Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ajuda de Iniciante: Wireles pela casa toda

Olá pessoal, estou precisando de ajuda para montar uma topologia e, como não conheço muito a marca pensei em pedir um apoio por aqui.

Moro em um apartamento grande (comprido na verdade) de dois andares, como é uma cobertura, estou terminando a construção do andar de cima...
Hoje uso o roteador padrão do meu provedor (2.4 e 5GHz) e um extensor comum (também dual band). Lógico que o alcance é ruim e não suficiente (certamente não chegará no andar de cima) além de que se eu caminho pela casa, o sinal é perdido na troca entre os SSIDs.
Estava olhando os produtos e pensei em montar uma topologia mesh que atenda de maneira adequada o tamanho da minha casa e que permita que eu ande por ela sem perder sinal (mesmo que trocando de AP, o que é o interessante em uma rede mesh).

Minha dúvida é o que colocar... São várias opções e, claro, não quero montar uma coisa megalomaníaca.

Vi o AP LR, e pensei se ele não poderia atender a minha casa toda (colocaria ele exatamente na metade dela)... no Brasil, pelas casas serem de concreto, a perda de sinal deve ser considerada, mas mesmo assim, as paredes internas daqui são de drywall.
Pensei em instalar um LR no andar de baixo e caso não seja suficiente para o andar de cima, usar um outro LR no andar de cima como um "repetidor" mesh, operando no mesmo SSIDs (andar pela casa sem cair o sinal)
Acredito que a melhor forma é colocar o segundo AP cabeado, assim os dois trabalhariam independentemente e a qualidade seria melhor. Se for colocar os dois cabeados, acredito que precisaria de um switch PoE pequeno, no caso, um N-S que tem 1 entrada PoE e 3 saídas PoE, porém vi que ele não vem com fonte injetora, será que poderia usar a fonte que vem no LR, assim ligaria os dois AC no switch PoE e usaria a fonte de um dos dois como fonte do switch?

É bastante pergunta e pode ser uma longa discussão, mas agradeço qualquer ajuda!

Grato,
Felipe

Rotulado:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.