Bem-vindo à Comunidade UBNT

Switch Unifi US-24 não funciona no roteador USG-PRO-4

Switch Unifi US-24 não funciona no roteador USG-PRO-4

Caros, alguém poderia ajudar numa solução?

Preciso configurar 1 USG-PRO-4 e 2 switches UNIFI US-24 no controller com opção DHCP.

Já configurei o USG-PRO-4 como roteador e funciona perfeitamente, no controller via software já está configurado para gerar DHCP, também funciona perfeitamente, porém no diagrama da UNIFI ligando o SWICTH UNIFI US-24 na porta LAN do USG-PRO-4 não funciona, ou seja, os switches perde a conexão com o roteador, mas funciona com switch de outras marcas.

conexão:
USG-PRO-4 <--cabo_rede--> Switch qualquer <--cabo_rede--> dispositivo de rede = recebe IP e acessa tudo

USG-PRO-4 <--cabo_rede--> Switch qualquer <--cabo_rede--> Switch US-24 <--cabo_rede--> dispositivo de rede = recebe IP e acessa tudo

USG-PRO-4 <--cabo_rede--> Switch US-24 <--cabo_rede--> dispositivo de rede = disconectado da rede, não recebe IP (desconhecido)

ou seja, se for ligado o SWITCH US-24 na porta LAN do roteador USG-PRO-4 o controller não reconhece o dispositivo (roteador não reconhece o switch na porta), mas se colocar um switch de outra marca e cascatear o switch UNIFI US-24, simplesmente qualquer dispositivo ligado a este switch acessa a rede normalmente.

Alguém sabe como solucionar este problema?

Comentários

• Na verdade o uso conjunto do USG com o UniFi Switch (US) só torna a configuração ainda mais simples, então não haveria razão para você ter essa dificuldade. Uma vez o USG configurado com as sub-redes (e VLANs), o US é automaticamente configurado com as informações de VLAN, se for o caso. De qualquer forma, nos comentários abaixo vou embutir alguns vídeos de configuração do USG e do US. 
  • Bom dia, Samuel!

Acompanhei todos os videos, em termos quase todas as funcionalidades funcionam perfeitamente, outras não funcioram porque no meio tenho um switch de outra marca, justamente porque os USG-PRO-4 não faz o link nativo com SWICTH US-24.

Tenho ciencia que estes dois equipamentos deveriam funcionar corretamente para podermos utilizar todas as funcionalidades nativamente da estrutura UNIFI, porém, não sei porque os dois equipamentos não de comunicam!

Já resetei ambos aparelhos, reconfigurei mas quando ligo o switch no USG simplesmente não tenho IP da REDE, mas se coloco um switch intermediario acesso todos os dispositivos de qualquer switch, inclusive a internet naturalmente.

o Gargalo está entre USG-PRO-4 e SWITCH US-24, alguma dica para se falarem nativamente?

• Se você tem uma VLAN de gerência, então a configuração necessária seria fazer esse apontamento nas propriedades do switch (em Services > VLAN) para que ele receba um IP da sub-rede correta, mas você já fez isso. As configurações de roteamento inter-VLAN realizadas no USG já devem funcionar automaticamente com o switch porque todas as suas portas são trunk por padrão. Um detalhe é que você tem outro switch UniFi nessa rede e ele está funcionando normalmente, certo? O que existe de diferente nesses dois switches que poderia explicar o problema?
    suportspet
  • Samuel, depois de ver os videos e me atentar ao seu apontamento de porta padrão (trunk), foi refazer todo o laboratorio: tenho 2 sw e 2 usg e alguns UAC. resetei tudo novamente para deixar no padrão, fiz todo o processo iniciando pelo controller via Software, seguido do USG. A única coisa q fiz diferente desta vez foi adotar o SW sem o USG ligado nele e após a conclusão verificar se ao ligar o USG ele fosse conectado ou readotado, simplesmente funcionou. Não preciso mais de um sw intermediário.

Refiz o mesmo processo para o primeiro lab que te enviei a tela da mesma forma e simplesmente tudo subiu.
    Depois de umas 5 ou 6 tentativas dar errado com o USG e SW estarem conectado e simplesmente não se falarem, já estava imaginando que ambos só se conectaria com o Cloud Key na rede.

Agora os próximos passo é refazer os labs dos videos com as VLANs.

Obrigado, suas explicações tem muitas dicas que me ajudaram muito na solução destas ferramentas, espero aprender mais sobre elas e tirar o máximo que puder delas.

abraço!

UI-Samuel
  • Respondendo a sua pergunta... "Um detalhe é que você tem outro switch UniFi nessa rede e ele está funcionando normalmente, certo? O que existe de diferente nesses dois switches que poderia explicar o problema?"

Na realidade aparecia na tela do controller o USG e SW1 e SW2 (10.11.0.1, 10.11.0.40, 10.11.0.41) conectado, porém não estavam conectados diretamente entre eles, este era o meu problema, estava conectados através de um sw intermediário (HP).

Depois da revisão de todo o processo de adoção e conexão tudo funcionou normalmente. Parece bobeira, vacilo, mas pequenas sutilezas que passam despercebidas nos leva a erros que são simples de resolver. No meu caso foi efetuar uma adoção por vez separadamente entre estes dois dispositivos.

UI-Samuel
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.