Bem-vindo à Comunidade UBNT

Fast Roaming UNIFI CONTROLLER

Boa tarde, caros poderiam me explicar um pouco mais dessa opçao no controlador, achei interessante e meu ambiente é 80% de smarphones creio que poderia me ajudar.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    São protocolos criados para melhorar o roaming em redes 802.11, especificamente os protocolos 802.11r/k/v.
    Aqui tem uma explicação breve sobre eles: https://support.apple.com/pt-br/HT202628
    Obs: Não adianta seu ambiente ser formado 100% de smartphones se estes dispositivos não tiverem também suporte aos mesmos protocolos, então use essa funcionalidade com cuidado, porque ela pode quebrar a compatibilidade com alguns dispositivos, OK?
  • R4V3R disse:
    São protocolos criados para melhorar o roaming em redes 802.11, especificamente os protocolos 802.11r/k/v.
    Aqui tem uma explicação breve sobre eles: https://support.apple.com/pt-br/HT202628
    Obs: Não adianta seu ambiente ser formado 100% de smartphones se estes dispositivos não tiverem também suporte aos mesmos protocolos, então use essa funcionalidade com cuidado, porque ela pode quebrar a compatibilidade com alguns dispositivos, OK?

Fiquei na duvida por causa disso tenho alguns equipamentos antigos, talvez daria para aplicar somente em 1 unifi e testar.
    Se o equipamento que nao tem suporte nao vai funcionada nada ou nao vai funcionar o fast roaming ?
    porque se somente essa funcionalidade nao for funcionar valeria apena eu aplicar, pois os equipamentos antigos funcionariam porem sem a funcionalidade,vou fazer teste de bancada.
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Não tem uma resposta pronta pra essa pergunta, você precisa conduzir seus próprios testes para determinar se vale a pena usar esse recurso ou não.
    Como eu comento, é necessário suporte dos dispositivos cliente para haver algum benefício, e o simples fato de habilitar essa opção do lado dos UniFis, pode quebrar a compatibilidade com alguns dispositivos cliente. Conduza seus testes e tire suas próprias conclusões, OK?
  • Combinado, mas ja deu pra entender, é uma melhoria significativa ou quase imperspetivável , ou ainda nao teve feedback de alguem ?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Não, são melhorias significativas, em tese o tempo para um evento de roaming deve ser drasticamente reduzido e tornar a coisa toda mais preditiva e menos problemática.
    Pra mais informações específicas eu recomendo ler as RFCs e estudar os protocolos que menciono acima, 802.11 R K e V.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.