Bem-vindo à Comunidade UBNT

Apenas 45 rdios conectados

Tenho um aluno que fez uma pergunta intrigante:
Porque o rdio limita o nmero de clientes simultneos em 45 mesmo com o AirMAX habilitado?
 comum rdios AirMAX operarem com 100 a 150 clientes simultneos, tenho diversos alunos donos de provedor em vrios estados brasileiros operando com esta grande capacidade de clientes simultneos. Mas porque o rdio deste aluno apresentou essa limitao?
Penso que  alguma configurao realizada no AirOS 5.3.5 que limitou o nmero de clientes simultneos a 45. A mesma limitao tambm acontece nas verses anteriores do AirOS.
Pode ser o MAC ACL?
O que poderia causar essa limitao?
Obrigado,
ZAlves
(UbiquitiBrasilTreinamentos.com.br)

Comentários

• Z,
    Eu nunca vi esse comportamento antes. Foi em s um rdio? Ele apresenta algum outro comportamento em paralelo ao limite? Pois eu j vi um rdio no assumir mais conexes devido ao processamento alto, mas isso tambm gerava perdas de pacote e latncia alta. E era a criptografia.
  • Esquece essa conversa fiada de processamento do rádio. Tá cheio de "engenheiro de mesa de bar" falando besteira... Não tem porque a gente repetir isso aqui ;-)

Existe uma limitação do chipset Atheros relacionada à criptografia menor que WPA2-AES impedindo mudulação acima de MCS12. Mas isso afeta todos fabricantes que utilizam Atheros em seus rádios (mikrotik, ubnt, xing-ling e etc).

Diz meu aluno que substituiu o rocket por outro, trocou firmware e continuou o comportamento. Portanto, não é o equipamento nem uma versão específica do firmware.

Se tiver 45 clientes conectados, para conectar um novo cliente tem que sair outro.

Ele me passou o seguinte:
    "uso somente a criptografia wpa-psk, não uso MAC ACL".

Lá se foi a teoria do MAC ACL hehehehehe
    Teria quer ver com o Jamie se a criptografia WPA-PSK seria a causa. Vamos aguardar o pronunciamento da Ubiquiti.

Abraços,

ZéAlves
  • Esquece essa conversa fiada de processamento do rádio. Tá cheio de "engenheiro de mesa de bar" falando besteira... Não tem porque a gente repetir isso aqui ;-)

Existe uma limitação do chipset Atheros relacionada à criptografia menor que WPA2-AES impedindo mudulação acima de MCS12. Mas isso afeta todos fabricantes que utilizam Atheros em seus rádios (mikrotik, ubnt, xing-ling e etc).

Diz meu aluno que substituiu o rocket por outro, trocou firmware e continuou o comportamento. Portanto, não é o equipamento nem uma versão específica do firmware.

Se tiver 45 clientes conectados, para conectar um novo cliente tem que sair outro.

Ele me passou o seguinte:
    "uso somente a criptografia wpa-psk, não uso MAC ACL".

Lá se foi a teoria do MAC ACL hehehehehe
    Teria quer ver com o Jamie se a criptografia WPA-PSK seria a causa. Vamos aguardar o pronunciamento da Ubiquiti.

Abraços,

ZéAlves
    Olá Zé,

Ele usa AES ou TKIP? Ao usar AES, a criptografia ocorrerá no hardware mesmo, enquanto criptografia TKIP ocorre pelo software e requer mais recursos do chipset.

No começo você perguntou se era algo relacionado com o firmware 5.3.5. . .mas o cliente insiste que o problema é visto em toda versão do firmware?

Abraços,
    Jamie
  • Oi Jamie.

Acho que não fui claro no primeiro post. Ele testou em diversas versões do firmware, desde o mais antigos até o mais recente hoje, a versão 5.3.5 do AirOS.

Ele possivelmente usa WPA com Autenticação simples via PSK.

Concluindo, então:
    A criptografia mais leve para o rádio seria WPA2-AES, correto?

ZéAlves
  • Oi Jamie.

Acho que não fui claro no primeiro post. Ele testou em diversas versões do firmware, desde o mais antigos até o mais recente hoje, a versão 5.3.5 do AirOS.

Ele possivelmente usa WPA com Autenticação simples via PSK.

Concluindo, então:
    A criptografia mais leve para o rádio seria WPA2-AES, correto?

ZéAlves
    Certa esta conclusão!

Jamie
  • Em meu sistema tenho somente o MAC ACL ativo sem criptografia... Vai chegar um ponto que o radio vai limitar a quantidade de MAC ADDRESS?
  • Ol amigo,
    Embora o GUI permita apenas 32 endereos MAC nesta lista,  possvel editar o arquivo de configurao e acrescentar  lista para alm de 32 MACs. Para obter mais informaes, visite o nosso wiki: wiki.ubnt.com/MAC_ACL_Editing
    Tambm, ao usar criptografia AES, ser possvel adicionar mais endereos MAC  lista (em vez de TKIP).
    Abraos,
    Jamie
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.