Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ajuda - Configuração Vivo Fibra - TV

sirisysirisy 0 Pontos
Bom dia a tdos,

Comprei um Edgerouter X p/ substituir meu roteador da Vivo (Amper eg-633). Minha idéia era pegar as configurações/dados do Amper e "traduzir" no Edgerouter. 

A tarefa não se revelou tão simples, dado que várias configurações simples no Amper (por exemplo, determinar a prioridade de uma VLAN, ativar a opção Full Cone NAT etc..) não é tão simples no Edgerouter, além claro da minha falta de conhecimento nas área para "traduzir" certos conceitos, entende-los etc..

Bem, de qq forma eu fiz as configurações meio no achismo, na base do teste, pesquisa em fóruns e para minha surpresa, pelo menos o que eu uso na TV, consegui fazer funcionar - funcionou por uma tarde inteira (a mágica q fez funcionar foi ativar o igmp-proxy usando esse artigo: https://help.ui.com/hc/en-us/articles/204961854-EdgeRouter-IGMP-Proxy  - simplesmente substitui a interface upstream por eth0.20 - q é a vlan na wan da iptv e todas as ethernets (da 1 a 4, q estão como um switch configurado pelo wizard básico, sem vlan-aware) foram setados como downstream e tiveram aplicadas as linhas de comando exatamente como no artigo do link.

Pois bem, o problema surgiu quando resolvi desligar o edgerouter da tomada p/ coloca-lo na posição (numa estante) q seria "a final" dele. Quando ele voltou, a tv congelou no logo da vivo (após a tela de conexão de rede e obtenção de ip - 2 passos bem sucedidos segundo a tela exibida na tv). Era o mesmo pto que parava antes da "mágica do igmp-proxy". Tentei restaurar as configs do edgerouter com o arquivo que eu salvei depois que deu certo da primeira vez, mas nada... tão milagrosamente como funcionou, milagrosamente parou de funcionar. 

Como não sei exatamente o que fez parar de funcionar vou aqui fazer umas perguntas referentes ao q estou mais confuso na configuração. Só p/ dar o panorama de como está minha rede em relação a vivo, eu tenho um modem/ont da vivo/huawei q não foi tocado e o roteador amper eg-633 com a wan ligada numa porta lan dessa ont. No amper está os meus 2 pontos de tv (as tvs eu posso ligar em qq porta lan do amper, q funciona), tenho um desktop ligado direto nele e um sistema mesh de roteadores wireless. É o amper q eu tirei e coloquei o edgerouter no mesmo lugar. A internet e todos os equipamentos (exceto as tvs) estão conectados, tudo funcionando.

No dashboard do edgerouter, o grafico de rx rate da eth0.20 (vlan 20 da iptv na wan) não tem movimento (qdo funcionou teve bastante). 

Então vamos as perguntas (da q eu acho mais critica a menos importante)

- No Amper, e em praticamente todos os roteadores com suporte a vlan q já vi, vc simplesmente define a prioridade da vlan digitando um número de 0-7 (a da iptv da vivo seria 3). Como eu faço isso no edgerouter? Eu fiz usando o comando: set interfaces ethernet eth0 vif 20 egress-qos "0:3 1:3 2:3 3:3 4:3 5:3 6:3 7:3". Eu achei que a tirada do roteador da tomada tivesse destruído essa configuração (ele tivesse perdido, não salvo etc..), mas eu refiz e continuou não funcionando. Restaurando o arquivo de backup, tbm não funcionou. Enfim, é essa a forma equivalente no edgerouter de definir uma prioridade p/ vlan? Tem outra forma? e mais importante, tem como verificar se a vlan está com a prioridade definida, no caso 3? 

- No Amper, a vlan da iptv (é um ip fixo) está com a opção full cone NAT habilitada e a opção NAT habilitada tbm. Eu pesquisei sobre full cone NAT pelo q entendi é um NAT fixo 1 para 1. Aqui é a parte que mais estou perdido... nas configurações do edgerouter só há uma source NAT rule que é a de masquerate para o pppoe (criada pelo wizard, inclusive). Não há nada relacionado a vlan 20 (eth0.20). Basicamente minha dúvida é... como eu traduzo o full cone nat da vlan 20 lá do amper, nas configurações do edgerouter? Eu fiz uma regra de masquerate para o eth0.20, mas não adiantou de nada. O que o full cone nat do amper está ligando? alguém teria alguma idéia?

- Sobre o igmp proxy. Quando eu digito o comando de verificação "show ip multicast interfaces" ele mostra a eth0.20, o switch0 (q eu imagino seja pq eu coloquei todas as portas como downstream) e o pppoe0 q é a conexão pppoe. A conexão pppoe deveria aparecer aí? Ainda sobre o igmp proxy, o comando "show ip multicast mfc" não mostra os ips dos decoders recebendo pacotes desse protocolo.   

Por fim, a IPTV no amper tem várias rotas estáticas definidas. Eu criei elas em routing/add static route. Precisa fazer mais alguma coisa para que elas funcionem? Eu não me preocupei muito com firewall pq eu testei "aceitando tudo" e não funcionou tbm, então acho q não deve ser regras de firewall o problema.

Bem pessoal, por enquanto é isso. Gostaria de receber uma ajuda aí p/ fazer voltar a funcionar... se vcs tiverem entediados nessa quarentena e quiserem me ajudar, agradeço.

Comentários

• sirisysirisy 0 Pontos
    Pessoal, acho que descobri o que fez a TV parar de funcionar (mas não sei resolver). Não foi tirar o roteador da tomada, foi tirar o decoder da tomada (e reinicia-lo com isso). Qdo eu coloco o roteador da vivo, tudo funciona ok. Se simplesmente tiro o roteador da vivo (com o decoder ligado) e coloco o edgerouter configurado do jeito q fiz, a tv volta a funcionar. Mas, se eu reinicio o decoder conectado no edgerouter (ou tirando da tomada ou apertando power por alguns segundos), qdo ele reinicia fica congelado na rede da vivo. O que poderia estar causando esse problema?

No roteador da vivo vi que existem 2 pools de ips configurados, com dns diferentes. O decoder sempre pega um ip do segundo pool (enquanto demais aparelhos sempre pegam ips do primeiro pool).

No edgerouter eu não consegui configurar 2 pools p/ uma mesma subnet (aparece o erro: Conflicting subnet ranges: 192.168.1.0/24 overlaps 192.168.1.0/24<br />Conflicting subnet ranges: 192.168.1.0/24 overlaps 192.168.1.0/24 DHCP server configuration commit aborted due to error(s). ... mas os ranges de ips não tem intervalo comum (um vai do 192.168.1.31 até 100 e o outro do 192.168.1.240 até 254). Estou usando a mesma subnet (192.168.1.0/24) q é onde está conectado tdos os equipamentos (inclusive os 2 decoders). Como faço?

no router da vivo, p/ os ips do pool 2 (de 192.168.1.240 até 254) ele tem a opção "forward packet to Mediaroom" ativada.... mediaroom é o nome da vlan20 da iptv (q no edgerouter seria a interface eth0.20). Como configuraria o equivalente a isso no edgerouter (essa transferencia de pacotes - não sei se é p/ ou de - dispositivos desse range de ips - q eu nem consegui configurar dada a pergunta anterior) para a vlan 20 da iptv (interface eth0.20 no edgerouter)?  

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.