Bem-vindo à Comunidade UBNT

Quantos SSID da para Criar por Antena

Pessoal, alguem sabem me dizer quantas SSID posso criar por antena?? O modelo dos uibiquit que tenho aqui é o 
UniFi AP-AC-LR!! Mais estou precisando criar pelo menos 8 SSID por antena com Vlans diferente e nao sei se é possivel.
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Bom, que tal chamarmos os equipamentos de pontos de acesso, ao invés de simplesmente antenas? É um nome que descreve muito melhor a funcionalidade deles?
    E sim, é possível criar até 8 SSIDs por rádio com este modelo de ponto de acesso, lembrando que ele é dual band-simultâneo, então ele tem dois rádios, um de 2.4Ghz, o outro de 5Ghz.
    NO ENTANTO, a aplicabilidade de 8 SSIDs/rádio é MUITO limitada, e pouquíssimos ambientes reais realmente precisam dessa densidade de SSIDs/radio, até porque o overhead pode ser brutal à ponto de inviabilizar as comunicações via 802.11. Em anexo, uma planilha que vai lhe ajudar a calcular este overhead para o seu ambiente, OK?

felipe26
  • UI-SamuelUI-Samuel 1297 Pontos
    A minha recomendação é sempre criar o mínimo de SSIDs realmente necessários no seu ambiente.
    Será que realmente você precisa de 8 SSIDs propagados no MESMO AP? Pense bem...
    Recomendo a leitura do artigo abaixo que publicamos recentemente em nosso blog:

Qual a Quantidade Ideal de SSIDs em Redes WiFi Corporativas?
    felipe26
  • felipe26felipe26 0 Pontos
    editado agosto 2018
    Na verdade Samuel qual é meu cenário!! Tenho 22 Salas comerciais e temos que fornecer para cada sala uma Wifi com vlan diferente da outra. Tenho no total  6 Ubiquits!! O que recomendaria fazer nesse caso? 
    editado agosto 2018
    Entendo...
    Então você realmente não precisa de todos os SSIDs em todos os APs, o que seria um caos. 
    Faça uma distribuição de SSIDs nos APs, através da ciração de diferentes WLAN Groups. 

Você pode seguir a recomendação de manter 4 SSIDs por AP, assim consegue otimizar muito o desempenho da sua rede porque cada AP estará operando em canais diferentes. Ou seja, um AP para cada 4 salas comerciais propagando os respectivos SSIDs, cada um associado com sua devida VLAN. É fundamental você seguir as boas práticas de reutilização dos canais, conforme explicado neste artigo: 

Planejamento de Canais em Redes WiFi: Como Fazer?
    felipe26
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    felipe26 disse:
    Na verdade Samuel qual é meu cenário!! Tenho 22 Salas comerciais e temos que fornecer para cada sala uma Wifi com vlan diferente da outra. Tenho no total  6 Ubiquits!! O que recomendaria fazer nesse caso? 
    Criar um SSID pra cada empresa neste caso não é a solução correta!
    A solução correta é usar VLAN dinâmica e controlar tudo através de um servidor RADIUS.
  • Entendo...
    Então você realmente não precisa de todos os SSIDs em todos os APs, o que seria um caos. 
    Faça uma distribuição de SSIDs nos APs, através da ciração de diferentes WLAN Groups. 

Você pode seguir a recomendação de manter 4 SSIDs por AP, assim consegue otimizar muito o desempenho da sua rede porque cada AP estará operando em canais diferentes. Ou seja, um AP para cada 4 salas comerciais propagando os respectivos SSIDs, cada um associado com sua devida VLAN. É fundamental você seguir as boas práticas de reutilização dos canais, conforme explicado neste artigo: 

Planejamento de Canais em Redes WiFi: Como Fazer?
    Samuel !! muito obrigado, irei fazer exatamente isso que indicou !! so tenho mais uma duvida !! Referente ao backup da controladora como consigo fazer ?? pois precisarei formatar a maquina e depois subir novamente a controladora !! pois tenho muito AP de varios locais instalada nela e nao gostaria de fazer tudo do zero !! Sei fazer backup das configuracoes mas nao encontrei para fazer backup da controladora unifi!! Desde ja agradeço pelo grande ajuda
    editado agosto 2018
    O procedimento para fazer o backup (.unf) no UniFi Controller é bem simples:
    Settings > Maintenance > Backup > Download Backup

Para restaurar o backup:
    Settings > Maintenance > Restore > Choose File

No artigo abaixo você encontra mais informações:
    https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204952144-UniFi-How-to-Create-and-Restore-a-Backup
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.