Bem-vindo à Comunidade UBNT

PTP Litebeam AC perdendo Conexão

Olá, estou passando por um problema em um ptp usando duas litebeam AC Gen2, segue abaixo o print da tela mostrando o erro de perca de conexão, alguem poderia me explicar o motivo de tal perca? além disso não consigo aumentar a potencia de ambas, somente do AP na estação por mais que eu altere o valor, fica nos mesmos 7dBm.  já tentei fazer o alinhamento e o maximo que consegui foram estes os valores.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    editado janeiro 3
    Alinhamento e/ou zona de fresnel estão bem ruins, estes são os maiores problemas e provavelmente o motivo de causar desconexões.
    Você também está usando um canal com largura de 80Mhz, precisa mesmo disso? Tem certeza?
  • como falei o alinhamento foi realizado e o maximo que consegui de resultado foi esse, sobre a questao de zona de fresnel a visada é limpa, só consegui passar a banda nessa largura quando está em 80mhz, talvez seja pela má qualidade do sinal. é possivel aumentar a potencia da estação, achei ela muito baixa apenas 7dbm para um link de quase 3km
  • ThittyThitty 6 Pontos
    editado janeiro 3
    Você realmente precisa de toda essa capacidade @evandrocolatino? Percebo que na estação o "Chain Imbalance" está acima do recomendado, o que ocasiona instabilidade na modulação.
    Sim, é possível ajustar a potência de ambos os lados através da guia Wireless, certifique-se de que o recurso de ajuste de potência automática (automatic power control) esteja desativado. E lembre-se do que o @UI-Jalles sempre diz, "potência não é sinônimo de qualidade".
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Tem mais de 10dB de diferença em relação à simulação feita no airlink pra esses equipamentos, distância, largura de canal e configurações de potência, então sim, tem problema no alinhamento e/ou zona de fresnel está comprometida. Se você quer resolver os problemas, comece por aí.. use o airlink pra ajudar.. https://airlink.ui.com/#/ptp
  • Thitty disse:
    Você realmente precisa de toda essa capacidade @evandrocolatino? Percebo que na estação o "Chain Imbalance" está acima do recomendado, o que ocasiona instabilidade na modulação.
    Sim, é possível ajustar a potência de ambos os lados através da guia Wireless, certifique-se de que o recurso de ajuste de potência automática (automatic power control) esteja desativado. E lembre-se do que o @UI-Jalles sempre diz, "potência não é sinônimo de qualidade".
    preciso passar 100Mb, na simulação me diz que consigo em largura de 20Mhz, porem na pratica não. tem algo errado neste ptp na simulação eu deveria ter sinal -44 de um lado e -61 do outro

• ThittyThitty 6 Pontos
    Pela simulação o Fresnel está livre de obstruções, porém acredito que na prática há alguma obstrução, pois uma de suas CPEs está com apenas 6 metros de altura em relação ao solo, está consideravelmente baixa para a distância do enlace nesse tipo de terreno. Dá pra ter alguma certeza de que há visada? Conseguiria elevar mais esta CPE? Acredito ser a da serra.
    Ajuste uma largura de banda menor, em 20 MHz ou 30 MHz para assim obter uma melhor qualidade de sinal e aumente a potência de ambas para 20 dBm por exemplo e faça o alinhamento em ambos os lados deixando o melhor sinal possível respeitando o chain imbalance, não deixando que a diferença ultrapasse 3 em cada lado, daí então, por fim, diminua a potência em ambos os lados até atingir o sinal/throughput desejado.

• Descobri como alterar a potencia, tinha que desativar o AUTO ADJUST DISTANCE , e tbm o CALCULATE EIRP LIMIT.
    dessa forma consegui equilibrar o Sinal em ambos. tbm diminui a largura para 20Mhz. até o momento que postei  não houve quedas, estarei monitorando.
    Thitty
  • ThittyThitty 6 Pontos
    Ótimo @evandrocolatino, melhorou bastante. Em um bom canal com baixa interferência modulando a 8x, você conseguirá a capacidade máxima de praticamente 150 Mbps, onde com certeza na prática os 100 Mbps de que precisa passará tranquilamente.

• evandrocolatinoevandrocolatino 2 Pontos
    editado janeiro 5
    O problema continua, irei trocar os cabos e fazer ajuste fino, ainda não parou as desconexões e o canal por mais que troque por um limpo,passado  um certo tempo fica assim

• UI-JallesUI-Jalles 185 Pontos

• Já Troquei os cabos, fiz todo o ajuste fino troquei a largura pra 50mhz até o momento não vi problemas com interferência porém as desconexões ainda continua, tem alguma versão de firmware que eu possa testar? Estou usando a mais nova 8.6.2 
  • UI-JallesUI-Jalles 185 Pontos
    Já Troquei os cabos, fiz todo o ajuste fino troquei a largura pra 50mhz até o momento não vi problemas com interferência porém as desconexões ainda continua, tem alguma versão de firmware que eu possa testar? Estou usando a mais nova 8.6.2 
    Favor postar prints com mais detalhes dos menus Wireless e Dashboard.  
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.