Bem-vindo à Comunidade UBNT

Alterar Management Vlan

Olá. 
Estou enfrentando um problema, quando crio uma nova Network e um novo escopo de IP e aplico no AP ele fica desconectado. Segui o tutorial do Canal do Youtube Ubiquiti Networks BR.
Unifi Controller  5.10.19
USG-Pro-4
AP AC-Pro 4.0.21.9965
Só volta a funcionar o AP quando eu faço o Forget e reset o dispositivo manualmente.
Já desabilitei firewall, isolei a rede.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    Se você está alterando a VLAN de gerenciamento, então a pergunta mais importante é:
    Seus switches estão corretamente configurados pra transportar essa VLAN e permitir seu uso nas portas onde estão conectados os pontos de acesso? Pergunto pois aparentemente você não está usando switches UniFi...
    drlmatos
  • UI-SamuelUI-Samuel 1066 Pontos
    Possivelmente seja isso! O tutorial usa uma infraestrutura totalmente UniFi e por padrão os switches UniFi são pré-configurados com todas as portas como trunk para permitir a passagem de todas as VLANs sem requerer nenhuma configuração manual, uma abordagem que simplifica a criação de múltiplos SSIDs nos APs. Se você estiver utilizando qualquer outro switch, por exemplo um EdgeSwitch, será necessário configurar manualmente a interface em que o AP está conectado para criar/permitir a passagem da VLAN de gerência.
    drlmatos
  • Bom dia.
    Muito obrigado pela ajuda o problema estava no switch mesmo.
    UI-Samuel
  • macgmacg 15 Pontos
    Bom dia, meu caso é semelhante, o UAP também cai ao setar a vlan de gerenciamento, vi que são necessários switches unifi, minha dúvida é a seguinte: É necessário switches unifi nas duas pontas ou só na ponta do U.S.G ? (pergunto pois o caminho do  USG até a antena UAP passa por 4 switches, sendo que apenas o switch que está o U.S.G é possível configurar vlans)

Segue o cenário da rede.: o caminho do U.S.G até o UAP passa por: 1º switch principal (onde o U.S.G está ligado), 2º enlace ptp (bridge)+ switch tplink simples, º3 enlace ptmp (bridge)+ switch tplink simples, 4° antena UAP+ switch tplink simples.

Feliz Natal a todos! 
  • UI-SamuelUI-Samuel 1066 Pontos
    Não são necessários switches UniFi... Você pode usar VLAN de gerência nos APs UniFi com quaisquer outros switches, desde que eles estejam devidamente configurados na(s) porta(s) que conecta(m) AP(s). É normal perder a conexão ao definir uma VLAN de gerência no AP UniFi se a porta do switch em que ele está ligado não estiver devidamente configurada como um trunk carregando as VLANs com tag para a sua VLAN de gerência e também para as respectivas VLANs dos SSIDs. Por padrão o AP UniFi recebe um IP da VLAN nativa (sem tag), por isso a conexão funciona automaticamente sem nenhuma configuração adicional, afinal todo switch já é pré-configurado com uma VLAN nativa sem tag. A partir do momento que você define uma VLAN de gerência, esse comportamento muda porque o AP espera receber um IP de gerência de uma VLAN com tag.
  • R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    editado dezembro 2019
    macg disse:
    Bom dia, meu caso é semelhante, o UAP também cai ao setar a vlan de gerenciamento, vi que são necessários switches unifi, minha dúvida é a seguinte: É necessário switches unifi nas duas pontas ou só na ponta do U.S.G ? (pergunto pois o caminho do  USG até a antena UAP passa por 4 switches, sendo que apenas o switch que está o U.S.G é possível configurar vlans)

Segue o cenário da rede.: o caminho do U.S.G até o UAP passa por: 1º switch principal (onde o U.S.G está ligado), 2º enlace ptp (bridge)+ switch tplink simples, º3 enlace ptmp (bridge)+ switch tplink simples, 4° antena UAP+ switch tplink simples.

Feliz Natal a todos! 
    Porque é que você está tentando usar VLAN de gerenciamento com switches que não suportam VLAN? O nome do recurso já é bastante auto explicativo eu diria, mas ainda assim às vezes é preciso reforçar.. você precisa de switches gerenciáveis, configuráveis e com o setup de VLANs correto para poder usar VLAN de gerenciamento, sendo ou não sendo switches UniFi(isso não é pré-requisito), espero que tenha ficado claro agora.
  • macgmacg 15 Pontos
    R4V3R disse:
    macg disse:

Feliz Natal a todos! 
    Porque é que você está tentando usar VLAN de gerenciamento com switches que não suportam VLAN? O nome do recurso já é bastante auto explicativo eu diria, mas ainda assim às vezes é preciso reforçar.. você precisa de switches gerenciáveis, configuráveis e com o setup de VLANs correto para poder usar VLAN de gerenciamento, sendo ou não sendo switches UniFi(isso não é pré-requisito), espero que tenha ficado claro agora.
    Ok, muito obrigado pela resposta, minha dúvida se deu pelo motivo de que 1(um) switch aceita a VLAN, aí fiquei na esperança que pudesse dar certo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.