Bem-vindo à Comunidade UBNT

Dispositivos não conectar ao Unifi

Olá Galera, estou com alguns unifi AP-AC-Lite versão 4.0.42.10433 todos funcionando e configurados, mais de uns dias pra cá eu notei que alguns dispositivos (conector wifi intelbras wbn 240 e wifi de notebook asus e notebook acer alguns) não conseguem se conectar, coloco a senha direitinho, e ele fala que não é possível se conectar, já verifiquei também se estava com o MAC bloqueado e também não estar, no caso do notebook comprei adaptadores wifi usb e voltaram a funcionar, alguém poderia me ajudar? 

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1016 Pontos
    O recurso "Auto-Optimize Network" está habilitado nas configurações gerais do site? Caso esteja, a recomendação é desabilitar porque ainda é um recurso Beta. Além disso, Wi-Fi e configurações automáticas são coisas que não combinam...
    jucierisraelrosley
  • jucierjucier 0 Pontos
    O recurso "Auto-Optimize Network" está habilitado nas configurações gerais do site? Caso esteja, a recomendação é desabilitar porque ainda é um recurso Beta. Além disso, Wi-Fi e configurações automáticas são coisas que não combinam...
    Ola Samuel obrigado por responder, mais nao estou achando a opçao que você citou!! A versão do programa que eu uso é 5.6.40!

Então você não vai achar mesmo porque esse recurso foi incorporado apenas recentemente a partir da versão 5.10+ do UniFi. Se o seu problema começou a ocorrer depois da atualização de firmware dos APs para 4.0.42, sugiro testar o downgrade para a versão 4.0.21 ou 4.0.15. 
  • jucierjucier 0 Pontos
    Então você não vai achar mesmo porque esse recurso foi incorporado apenas recentemente a partir da versão 5.10+ do UniFi. Se o seu problema começou a ocorrer depois da atualização de firmware dos APs para 4.0.42, sugiro testar o downgrade para a versão 4.0.21 ou 4.0.15. 
    ok Samuel obrigado, poderia me enviar o passo a passo para fazer o downgrade!?
    O downgrade pode ser feito da mesma forma que o upgrade, por exemplo pela interface do UniFi via Custom Upgrade ou mesmo via SSH, ambos explicados no artigo abaixo:

UniFi Controller: Como Atualizar o Firmware dos Dispositivos?
  • Desabilitei o recurso "Auto-Optimize Network" @UI-Samuel, como sugerido acima. Dispositivos que anteriormente não se conectavam, agora conectam. Pergunta adicional: Algum artigo aqui no blog explica melhor as funcionalidades deste recurso? 
    Grato por sua atenção.
    Por ora a minha recomendação seria simplesmente não utilizar o recurso Auto-Optimize Network. Via de regra nenhum recurso automático substitui um bom site survey realizado in loco por um profissional experiente que faça as configurações manualmente com base nas boas práticas explicadas nos artigos abaixo:

Planejamento de Canais em Redes WiFi: Como Fazer?

Entenda os Diferentes Tipos de Site Survey em Redes Wi-Fi: Como o App WiFiman Pode Ajudar?
    israelrosley
  • Muito obrigado @UI-Samuel! Suas respostas têm ajudado muito.

Tenho seguido este forum e venho lendo aos poucos os artigos postados no medium.com. Tudo muito esclarecedor.
  • Falando ainda sobre o assunto acima. Nos últimos dias, novas atualizações de firmware para os equipamentos UniFi foram disponibilizadas. Após upgrade, alguns equipamentos não se conectam mais ao wi-fi. Existe alguma outra nova função que precisa ser desabilitada ou configurada @UI-Samuel? Poderia me dizer, por favor?

Mais uma vez, muito obrigado!
    Não, nenhum relato desse problema no novo firmware 4.3.13, embora sempre seja possível que uma configuração específica seja causa de problema.  De qualquer forma a recomedação nesses casos é proceder com o downgrade e avaliar o comportamento ao longo do tempo. Se estabilizar, você compartilha aqui sua experiência com os dois firmwares e quais recursos usa no seu ambiente para futura investigação. Antes de fazer isso, tente simplesmente apagar a rede Wi-Fi no dispositivo cliente e reconectar novamente...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.