Bem-vindo à Comunidade UBNT

Controladora Unifi mantendo dispositivos 2m 2.4GHz ao inves de 5GHz

Boa tarde galera do forum!!
Estou com problemas em alguns clientes e queria saber se alguem já passou por isso, seguinte:
Sempre realizo o site survey mapeando a rede para uso em 5GHz, especialmente em areas com muita interferencia, e percebo que em varios lugares, clientes diferentes, muitos dispositivos aleátorios insistem em conectar na rede na frequencia 2.4.. mesmo estando do lado da antena, ai se desconecto o dispositivo da wifi e conecto de novo, ele vai para 5GHz..
Em redes de alta velocidade, 200mb - 300mb isso é um problema, cliente faz um teste de velocidade e o resultado é ruim, vou olhar e está em 2.4.

Alguem sabe como resolver? alem de separar as redes.. 

Comentários

• R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    editado junho 22
    A decisão final de quando e onde(em qual rádio/AP) se conectar é sempre do dispositivo cliente. Então este comportamento é referente(e tipicamente exclusivo) de cada dispositivo cliente, tipo, marca, modelo, etc.
    Dito isso, há uma infinidade de configurações e modificações que podem ser feitas do ponto de vista de infraestrutura para afetar e direcionar este comportamento no sentido desejado, porém, jamais determiná-lo com 100% de confiança, já que não se trata de um processo determinístico.
    Configurações disponíveis na plataforma UniFi que podem influenciar nesta questão(tanto positivamente como também negativamente, tenha isso em mente): band-steering, potência de TX em cada rádio, seleção e configuração de canais, load-balance, MINRSSI, cell size tuning, 802.11 rate and beacon control, assim como, logicamente, a parte física também como local de instalação de cada AP, tipo(modelo) de AP e/ou antena, posição de instalação, e por aí vai, só pra citar o que me lembro de cabeça.
    Boa sorte. ;)
  • Olá R4V3R.
    Entendi, sei que existem muitas variáveis.. mas levando em conta que estou com um dispositivo suportando 5G ao lado de uma Unifi AC-Lite, deveria passar imediatamente para o 5G, não? já constatei em diversos lugares/dispositivos ficar no 2G, só reiniciando antena e o dispositivo para conseguir acessar o 5G.. ai assim que sai de parto da antena, volta para o 2G (que é normal), o problema é voltar para o 5... corioso isso.
  • UI-SamuelUI-Samuel 1065 Pontos
    Na verdade, não tem nada de curioso nisso. Como já foi dito, a tomada de decisão do roaming (entre rádios de um mesmo AP ou entre diferentes APs) depende do chipset do dispositivo cliente e cada um segue uma lógica diferente. Então a resposta é não, o cliente não deveria mudar automaticamente para 5G como se isso fosse uma regra, principalmente se ele entender que a conexão em 2G não está ruim...

Outro detalhe sobre a tal "alta velocidade", é por qual razão o cliente ACHA que precisa de 300M no Wi-Fi? Foi disseminado um conceito errado (que é poderoso comercialmente) de que largura de banda é velocidade, quando na verdade essa é uma métrica de CAPACIDADE do link e na maioria dos casos a média de uso do cliente não ultrapassa 30M. Vale a pena a leitura da discussão trazida no artigo abaixo:

Largura de Banda NÃO é Velocidade! Entenda a Diferença das Métricas Throughput e Latência...

• Entendo. Mas na prática em um cliente com 300MB de internet fibra, não consegue essa velocidade nem a pau no 2.4... independentemente das configurações feitas no controlador. principal motivo é que em regiões centrais existe um acumulo muito grandes de redes 2.4, gerando uma interferência enorme, já no 5G, ocorre uma fluidez muito superior.. Aì quando o usuário vai em um www.fast.com e vê que sua internet está entre 30-60MB ao invés de 300MB é frustrante, entendeu?

Entretanto entendi o que foi dito. É a placa de rede que decide qual banda conectar.. então vou começar a sempre separar as redes 2G e 5G.. já que a função de combinar as redes mostra ineficiente.

Obrigado pelo retorno!

Mais uma vez, nenhuma surpresa nisso...
    Eu diria que a "surpresa" seria esperar conseguir 300M em 2,4 GHz.
    Recomendo a leitura do artigo abaixo para entender como funciona a velocidade no Wi-Fi. 

Como Funciona a Velocidade no Wi-Fi?
  • UI-Samuel, acho que você não está entendendo a questão que estou levantando. Eu li o tópico que você mencionou e entendo bem como funciona a velocidade de transmissão.
    Vou montar um exemplo: tenho um notebook topo de linha, placa wi-fi mimo 5GHz, suporte de 300MB, etc etc.
    Estou como esse note ao lado da antena, 1 metro de distância, essa antena tem apenas 5 usuários conectados.
    Aleatoriamente 80% do tempo, o note está em 2.4Ghz, gerando uma queda enorme na velocidade, muito notável em downloads grandes.. Não há motivo do porque ele estar no 2.4... não existe alguma ferramenta dentro do controller que ao detectar clientes com 5G, mantenha-os conectados apenas no 5G, sem ficar passando por 2G? A opção High Performance Devices, achei que poderia ser, mas não surtiu efeito positivo.

Não existe um recurso "mágico" que faça isso porque a decisão final de roaming é sempre do chipset do dispositivo cliente. A solução para o seu problema está em fazer o ajuste fino manual da rede durante o processo de dimensionamento decorrente do survey. Existem VÁRIOS recursos que podem influenciar nessa decisão, por exemplo o MinRSSI (1), o Band Steering (2), diminuir bastante a potência do rádio 2G para garantir que o rádio 5G tenha melhor sinal, desligar alguns rádios 2G de APs, etc... Por exemplo, deixando a mesma potência nos dois rádios vai fazer o cliente sempre receber um sinal mais forte 2G do que em 5G e ele pode usar isso para escolher conectar em 2G (como muito acontece). 

No entanto, nenhum desses recursos muda o fato de que a decisão final de roaming será do cliente. Se essas estratégias que eu mencionei antes, principalmente em relação à potência dos rádios, forem bem executadas, o roaming tende a funcionar muito bem em dispositivos novos. Implementar isso na prática requer a realização de um survey criterioso no local (3,4), estudando inclusive características de roaming de dispositivos específicos. Por exemplo, iPhones (5) precisam escutar outro AP com sinal 8-12 dB melhor que o atual para fazer o roaming e sequer começam a procurar outros APs para migrar enquanto o sinal for -70 dBm. Para ter bom roaming com Apple é necessário projetar células menores com mais APs. Lembrando que dois rádios no mesmo AP devem ser tratados como 2 APs diferentes sob a lógica de roaming do cliente...

(1) https://medium.com/ubntbr/minimum-rssi-como-definir-a-qualidade-do-sinal-dos-clientes-e-otimizar-o-roaming-na-rede-wifi-8d590f2ab09

(2) https://medium.com/ubntbr/band-steering-como-otimizar-o-desempenho-da-rede-wifi-e402fef2224a

(3) https://medium.com/ubntbr/planejamento-de-canais-em-wlan-wifi-como-fazer-673233cccc6f

(4) https://medium.com/ubntbr/entenda-os-diferentes-tipos-de-site-survey-em-redes-wi-fi-como-o-app-wifiman-gratuito-pode-8826ecacb5bb

(5) https://support.apple.com/en-us/HT203068
  • CarlosBCarlosB 51 Pontos
    Verifique a "preferência" do dispositivo ligando o Wi-Fi quando já estiver próximo ao AP, se o fizer em distâncias maiores, ou com mais obstáculos, a tendência é usar o 2.4GHz, como por exemplo chegar da rua com o Wi-Fi ligado...

O comportamento que você cita abaixo parece se encaixar nessa situação, o dispositivo prefere o 5GHz (quando reinicia o Wi-Fi), mas deve ter conectado antes em 2.4GHz e assim permacerá enquanto o algoritmo de roaming tiver essa banda como 'adequada'.
    " ... muitos dispositivos aleátorios insistem em conectar na rede na frequencia 2.4.. mesmo estando do lado da antena, ai se desconecto o dispositivo da wifi e conecto de novo, ele vai para 5GHz.. "

Outra possibilidade é a configuração do adaptador Wi-Fi, mas nem todos oferecem a opção abaixo:

Em relação à velocidade, não entendi se o download mencionado foi da rede local ou da Internet, todavia pode usar o iPerf para testar apenas o Wi-Fi, sem a influência da Internet no resultado.

Mais uma coisa que precisa considerar, caso opte por separar os SSIDs, é se há algum recusro na rede local que use apenas 2.4GHz, como por exemplo impressoras sem fio, que precisam estar no mesmo SSID para funcionar.

Dito isso, eu prefiro separar sempre que possível ! ;-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.