Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto de 20 equipamentos UAP-AC-M-PRO com latência muito alta dos dispositivos

Caros, 
bom dia ! estou com um projeto de 20 equipamentos UAP-AC-M-PRO todos cabeados, porém os dispositivos conectados nos mesmos fica com latência muito alta ou perdendo pacote,  mesmo com o sinal muito forte, hoje temos cerca de 300 usuários distribuídos neste cenário de 20 dispositivos.
tenho uma Mikrotik como Roteador de borda e controle de banda, um switch GIGA da TP-Link, até a porta dos dispositivos tudo funciona corretamente com ping em 1ms, porém partiu para as conexões fica muito ruim, 700ms  TIME AUT  enfim,  o projeto ficou uma porcaria. 
alguém tem alguma ideia do que seja ? 

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1175 Pontos
    Foi realizado um site-survey no local antes de fazer o dimensionamento dos APs? Pergunto isso porque "sinal forte" não é qualidade em Wi-Fi... aliás, normalmente APs operando com alta potência é um dos grandes problemas porque o dispositivo cliente recebe um bom sinal, mas não tem a mesma potência para retornar - o resultado disso é menos qualidade, mais retransmissão e maior latência - exatamente o que você descreve. Se os APs estiverem todos com configurações automáticas, então o survey não foi feito corretamente e, nesse caso, recomendo refazer todas as configurações diminuindo as potências dos APs e definindo os canais manualmente (escolhendo aqueles com menor interferência), seguindo as boas práticas explicadas nos artigos abaixo:

(1) http://bit.ly/WiFi-Projeto
    (2) http://bit.ly/WiFi-Survey
  • rmatosa1rmatosa1 0 Pontos
    Samuel, 
    bom dia ! foi feito uma analise de ambiente antes  para fazermos o dimensionamento das rádios, os equipamentos estão com potencia baixa exatamente por isto, canais manuais. mesmo a 4 M de distancia a latência fica muito alta. 
    Samuel, 
    obs. o local é um campo onde não há outros sinais de Wifi. 

Samuel, quando fui fazer o levantamento do projeto usamos um Site-Survey DEMO. 

• R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Só pra constar, os seus 300 dispositivos cliente não estão todos conectados aos rádios de 2.4Ghz não neh? O ideal é que ao menos 50% destes estejam conectados aos rádios de 5Ghz, caso contraŕio, o que você está identificando é uma consequência(e não um problema propriamente dito) do dimensionamento e  design dessa infraestrutura.
    Você não tem como ter 300 pessoas num mesmo local, todos(ou mesmo grande maioria) conectados aos rádios de 2.4Ghz e esperar latências baixas, isso não vai rolar...
  • CarlosBCarlosB 51 Pontos
    editado setembro 5
    @rmatosa1

Descreva melhor seu cenário... 

Foi testado com qual equipamento, em 2.4 GHz e 5 GHz, canais com 20MHz ou 40MHz?
    Campo? De futebol, de golf, tem vegetação alta, diferença de níveis etc.?
    300 clientes? Smartphones, tablets, laptops...? Tipo e capacidade de cada um (802.11 a/g/n/ac - 1x1, 2x2?
    Que tipo de aplicação estão acessando? YouTube, email, navegação simples, streaming etc.?
    Comprimento do cabeamento até os APs? Cabeamento certificado?
    Como os APs estão instalados?

Você disse que foi feita uma análise, qual throughput foi estimado para cada cliente?
    Tem um mapa em escala com o posicionamento dos APs?
    boa noite ! 
    caros,  os clientes estão balanceados em todos os Aps, é um Alojamentos de funcionários, os mesmo usam na sua maioria dos quartos.
    hoje tem 33 % dos usuários usando 5.8 e 67% usando 2.4, porém o que chama muito a atenção que mesmo os equipamentos com baixa quantidade de usuários ( 15 a 20 por AP ) a latência é muito alta. 
    tenho sim o mapa de calor das APS, hoje não esta comigo, amanha posto aqui.
    o cabeamento esta certificado com Fluke em cat6, cabeamento com media de 35 metros. 
    o  conteúdo consumido évariado, pois como se trada de alojamento não se tem um conteúdo especifico
    foi feito um analise de Site-Survey com a ferramenta ekahau demo.

• UI-SamuelUI-Samuel 1175 Pontos
    Se 66% dos clientes se conectam em 2G, então estamos falando de 200 em um universo de 300, o que tipicamente é muita coisa para uma banda tão poluída e com tão pouca disponibilidade de espectro. Por exemplo, 20 usuários pode ser pouco para um único AP em termos de processamento, mas pode ser muito concorrendo por um canal de 20 MHz que já sofre competição de outros equipamentos. O fato puro e simples, por mais que as pessoas não gostem desse feedback, é que a banda de 2.4 GHz não é recomendada para aplicações de alta densidade.

Esse problema fica ainda mais acentuado se todos os seus 20 APs estiverem com os rádios 2G ligados, já que nessa condição dificilmente se consegue impedir o efeito de contenção decorrente do sinal de diferentes APs no mesmo canal, afinal são só 3 canais entre 20 APs. Infelizmente em 2G a simples inserção de mais APs para atender mais clientes no mesmo espaço não funciona como acontece em 5G porque não existe espectro disponível. Isso sem nem falar da realidade incontrolável de equipamentos de outras redes concorrendo nessa mesma banda.

Quais os valores de latência para um clientes conectado em 5G vs outro em 2G?
    Quais as porcentagens de retransmissão no rádio 2G vs 5G do(s) AP(s)?
    Se tudo estiver normal em 5G, então você já identificou seu problema...
    Samuel, 

a latência é ruim mesmo no 5G, Quando fizemos o projeto já se sabia que  a maioria usaria equipamentos na faixa de 2.4 pois se trata de um publico que usam equipamentos de baixo valor. 

editado setembro 8
    Na minha opinião foi escolhido o AP errado para esse cenário. O UAP-AC-M-Pro tem 8 dBi de ganho nas duas bandas, o que aumenta a probabilidade de CCI/CCC no seu ambiente, podendo gerar o efeito descrito.

Se entendi bem é um alojamento em um campo, então imagino que não haja redes vizinhas. Se este for o caso, para minimizar o problema, você pode testar o uso dos canais 1,5,9 e 13, estando sujeito a alguns clientes não conseguirem se conectar ao canal 13.
    Mas apenas se não houver qualquer outra rede Wi-Fi nas proximidades. Também pode desligar mais rádios 2.4GHz.

Essa latência não deveria ocorrer na banda de 5GHz, sobretudo se estiver usando todos os canais disponíveis e largura de 20MHz.

Como não parece ser uma rede crítica, eu arriscaria desligar metade dos APs e ver como fica o comportamento da rede.
    Claro, isso vai depender do layout do local.

Os rádios não estão nos corredores, certo???
    Eles devem ser posicionados dentro dos quartos sempre que possível.

Como menciona o uso do Ekahau 'demo', creio não ter sido feita a análise de espectro no local. Esse é um passo importante para detectar fontes de interferência que não sejam Wi-Fi, então uma chance é a rede também estar sofrendo interferência de fonte desconhecida.

Como uso o Ekahau licenciado em conjunto com o Sidekick, não sei quais opções são habilitadas no 'demo', mas me parece ter havido algum engano no Planning, e um Site Survey pode identificar a causa do problema.
    Carlos, 

( Os rádios não estão nos corredores, certo??? Eles devem ser posicionados dentro dos quartos sempre que possível )
    R: meu nobre, os equipamentos ficam nos corredores, até é possível desligar algumas APS para testar o comportamento das demais,  hoje não temos redes vizinhas no local.
    @rmatosa1

Conseguiu testar?
    Quais resultados?

Se puder, compartilhe a planta baixa com o posicionamento dos APs.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.