Bem-vindo à Comunidade UBNT

ER-X SFP - throughput

leandrofaleandrofa 0 Pontos
editado junho 22 em EdgeMAX
Estou com um plano de 300 Mbps Gpon (UP / DOWN) Edge router discando PPPoe.

Fazendo alguns testes com provedor entregando toda banda de Download (via gerenciador de Downloads (8 Sessões) ) processamento vai em 95~99 %.

Esta é a performance esperada do roteador?

Sou um usuário domestico, e obviamente este foi somente um cenário de testes, pois meu consumo no âmbito geral será MUITO abaixo disso.

Minhas configurações são básicas...

Comentários

• leandrofaleandrofa 0 Pontos
    leandrofa disse:
    Estou com um plano de 300 Mbps Gpon (UP / DOWN) Edge router discando PPPoe.

Fazendo alguns testes com provedor entregando toda banda de Download (via gerenciador de Downloads (8 Sessões) ) processamento vai em 95~99 %.

Esta é a performance esperada do roteador?

Sou um usuário domestico, e obviamente este foi somente um cenário de testes, pois meu consumo no âmbito geral será MUITO abaixo disso.

Minhas configurações são básicas...

Depois de uns 15~20 minutos de Download "no talo" a velocidade começou a oscilar bastante, não sei se é o roteador que estava "protegendo"  CPU ou era alguma polyce no provedor.

• UI-SamuelUI-Samuel 1065 Pontos
    O firmware 2.0 dos roteadores EdgeMAX é recente e mais recomendado para os EdgeRouter com processadores Cavium, não sendo recomendado para os EdgeRouter que são baseados em processadores MediaTek, por exemplo o ER-X que você menciona. Nesse modelo específico de ER você deve utilizar o firmware 1.10.11 que é a versão mais estável. 
    UI-Samuel disse:
    O firmware 2.0 dos roteadores EdgeMAX é recente e mais recomendado para os EdgeRouter com processadores Cavium, não sendo recomendado para os EdgeRouter que são baseados em processadores MediaTek, por exemplo o ER-X que você menciona. Nesse modelo específico de ER você deve utilizar o firmware 1.10.11 que é a versão mais estável. 

Posso fazer downgrade/troca de firmware mantendo as configurações?
    Não há razão para não fazer um backup das configurações antes de qualquer procedimento dessa natureza...

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/360002535514-EdgeRouter-Backup-and-Restore-Configuration
    A performance continua a mesma após a mudança de FW (100% de consumo num Download de 300 Mbps).

Este é o resultado esperado pra este equipamento?

Repito...está é somente uma duvida, pois raramente usarei  o link/roteador nessas condições.

A medição de consumo real de processamento do equipamento deve ser realizada via CLI através do comando "top". A própria interface gráfica consome recursos, ainda mais quando os gráficos estão sendo atualizados em tempo real por causa da variação desencadeada pelo tráfego dos testes. O desempenho também será diferente se o offload estiver habilitado para que o processamento dos pacotes seja feito diretamente em hardware, conforme explicado no artigo abaixo:

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115006567467-EdgeRouter-Hardware-Offloading

leandrofa
    UI-Samuel disse:
    A medição de consumo real de processamento do equipamento deve ser realizada via CLI através do comando "top". A própria interface gráfica consome recursos, ainda mais quando os gráficos estão sendo atualizados em tempo real por causa da variação desencadeada pelo tráfego dos testes. O desempenho também será diferente se o offload estiver habilitado para que o processamento dos pacotes seja feito diretamente em hardware, conforme explicado no artigo abaixo:

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115006567467-EdgeRouter-Hardware-Offloading

Samuel após aplicar o comando: set system offload hwnat enable o roteador não passa de 10% no processamento!!! Ficou ótimo!!

Porque isso não vem habilitado por default? Este recurso tem algum "efeito colateral" ?

Somente Download:

Download + Upload:

Somente Upload:

De maneira geral não há efeitos colaterais, mas há diferentes tipos de offload e esse recurso (e suas diferentes opções) deve ser habilitado manualmente para que haja maior compatibilidade do firmware entre as diferentes plataformas, conforme relacionado no artigo que compartilhei. Com o "offload hwnat" habilitado no ER-X, o uso da CPU vai ficar baixo porque agora o tráfego é processado diretamente em hardware, não em processo via software.

leandrofa
    UI-Samuel disse:
    De maneira geral não há efeitos colaterais, mas há diferentes tipos de offload e esse recurso (e suas diferentes opções) deve ser habilitado manualmente para que haja maior compatibilidade do firmware entre as diferentes plataformas, conforme relacionado no artigo que compartilhei. Com o "offload hwnat" habilitado no ER-X, o uso da CPU vai ficar baixo porque agora o tráfego é processado diretamente em hardware, não em processo via software.

Muito Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.