Bem-vindo à Comunidade UBNT

ip publicos

prezados, nao sei se isso ja foi falado aqui .. mas estou precisando muito de uma luz de voces .. ja recebi 2 links por aqui , mas nao consegui resolver ..

meu cenario ..tenho um link /30 e uma range de ip /26 apontado para esse /30.

preciso distribuir ips dessa range /26 para clientes dentro da minha rede...

infelizmente nao consigo fazer de forma alguma .. 

se alguem puder me chamar para me dar essa consultoria .. 

segue meus whats (021 999675720)

dizem que é super facil de fazer mas infelizmente, nao estou conseguindo ..

desde já agradeço ..

Comentários

• foi esse link que voce me enviou samuel .. eu até consigo fazer um nat, mas quando meu cliente vai ver o ip publico dele nao aparece o Ip que apontei .. eu fazendo o nat apontando tal ip para esse cliente , eu consigo acessar o equipamento dele externamente, por exemplo. na verdade eu queria configurar um ip publico desse no edge router do cliente .
  • UI-SamuelUI-Samuel 1098 Pontos
    editado julho 29
    Se o que você quer é distribuir o endereço público internamente na sua estrutura para que o cliente receba direto um IP público e não esteja atrás de NAT, então basta configurar uma sub-rede pública dentro da sua estrutura privada. É como se você estivesse configurando qualquer outra sub-rede privada IPv4 (RFC1918), só que igual se faz com IPv6 em que os endereços são públicos. Você pega um IP público para ser o gateway na interface do seu ER e cria um escopo DHCP para entregar os demais endereços públicos exclusivamente para os clientes que pertencem à essa VLAN "pública", por exemplo...
  • rapaz.. nao tenho ideia como fazer isso ... minha rede esta assim ... ER - edge switch - depois cada bloco do empreendimento tem um switch que atende as salas ..
  • os switchs nao sao da ubiquiti 
  • SAMUEL, consegue me dar uma luz mais desenhada ? obrigado !
  • R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    rapaz.. nao tenho ideia como fazer isso ... minha rede esta assim ... ER - edge switch - depois cada bloco do empreendimento tem um switch que atende as salas ..
    É exatamente igual configurar uma subrede privada atrás do seu edgerouter, só que você usa o seu /26 público, só isso... ;)
  • o gateway seria o do /30 isso ?
  • R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    editado julho 29
    /30 > interface externa /26 > interface interna Logicamente você precisará atribuir ao menos um endereço IP em cada uma dessas subredes ao roteador em si, então você "perde" ao menos um endereço, logicamente... Se quiser usar um serviço DHCP no edgerouter pra distribuir internamente os demais endereços públicos também pode ser feito como o Samuel comenta. Também é feito exatamente da mesma maneira como se fossem endereços IPv4 privados(RFC1918).
  • entao .. na minha eth0 eu tenho o /30 configurado lá 186.xxx.xxx.50 - adicionei o 186.xxx.xxx.130 que é o meu primeiro ip do /26. na minha rede local onde tenho os ips /24 - 192.168.10.x, adicionei 186.xxx.xxx.131. no asus do meu cliente eu coloquei 186.xxx.xxx.131 - mas - 255.255.255.192 e o gw 186.xxx.xxx.49, que é do /30.. era isso pra fazer ? pq nao funcionou .. R4V3R, me cobra essa consultoria ai e faz essa parada pra mim ..
  • R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    editado julho 29
    Infelizmente eu não atendo esse tipo de demana, mas está claro aqui que a questão não é referente à configurações específicas no edgerouter, mas sim a forma de entrega e funcionamento de roteamento de um bloco de endereços através de outro. Minha sugestão: Converse com seu provedor e peça ajuda pra eles, já que isso é algo que depende deles para funcionamento, eles precisam habilitar o roteamento da subrede /26 por "através" do ponto a ponto /30, e isso muito provavelmente está feito senão nem teriam repassado essas informações à você, mas se tem alguém que pode ajudar, provavelmente são eles, talvez não de forma específica, mas pelo menos genérica em termos de roteamento, já que isso pode ser feito em basicamente qualquer roteador de uso empresarial. EDIT: E aliás, o link enviado pelo Samuel lá em cima mostra exatamente como fazer isso neste tipo de equipamento... https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115009504308-EdgeRouter-How-to-Distribute-Public-IP-Addresses#3
  • UI-SamuelUI-Samuel 1098 Pontos
    Errado... você não pode usar o IP do seu /30 como gateway da sua sub-rede /26 (ou /X qualquer) simplesmente porque são sub-redes diferentes. O gateway de uma sub-rede, qualquer que seja o prefixo dela, deve pertencer à mesma sub-rede, caso contrário não seria possivel o protocolo ARP operar para resolver endereços MAC/IP, por exemplo. 

Você tem que reservar um IP (dessa faixa) que será o gateway da sua sub-rede /26, exatamente como você faz quando cria uma sub-rede /24 privada. Assumindo que essa sub-rede esteja concentrada na mesma caixa que recebe o /30 em outra interface, basta configurar roteamento para determinar a saída do tráfego a partir da operadora (via /30). 

Na realidade nenhum desses detalhes que comentei são relacionados ao EdgeRouter em si. É apenas como funciona TCP/IP e roteamento, qualquer que seja(m) o(s) roteador(es) utilizado(s)...
  • prezados .. consegui distribuir os ips .. festaaaaaaaa .. rsrsrsrsrsrs ... porem , quando meu cliente faz lá no site meu ip, aparece o IP do meu /30 ..
  • R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    Isso é porque você está fazendo NAT usando este roteador.. provavelmente o NAT global já que isso é o padrão pra imensa maioria das situações.
    Como o que você quer, neste caso, é apenas o roteamento, sem o NAT, você tem que adaptar a regra de NAT de acordo, ou excluir essa subrede inteira da regra de NAT atual...
  • tirei o nat e o ip apareceu certinho, porem, a turma que pegava ip automaticamente parou de navegar .. alguma luz ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.