Bem-vindo à Comunidade UBNT

US-48 com US-16 150W

Pessoal,
Possuo uma rede com USG PRO na borda, US-48 para computadores e telefones VOIPS e um US-16-150W onde estão meus AP conectados via POE. Tenho um total de 5 AC-PRO ligados no US-16 e desse US-16 sai um cabo UDC-1 ligando via fibra SFP ao US-48. O link dedicado de internet de 30MB, sai do USG-PRO e liga através de cabo gigalan o US-48.
Minha pergunta é: É aconselhável usar mais um cabo UDC-1 ligando o US-16 ao US-48 para melhorar a comunicação dos APs com o resto da rede?
Penso que apenas uma porta SFP ligando os APs seja pouco e com isso esteja perdendo desempenho na rede WiFi.
Porém essa ligação da segunda porta SFP, pode trazer um "gargalho" entre os switchs?

Obrigado

Comentários

• Só fazer uma nova conexão redundante entre os dois switches não vai aumentar a vazão entre eles porque o protocolo STP irá bloquear uma das portas para evitar a ocorrência de loop na sua rede. Nesse caso, se você decidir pela conexão redundante, o recurso LAG pode ser utilizado para fazer a agregação dos links, conforme explicado no vídeo que vou embutir no próximo comentário.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.