Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto em área externa com distancias de mais de 100 metros para cobertura

Boa tarde, atendemos uma granja que possui areas grandes que precisamo atender com wireless, gostaria de saber se poderíamos utilizar o rádios unifi neste projeto, por exemplo os galpões com os animais são de 130 metros de comprimento por 25 de largura, acredito que um AP-LR no cenro deste galpão já atenderia, mas quando aplico no floorplan do controller o alcance não chega nem perto desta distancia.
Consigo utiliza a linha Unifi em projetos assim?

As areas em amarelo seriam as principais que deveriam ser atendidas

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 987 Pontos
    editado janeiro 6
    Wi-Fi é uma tecnologia de WLAN, ou seja, rede LOCAL! Mesmo que você possa utilizar antenas de maior ganho para cobrir uma área maior, a estratégia para ter qualidade em Wi-Fi é trabalhar com mais APs provendo células menores. O que você pode fazer se não tiver requisito de alta densidade é avaliar a possibilidade de utilizar algumas antenas direcionais de maior ganho para cobrir essas áreas, por exemplo a antena UMA-D com o UAP-AC-M. 

• CarlosBCarlosB 50 Pontos
    Acho perfeitamente viável utilizar a linha UniFi para esse projeto, dependendo apenas dos seus requisitos.

Somente a área de cobertura não basta para definir o modelo do AP, é preciso saber os tipos e quantidades de dispositivos clientes, o uso que a rede terá e, no seu caso, quais as condições do ambiente.

Como são os galpões por dentro? Quentes, úmidos, com muita poeira etc.
    Os dispositivos wi-fi serão usados entre os animais? Qual o tamanho dos animais? Densidade de animais no galpão? ...

Nos dois locais indicados na parte inferior da foto, dependerá das possibilidades de instalação dos APs, do raio de cobertura desejado, dos obstáculos e do throughput necessário.

Tenha atenção ao definir os locais dos switches para não exceder os 90m de cabo até os APs nas áres internas. Nas externas o ideal seria usar fibra para interligar os switches e/ou APs, com a combinação adequada de acessórios.

E não deixe de fazer um Site Survey para validar se os requisitos do projeto foram atendidos! 
  • ecastedoecastedo 0 Pontos
    UI-Samuel disse:
    Wi-Fi é uma tecnologia de WLAN, ou seja, rede LOCAL! Mesmo que você possa utilizar antenas de maior ganho para cobrir uma área maior, a estratégia para ter qualidade em Wi-Fi é trabalhar com mais APs provendo células menores. O que você pode fazer se não tiver requisito de alta densidade é avaliar a possibilidade de utilizar algumas antenas direcionais de maior ganho para cobrir essas áreas, por exemplo a antena UMA-D com o UAP-AC-M. 
    Samuel, agradeço pelo retorno. pensei em utilizar na áreas de galpões a linha AC-M Mesh para uso externo. Mas quando posiciono um UNIFI AP AC Mesh com dbm de 74 o alcance do sinal é muito pequeno, este galpão é todo aberto fechado somente com tela para praticamente não tem parede e dentro são gaiolas com galinha. qual ajuste de dbm seria mais real para este cenario.
    editado janeiro 8
    É impossível cobrir todo essa galpão apenas usando as antenas ominidirecionais que acompanham o produto (UAP-AC-M), por isso sugeri uma antena direcional de maior ganho (UMA-D). Dessa forma você consegue ter cobertura direcionada formando um "corredor" que alcança (e ultrapassa) 100m com sinal aceitável se seu ambiente não tiver requisito de aplicações que requerem muita banda. 

A minha sugestão seria fazer um site survey com equipamentos reais (AP-on-a-Stick), assim você consegue determinar se um único UAP-AC-M com a antena UMA-D cobre todo o galpão satisfatoriamente. Caso não seja suficiente, você pode usar dois APs, um em cada extremidade do galpão, que certamente terá a cobertura de todo o galpão usando essas antenas direcionais. 

• ecastedoecastedo 0 Pontos
    Samuel, entendi agoara o que vc propos. Neste caso tem alguma forma de eu simular este alcance no floorplan, porque eu vi o seu video desta antena e ela enviou sinal a 300mts. no meu caso, 150 metros ja estaria otimo. e ai posso trabalhar com conjuntos de duas antenas em pontos opostos para fechar o retangulo. Estou montando uma previsão de custo para avaliar a viabilidade financeira para o cliente, e na sequencia fariamos um site survey para teste. Obrigado, pelo apoio.
    Não tem como simular a cobertura da antena direcional dentro do software UniFi. Minha recomendação segue sendo adquirir o UAP-AC-M e a antena UMA-D para fazer um survey no galpão com os equipamentos reais. Se você presta serviço para outras empresas, é fundamental ter um kit com os equipamentos mais utilizados nos projetos. 
  • CarlosBCarlosB 50 Pontos
    ... Neste caso tem alguma forma de eu simular este alcance no floorplan ...
    Para saber mais, procure por Site Survey Preditivo ou Planning de Redes Wi-Fi.

Exemplo: https://forum-pt.ubnt.com/discussion/comment/1283338
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.