Bem-vindo à Comunidade UBNT

Wi-FI publíco utilizando UNIFI UAP AC M - MESH

Quero fazer um Wi-Fi publico próximo a praça e alguns bancos. 
quero montar 3 pontos com os UNIFI MESH.
1º ponto ( 1 UNIFI UAP M PRO ou 1 UNIFI UAP M com Antenas de maior ganho) Este ficara o concentrador e ficará no meio dos outros 2 pontos com UNIFI MESH, fechando um UPLINK com cada de aproximadamente 120m com ambos (com visada limpa.
O 2º e  o 3º ponto serão um UNIFI UAP AC M
Estou contando que o 2.4 ghz do UAP AC M PRO atinga um raio de 150 m, e o UAP M um raio de 100m conforme na imagem

Estou com as seguintes dúvidas:
1- No 1º ponto seria recomendado usar um UAP AC M PRO ou UNIFI UAP M com Antenas de maior ganho?
2- Ficaria legal um UPLINK de 120 metros de distância?
3- Quais são as antenas externas compatíveis com o UAP AC M ?
4- Qual a raio médio de distancia para os dois UAP AC M e o UAP AC M PRO com frequência 2.4ghz?

Rotulado:

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1249 Pontos
    editado junho 2019
    Outras discussões similares a essa sobre Wi-Fi em grandes áreas já ocorreram aqui no fórum:

https://forum-pt.ubnt.com/discussion/2330024/rede-para-area-extensa-no-campo
    https://forum-pt.ubnt.com/discussion/2330737/o-que-e-qual-usar

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    editado junho 2019
    luckynh4 disse:
    1- No 1º ponto seria recomendado usar um UAP AC M PRO ou UNIFI UAP M com Antenas de maior ganho?
    Wi-Fi não funciona desta maneira que você está descrevendo, pra cobrir a área que você desenhou, você precisaria de DEZENAS de pontos de acesso(literalmente), só pra cobrir a área minimamente, esta estimativa não chega nem próximo de algo factível no mundo real, pelo menos não nesse tipo de ambiente(local urbano com diversas construções)
    luckynh4 disse:
    2- Ficaria legal um UPLINK de 120 metros de distância? 
    Em ambiente urbano denso como o da imagem? Absolutamente não.
    luckynh4 disse:
    3- Quais são as antenas externas compatíveis com o UAP AC M ?
    Da Ubiquiti e compatível com ambas as bandas, apenas a UMA-D. Todas as demais antenas, inclusive a grande maioria das antenas de outros fabricantes são desenvolvidas para usar funciona em apenas uma das duas frequêncas de operação do equipamento, sendo 2.4 ou 5Ghz. Então de acordo com a antena, você teria que escolher qual rádio usar e desabilitar o outro rádio, isso se estiver usando antenas "fora do padrão". Dentro do padrão, apenas a UMA-D mesmo.
    luckynh4 disse:
    4- Qual a raio médio de distancia para os dois UAP AC M e o UAP AC M PRO com frequência 2.4ghz?
    Não tem como responder essa pergunta de maneira genérica porque a resposta depende de inúmeras informações específicas de cada ambiente... O Mesh-PRO vai ser MUITO melhor neste sentido com suas antenas de alto ganho, e tipicamente pode atender dispositivos entre 50 e 100m de distância em linha reta e sem barreiras, mas novamente, depende de inúmeros fatores locais, como interferência, por exemplo.

luckynh4
  • luckynh4luckynh4 0 Pontos
    Então, acho que eu não fui muito especifico, no ponto do meio quero colocar antenas em uma UNIFI UAP AC M (Não sei quais seria melhor para este cenário ainda) 
    O pontos vão ser altos para não ter barreiras, para assim podem fechar um uplink

O publico alvo que quero atingir está no WP2 Praça. 
    Acho que por enquanto eu posso ta colocando uma antena omni no Unifi UAP AC M nesse ponto pra ficar legal. 

No ponto WP2 o que importa é um raio de 70 metro 

• UI-SamuelUI-Samuel 1249 Pontos
    Já parou para pensar que você está escolhendo o equipamento inadequado para a sua aplicação quando diz que pretende fazer um Wireless Uplink de "longa" distância entre 2 APs UniFi? Aquilo que é longa distância usando uma tecnologia wireless de rede local (WLAN) com UniFi é apenas pequena distância no contexto da tecnologia de Wireless Broadband dos rádios airMAX. O que você precisa na verdade é de uma combinação de rádios airMAX entre os pontos para estabelecer os enlaces PTP, dessa forma distribuindo a conexão para que os APs UniFi possam prover as células de conexão Wi-Fi somente nos locais realmente desejados para viabilizar o acesso dos dispositivos terminais. 

Me parece que você está confundindo a aplicação dos APs UniFi com os rádios airMAX, por isso é importante estar ciente que são produtos projetados para finalidades totalmente diferentes. O APs UniFi devem ser usados para prover células WiFi em redes locais (WLAN) com o objetivo de atender dispositivos terminais, enquanto que os rádios airMAX devem ser usados para estabelecer enlaces PTP e PTMP com outros rádios airMAX.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.