Bem-vindo à Comunidade UBNT

EdgeRouter X - dois links com ip fixo e dois ER-X em redundância

Amigos, procurei mas não encontrei. Se já existir no fórum peço desculpas.

Estou com uma demanda para transmissões ao vivo via internet e tenho links titular e by, ambos dedicados, de prestadoras diferentes, via fibra, com passagem geográfica diferente.

Adquiri dois ER-X para serem configurados de forma idêntica e que possam ser cold swap em caso de falha do roteador titular, ou seja, trocando os cabos fisicamente de um para outro em caso de falha do roteador, dado que ambos estariam com a mesma configuração.

A questão é que fiquei pensando, pesquisei, até encontrei sites sobre VRRP mas pelo que entendi (e não sei se entendi corretamente) não é exatamente o que eu quero.

O que eu desejo fazer é o seguinte:

Como tenho dois ER-X, pensei em colocar um link em cada um e descobrir uma forma de fazer com que um deles fosse um "master" e o outro um "slave", onde o link do slave assumiria em caso de falha do roteador ou do link master. Eu sei que esse setup para ficar completamente redundante exigiria dois switchers e computadores com duas placas de rede, mas o objetivo é ter um sistema com resiliência de conexão que fosse minimamente autônomo na comutação entre os links no caso de falha de conexão ou do roteador.

Como tenho, atualmente, apenas um switcher nessa estrutura, imaginei que se a configuração acima for possível, eu teria que colocar cada um dos roteadores em portas diferentes do switcher, com VLANs configuradas para não haver loop. Essa lógica está correta?

Isso é possível com os roteadores que possuo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.