Bem-vindo à Comunidade UBNT

USG 3P com uso excessivo de CPU com IPv6 ativo

Boa tarde,

Ontem fiz uma alteração na minha estrutura e consegui colocar o modem (Copel) em bridge e configurei o USG 3P para fazer PPPOE. Desta forma consegui deixar o IPv4 (meu contato é antigo e ainda tenho IPv4 real e não GCNAT) na WAN do USG e o IPv6 também. Minha intenção era habilitar o IPv6 para uso na rede interna. 

Acontece que após esta configuração do IPv6 o uso de CPU do USG ficou alto e apresentando alguns erros de DNS, navegação lenta e com algumas falhas. Tenho um link assimétrico de 300Mb de Down e 150Mb de UP. Com o IPv6 ativo, no Speedtest apresentava somente 85/80M, tanto UP quanto Down, quando retirava o IPv6 voltava a bater os 300/150. 

A imagem abaixo mostra o uso de CPU em alguns cenários que testei. 

Configuração da WAN em PPPOE com IPv4 e IPv6 ativo:

Resultado do top no SSH do USG com IPv4 e IPv6 ativo:

Resultado do show interfaces no SSH do USG com IPv4 e IPv6 ativo:

Configuração da WAN em PPPOE com IPv4 ativo e IPv6 desabilitado:

Resultado do top no SSH do USG com IPv4 ativo e IPv6 desabilitado:

Resultado do show interfaces no SSH do USG com IPv4 e IPv6 ativo:

Nos testes com o IPv6 habilitado, a minha LAN1 não estava com o IPv6 habilitado ainda, primeiro quero resolver o problema de uso de CPU.

Percebi que o alto consumo de CPU se deve ao uso do processo dhcpv6-pd-respo, mas não consegui entender o porque disso. Pesquisando no fórum em EN, encontrei vários tópicos bem antigos (entre 3 e 5 anos atrás), que tratam de problemas parecidos mas com firmware e versão de controladora bem antigas.

Mas neste caso estou rodando á ultima versão da controladora:

E também o último firmware do USG.

Alguém poderia me ajudar com isso?

Sd´s

Rafael Stanger

Comentários

• Resolvido com o comando:

set interfaces ethernet eth0 pppoe 0 dhcpv6-pd prefix-only

adicionado ao scrip postprovision.sh

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.