Bem-vindo à Comunidade UBNT

Porquê a porta LAN queima?

O problema de queima da porta LAN é uma realidade em países em desenvolvimento, onde o fato de ter energia elétrica na tomada já é um grande avanço para a população.

Desde 2006 o Brasil vem tentando fazer valer a exigência do uso de aterramento em instalações elétricas, mas como o cidadão não entende o porque da exigência ou não quer ter o custo extra, deve levar uns 20 anos para o aterramento ser levado a sério em nosso país.

O único meio de diminuir a possibilidade de queima da porta LAN é usar um aterramento eficientel. Não basta fincar a haste de aterramento no chão, tem que medir a eficiência do terra, tem que usar tomadas aterradas e tem que usar cabos e conectores blindados entre a fonte POE, o rádio e o switch.

Os primeiros 5 minutos deste vídeo são interessantes para afirmar a importancia do aterramento em circuitos elétricos: www.youtube.com/watch?v=bLSyoeo8XeQ

A Ubiquiti lançou sua linha de cabos e conectores para assegurar a qualidade da interconexão dos equipamentos e proteção contra "ESD". www.ubnt.com/toughcable

Abração,

ZéAlves
(ubiquitibrasiltreinamentos.com.br)

Comentários

• T, mas porque outros produtos no apresentam a taxa de queima que os produtos Ubiquiti apresentam e que nem mesmo possuem fontes com 3 pinos no plugue? Aterramento  uma coisa complicada, tem varias exigncias, questes de resistncia, equipotencializao, etc... Outras solues possuem portas LAN passando por pequenos isoladores direto na placa do produto, evitando assim queimas constantes, sem necessidade de cabos de rede que custam o olho da cara no Brasil e aterramento bem feito. Como obrigar o cliente a fazer um sistema de aterramento bem feito ao instalar um Nanostation em sua casa, hein?? Pq a Ubiquiti nao adequa seus produtos aos paises em desenvolvimento, ja que produtos de outras empresas no apresentam o mesmo problema.
  • Esse tipo de discusso  infrtil.

Acha que a LAN  fraca, ento no compre Ubiquiti. Tem um monte de fabricante oferecendo produto por a.

O cabo no custa o olho da cara. A verso mais cara do TOUGHcable (nvel 2) custa apenas R$ 2,00, que  quase o preo de um cabo UTP comum.
  • No to falando isso, entrei aqui pra falar srio e no falar mal de um produto. Sou f dos produtos Ubiquiti, mas toda sua qualidade no explica o porqu AP's chinezinho no queima porta atoa. Se vc olhar as PCB desses AP's, ver que nelas h pequenos transformadores isoladores, umas "caixinhas" quadradinhas e isso ajuda na proteo das LAN. Nao to dizendo que elas no queimam tb, um bom DPS para as portas LAN e aterramento resolve na maioria dos casos, creio at que as fontes UBNT j venha com DPS para a proteo da LAN, caso se use cabos de rede com via de aterramento, mas sei l, a taxa de queima de portas LAN dos UBNT para outros produtos muito mais vendidos,  absurda, tem que haver uma soluo menos dispendiosa. Vc como um provedor via rdio chega no cliente e oferece aquele belo radio/antena UBNT, o cliente fica todo feliz pq  um produto que tem um design muito melhor que outras antenas, e tudo integrado num s produto, ai vc diz que se nao instalar aterramento e usar um cabo que custa 3 reais o metro + conectores que custam 2 reais cada e ainda por cima ter que usar uma tomada aterrada se no a porta LAN vai queimar,  dificil n? Costumo ver que em outros produtos a porta LAN nao  de metal, ali vai o fio terra nos produtos UBNT e com certeza a fonte possuem elementos de proteo tb referenciados ali. Quando vem um surto de energia, mesmo pela tomada, e eles atuam jogando a ESD pro fio terra, se ele nao tiver ali, essa ESD vai encontrar outro camainho e o mais perto provavelmente so um dos 8 fios do cabo de rede, ai ja viu. Como no Brasil quase nao se usa aterramento nas tomadas das residencias, apesar de isso ta mudando aos poucos, o uso de uma fonte UBNT sem o fio terra acaba sendo, na minha opinio, pior, ja que jogar uma ESD no fio terra inexistente, o qual est em direto contato com o metal envolto na porta LAN, o caminho mais curto ser encontrado pela ESD e possivelmente, como falei, vai ser o cabo de rede.
    Nao to dizendo que o produto  franco, que a LAN  fraca, so to dizendo que h meios de proteger melhor, com custo menor, mas quem sou eu pra falar isso pra UBNT, uma empresa americana, grande e tal...
    Atualizao:
    Sobre o cabo, pode no ser to caro, mas pago 0,90 pelo cabo comum e no adianta muito pagar por um cabo que custa R$ 2,00 e a tomada no ter como aterrar a sua blindagem, que  o que faz a fonte Ubiquiti.  muito pior usar esse tipo de cabo onde no existe aterramento, j usei q tive problema. O conector de metal da LAN passou a ficar dando choque, at l na antena! A fuga de corrente gerada pelas fontes de alimentao chaveadas, ligadas numa tomada sem fio terra, passa a criar uma tenso no fio terra, sem contar o fato de que se a proteo interna da fonte atuar com um pico de tenso vindo da tomada, ela vai jogar esse excesso no fio terra, que pode ir parar la na antena, no conector de metal que fica em volta da porta LAN! Logo, no use esse tipo de cabo onde no tem aterramento, ou que no utilize o fio terra do cabo ou ainda que se use conector comum, todo de plastico.
  • EVTEVT 0 Pontos

Quanto a discussão infértil, comprovei a fertilidade de um cabo blindado em uma torre essa semana......

Equipamentos com cabos utp simples = lan queimada por variação energia/raios.

Equipamentos com cabos blindados = nenhuma avaria e funcionando normalmente após resset (Desligado da energia e ligado novamente).

• Não é bem assim, só colocar cabo blindado não resolve, eles devem estar ligados ao aterramento.

E sim, os equipamentos UBNT queimam mais a LAN do que a maioria dos outros equipamentos. Evidentemente se for feito um ótimo aterramento, este problema tende a não acontecer. Mas a questão é: Quantos provedores possuem o terrometro pra medir o aterramento? Porque fincar 1 ou 2 astes no chão não quer dizer que ficou bom o aterramento.

Concordo com quem falou que a UBNT deve investir em outras proteções, porque isso aumentaria mais a qualidade dos equipamentos.

Discordo dos que insistem em dizer pra usar a marca X ou Y, se existe um fórum, é pra ser discutido e passar feedback.

• Eu tinha problemas grave com portas LAN queimada no equipamento Ubiquiti - a minha casa esta localizada numa região na serra com muitos raios. 18 meses atras, eu instalei um sistema de aterramento, usando ToughCable e tomadas RJ45 de Ubiquiti e depois, não tenho este problema mais. 

Na rede elétrica, eu uso disjuntor DPS do Clamper.

Não sei se ainda chegaram no Brasil, mais o Surge Protector de Ubiquiti pode ser interessante aqui. Sim, é um custo extra, mais Brasil é um pais com mais raios que outros paises.

Surge.png

• Pesquisei rapidamente e encontrei o Surge Protector no site da Flytec, um custo baixo (de USD12) que pode em muitos casos, evitar que o produto de USD100+ seja destruído.

• Pelo valor ser tão baixo, poderia estar incluso em toda a linha UBNT.

• Pode ser feito assim, mais depois o resto do mundo tem que pagar este custo também, por a falta do aterramento aqui no Brasil, e isso não e justo. Existe bastante solucoes para reduzir os incidentes de ESD - precisamos implementar eles aqui.

• UBNT-Jamie wrote:

Pesquisei rapidamente e encontrei o Surge Protector no site da Flytec, um custo baixo (de USD12) que pode em muitos casos, evitar que o produto de USD100+ seja destruído.

Jamie - o Flytec não entrega para Brasil agora. Infelizmente a maioria das importações feito do Paraguay são feitos sem o pagamento de impostos, e não tem garantia, Nota Fiscal etc. Eu tinha que comparar meus surge protectors no UK. O limite de valor para importação sem impostos entre Paraguay e Brasil foi reduzido ate US$150 (de US$300) este ano também. Se você quer importar legalmente, com impostos, o valor e mas ou menso x2.5 o custo no local fora do Brasil.

Também - olha o inflação aqui no Brasil. Ontem era US$12, hoje US$13 - semana que vem, quem sabe? :smileylol:

flytec.png

• A gnt vem deixando a ubiquiti de lado devido a vários problemas relacionados aos equipamentos.

Portas lans queimando, ponta de bullet e airgrid perdendo potencia. Até mesmo as nanos perdem potencia em um prazo curto. Sem falar do Skynet que nunca deixa a rede, uploads que vem do nada. Desde que a gente começou a usar Intelbras não ocorreu mais nenhum problemas desses. Espero que com o tempo a ubiquiti tenha uma atenção melhor  com seus compradores, pois pelo menos no brasil vivem nos deixando na mão.

• As queimas das portas lan estão me desanimando.
    Tenho mais de 90 rádios queimados por este motivo.
    E não é por falta de aterramento.
    De um lote de  30 rádios comprados já tem 6 queimados em menos de 1 mês e meio.
    Hoje queimou mais um.
    Só de ouvir falar que vai chover, já está queimando as portas Lan !!! Se cair um raio lá  no Japão queima os rádios aqui !
    Equipamento bom quando esta funcionando. Mas queima muito Fácil !

• Protetor de surto não adianta se o CI da porta Lan for sensível demais.
    O problema é a larga integração dos CI´s para barateamento do equipamento ou erro de projeto.
    O ultimo rádio queimou em uma torre com total proteção.

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    Ainda bem que não sofro desses problemas por aqui...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.