velocimetros apenas 100  megas. Ressalva: Já estou falando via email com fabricante. 
  • UI-JallesUI-Jalles 232 Pontos
    spaceworld disse:
    Meu cenário é um pouco diferente, no speedy test dentro da antena está passando em 20mhz 170 megas, mas nos testes de velocimetros apenas 100  megas. Ressalva: Já estou falando via email com fabricante. 
    Boa tarde, 

Favor entrar em contato para coletarmos mais detalhes: (48) 99125-4554. 
    spaceworld
  • Após a substituição do notebook por uma CPU, obtive esses resultados.

Teste feito em uma CPU pelo site speedy teste. Freqüência 20MHZ 

Teste feito em uma CPU pelo site FAST. Freqüência 20MHZ 
  • UI-JallesUI-Jalles 232 Pontos
    spaceworld disse:
    Após a substituição do notebook por uma CPU, obtive esses resultados.

Teste feito em uma CPU pelo site speedy teste. Freqüência 20MHZ 

Teste feito em uma CPU pelo site FAST. Freqüência 20MHZ 
    Algumas variáveis podem afetar interferir no resultado real de testes feitos de sites como este. 

Uma forma de você aferir a real capacidade do enlace é utilizando testes regulamentados por RFs como o Iperf. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.