Bem-vindo à Comunidade UBNT

load-balance + failover

Bom dia a todos! estou com uma duvida quando ao funcionamento do failover, tenho um edgerouter 12p fiz as configurações de load-balance e failover usando o wizard, adquiri recentemente o equipamento (usava de uma outra marca mikrotik) percebi que mesmo marcando a segunda interface como failover a mesma continua a ter trafego de clientes ela nao ficou como backup, li bastante no site da ubnt configurações conforme este tutorial (https://help.ui.com/hc/en-us/articles/205145990-EdgeRouter-WAN-Load-Balancing) mas mesmo assim a interface de failover funciona normalmente. estou pedindo essa ajuda porque o link de backup é de uma velocidade bem menor que o principal. 

Comentários

• editado novembro 2020
    eth9 está em estado de failover e não será utilizada pela "LAN padrão", a que é criada junto com o wizard..
    Se você criou ou modificou opções da LAN, interfaces, subredes, etc.. tem que também aplicar à elas, ou modificar de acordo a política de "firewall modify", já que é esta que determina quais regras serão usadas para aplicar os grupos de balanceamento disponiveis..

* Ademais, o simples fato da eth9 estar em modo failover, não significa dizer que ela não será usada. Significa dizer que ela não será usada como saída primária para tráfego gerado em uma das subredes internas e que tenha passado pela respectiva regra de firewall modify(como comento acima),
    Tráfego vindo da internet com destino ao roteador em si, ou à qualquer dispositivo dentro da rede irá causar tráfego naquela interface sim.
  • obrigado pela resposta, na configuração eu marquei interface de saída switch 0 desativei o dhcp setei um ip na interface switch para  acesso. mas nesse caso meu roteador está em autentificação pppoe para clientes onde ele pergunta qual interface de saída eu marquei também a switch. eu entendo que sim quando a qualquer outro dispositivo gerar trafego na interface failover, já percebi que a principal para de funcionar e fica somente na interface failover verificando em show load-balance watchdog vejo que interface principal não caiu a internet. já trabalhei com outro roteador de outra marca nunca vi isso da interface de failover ficar funcionando. gerando trafego claro ao não ser que seja para o endereço destino de teste algo, insignificante. você acha normal ficar um trafego as vezes de 50 mega na failover.  

(eth9 está em estado de failover e não será utilizada pela "LAN padrão", a que é criada junto com o wizard..
    Se você criou ou modificou opções da LAN, interfaces, subredes, etc.. tem que também aplicar à elas, ou modificar de acordo a política de "firewall modify", já que é esta que determina quais regras serão usadas para aplicar os grupos de balanceamento disponiveis.) neste caso você recomendaria fazer o que?
  • Boa noite, felizmente a solução para esse problema é voltar para RouterBoard Mikrotik anos luz a frente da ubiquiti quando se trata em roteadores de borda, que para mim só serve mesmo as antenas. Joguei mais de 2k no lixo. 
  • editado novembro 2020
    Bom, os edgerouters tanto quanto qualquer equipamento mikrotik, ou de qualquer outra marca são simples ferramentas, não resolvem problemas por conta própria... Tanto quanto um martelo não irá pregar um prego por conta própia. É necessário conhecimento do problema e da ferramenta, especificamente, para resolver qualquer questão usando-os(qualquer que seja o equipamento).
    O que você descreve aqui, é uma questão trivial, boba, que não irá ocorrer num equipamento adequadamente configurado, apesar de você tentar colocar como sendo um problema no equipamento, esse absolutamente não é o caso. De qualquer forma, possivelmente você está melhor com seu equipamento atual, já que parece ter mais conhecimento deste e isso é o que importa mais.
    É como eu sempre digo, o melhor roteador é o que você sabe utilizar. ;) 
  • R4V3R disse:
    Bom, os edgerouters tanto quanto qualquer equipamento mikrotik, ou de qualquer outra marca são simples ferramentas, não resolvem problemas por conta própria... Tanto quanto um martelo não irá pregar um prego por conta própia. É necessário conhecimento do problema e da ferramenta, especificamente, para resolver qualquer questão usando-os(qualquer que seja o equipamento).
    O que você descreve aqui, é uma questão trivial, boba, que não irá ocorrer num equipamento adequadamente configurado, apesar de você tentar colocar como sendo um problema no equipamento, esse absolutamente não é o caso. De qualquer forma, possivelmente você está melhor com seu equipamento atual, já que parece ter mais conhecimento deste e isso é o que importa mais.
    Nem o suporte sabe mexer nesse equipamento já mandei e-mail para o jalles e o Samuel de uma outra dúvida e até hoje não obtive resposta. Questão até quero configurar o equipamento corretamente mas nem as pessoas que deveriam saber como mexer não sabe. Estou até hoje com um e-mail que enviei para o jalles perguntando qual a lógica de um equipamento para adicionar um novo cliente pppoe nativamente o equipamento reinicia e derruba todas as conexões, em breve eu postarei a solução por aqui mesmo vou comprar uma routerboard e mostrar como deveria funcionar esse equipamento que nada mais foi, somente dinheiro jogado no lixo.  
  • R4V3R disse:

R4V3R para você que não conhece um failover é assim que ele deve funcionar como eu configurei sem ajuda de wizard e vídeo do canal ubnt brasil que não ajuda em nada. esse recado também é para o jalles e o samuel para aprender não somente vender o equipamento mas entender como funciona, poderia ficar muito melhor mas como eu disse mikrotik está anos luz da ubiquiti em relação a roteadores de borda. 
  • editado novembro 2020
    Olha, eu nem entendi o que você quis dizer ou a intenção na verdade, mas eu tenho hoje 60 edgerouters implantados em clientes, 2/3 deles com failover com duas ou mais conexões de internet... Sou instrutor Ubiquiti desde 2016.. Então sim, eu sei o que é failover, eu sei como configurar corretamente os equipamentos, e eu sei quando estes equipamentos não estão bem configurados ou não, e apenas porisso eu estou aqui lhe respondendo neste tópico...
    Talvez você tenha entendido errado a função do time de profissionais da Ubiquiti no Brasil(do qual eu NÂO faço parte). A finalidade deles é orientar os usuários, gerar conteúdo útil para a comunidade e sim, ajudar a divulgar e vender equipamentos, e eles estão fazendo um ótimo trabalho, mais abrangente inclusive do que em outros locais do mundo.
    A responsabilidade de configurar os equipamentos, contrapartida, é sua, e existe cursos para auxiliar isso(gratuitos inclusive), fórums, essa comunidade, grupos e whatsapp, email, assim como também consultoria paga(logicamente) para casos mais complexos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.