Bem-vindo à Comunidade UBNT

Edgerouter Lite travando com link de 200Mb

samir_asthsamir_asth 0 Pontos

Bom dia,

Estou com problema com o meu roteador EdgeRouter Lite, e vou tentar passar a maior quantidade possível de informações.

Possuo um roteador EdgeRouter Lite (carcaça de plástico), e o mesmo funcionava perfeitamente com o meu link antigo de internet de 50Mb.

Contratei um novo ISP de 200Mb, com objetivo de possuir redundância no meu acesso à internet, porém, ao conectar estes dois links, o roteador para de responder imediatamente (Utilizei o Wizard do EdgeRouter para realizar essa configuração de duas WANs).

Na tentativa de utilizar o novo link de 200Mb, desconectei o link de 50Mb, deixando apenas o de 200. Realizei novamente a configuração do  EdgeRouter através do Wizard para apenas uma WAN.

Agora o roteador trava de tempos em tempos (1 ou dois dias... havendo a necessidade de retirar o mesmo da tomada e ligá-lo novamente) . Ao colocar este link de 200Mb em um roteador “doméstico”, o mesmo funciona sem problemas.

Não consegui identificar a motivo do problema. Já testei o EdgeRouter com firmware v1.10.11 e v2.0.8-hotfix e o problema permanece.

Gostaria da ajuda de vocês na solução deste problema.

Obrigado

Comentários

• samir_asthsamir_asth 0 Pontos
    Primeiramente, muito obrigado Samuel! Mas eu acredito ter identificado o problema.

Substituí a fonte do equipamento, e o mesmo aparenta estar funcionando corretamente agora. Vou aguardar mais alguns dias e retorno aqui para confirmar se era esse o problema mesmo.

Mas enquanto isso, surgiu um outro problema...

O meu link de internet conectado na eth1 (pppoe1) é de 200Dow / 200Up
    O meu link de internet conectado na eth2 (pppoe2) é de 50Dow / 20Up

e por algum motivo o link da eth2 parece ser o principal... como pode ser visto na imagem abaixo.

Eu utilizei o Wizard "Load Balance" para fazer essa configuração. Existe um modo de somar as velocidades (preferencialmente) ou definir qual o principal, enquanto os dois links estão presentes?

Muito Obrigado!
  • UI-SamuelUI-Samuel 1098 Pontos
    O balance do EdgeRouter não soma os links WAN para um único cliente. Ele distribui os links entre os clientes da(s) LAN(s). Se você quer sempre manter o link A como principal, basta usar failover em vez de balance que, inclusive, é muito mais "comportado" na prática. Tem uma opção no wizard para selecionar failover, assim o link B só assume em caso de falha do A.
  • samir_asthsamir_asth 0 Pontos
    Perfeito Samuel!

Muito Obrigado!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.