O problema de queima da porta LAN é uma realidade em países em desenvolvimento, onde o fato de ter energia elétrica na tomada já é um grande avanço para a população.
Desde 2006 o Brasil vem tentando fazer valer a exigência do uso de aterramento em instalações elétricas, mas como o cidadão não entende o porque da exigência ou não quer ter o custo extra, deve levar uns 20 anos para o aterramento ser levado a sério em nosso país.
O único meio de diminuir a possibilidade de queima da porta LAN é usar um aterramento eficientel. Não basta fincar a haste de aterramento no chão, tem que medir a eficiência do terra, tem que usar tomadas aterradas e tem que usar cabos e conectores blindados entre a fonte POE, o rádio e o switch.
Os primeiros 5 minutos deste vídeo são interessantes para afirmar a importancia do aterramento em circuitos elétricos:
www.youtube.com/watch?v=bLSyoeo8XeQA Ubiquiti lançou sua linha de cabos e conectores para assegurar a qualidade da interconexão dos equipamentos e proteção contra "ESD".
www.ubnt.com/toughcableAbração,
ZéAlves
(ubiquitibrasiltreinamentos.com.br)
Comentários
Acha que a LAN fraca, ento no compre Ubiquiti. Tem um monte de fabricante oferecendo produto por a.
O cabo no custa o olho da cara. A verso mais cara do TOUGHcable (nvel 2) custa apenas R$ 2,00, que quase o preo de um cabo UTP comum.
Nao to dizendo que o produto franco, que a LAN fraca, so to dizendo que h meios de proteger melhor, com custo menor, mas quem sou eu pra falar isso pra UBNT, uma empresa americana, grande e tal...
Atualizao:
Sobre o cabo, pode no ser to caro, mas pago 0,90 pelo cabo comum e no adianta muito pagar por um cabo que custa R$ 2,00 e a tomada no ter como aterrar a sua blindagem, que o que faz a fonte Ubiquiti. muito pior usar esse tipo de cabo onde no existe aterramento, j usei q tive problema. O conector de metal da LAN passou a ficar dando choque, at l na antena! A fuga de corrente gerada pelas fontes de alimentao chaveadas, ligadas numa tomada sem fio terra, passa a criar uma tenso no fio terra, sem contar o fato de que se a proteo interna da fonte atuar com um pico de tenso vindo da tomada, ela vai jogar esse excesso no fio terra, que pode ir parar la na antena, no conector de metal que fica em volta da porta LAN! Logo, no use esse tipo de cabo onde no tem aterramento, ou que no utilize o fio terra do cabo ou ainda que se use conector comum, todo de plastico.
Quanto a discussão infértil, comprovei a fertilidade de um cabo blindado em uma torre essa semana......
Equipamentos com cabos utp simples = lan queimada por variação energia/raios.
Equipamentos com cabos blindados = nenhuma avaria e funcionando normalmente após resset (Desligado da energia e ligado novamente).
Não é bem assim, só colocar cabo blindado não resolve, eles devem estar ligados ao aterramento.
E sim, os equipamentos UBNT queimam mais a LAN do que a maioria dos outros equipamentos. Evidentemente se for feito um ótimo aterramento, este problema tende a não acontecer. Mas a questão é: Quantos provedores possuem o terrometro pra medir o aterramento? Porque fincar 1 ou 2 astes no chão não quer dizer que ficou bom o aterramento.
Concordo com quem falou que a UBNT deve investir em outras proteções, porque isso aumentaria mais a qualidade dos equipamentos.
Discordo dos que insistem em dizer pra usar a marca X ou Y, se existe um fórum, é pra ser discutido e passar feedback.
Eu tinha problemas grave com portas LAN queimada no equipamento Ubiquiti - a minha casa esta localizada numa região na serra com muitos raios. 18 meses atras, eu instalei um sistema de aterramento, usando ToughCable e tomadas RJ45 de Ubiquiti e depois, não tenho este problema mais.
Na rede elétrica, eu uso disjuntor DPS do Clamper.
Não sei se ainda chegaram no Brasil, mais o Surge Protector de Ubiquiti pode ser interessante aqui. Sim, é um custo extra, mais Brasil é um pais com mais raios que outros paises.
Pesquisei rapidamente e encontrei o Surge Protector no site da Flytec, um custo baixo (de USD12) que pode em muitos casos, evitar que o produto de USD100+ seja destruído.
Pelo valor ser tão baixo, poderia estar incluso em toda a linha UBNT.
Pode ser feito assim, mais depois o resto do mundo tem que pagar este custo também, por a falta do aterramento aqui no Brasil, e isso não e justo. Existe bastante solucoes para reduzir os incidentes de ESD - precisamos implementar eles aqui.
Jamie - o Flytec não entrega para Brasil agora. Infelizmente a maioria das importações feito do Paraguay são feitos sem o pagamento de impostos, e não tem garantia, Nota Fiscal etc. Eu tinha que comparar meus surge protectors no UK. O limite de valor para importação sem impostos entre Paraguay e Brasil foi reduzido ate US$150 (de US$300) este ano também. Se você quer importar legalmente, com impostos, o valor e mas ou menso x2.5 o custo no local fora do Brasil.
Também - olha o inflação aqui no Brasil. Ontem era US$12, hoje US$13 - semana que vem, quem sabe?
A gnt vem deixando a ubiquiti de lado devido a vários problemas relacionados aos equipamentos.
Portas lans queimando, ponta de bullet e airgrid perdendo potencia. Até mesmo as nanos perdem potencia em um prazo curto. Sem falar do Skynet que nunca deixa a rede, uploads que vem do nada. Desde que a gente começou a usar Intelbras não ocorreu mais nenhum problemas desses. Espero que com o tempo a ubiquiti tenha uma atenção melhor com seus compradores, pois pelo menos no brasil vivem nos deixando na mão.
Tenho mais de 90 rádios queimados por este motivo.
E não é por falta de aterramento.
De um lote de 30 rádios comprados já tem 6 queimados em menos de 1 mês e meio.
Hoje queimou mais um.
Só de ouvir falar que vai chover, já está queimando as portas Lan !!! Se cair um raio lá no Japão queima os rádios aqui !
Equipamento bom quando esta funcionando. Mas queima muito Fácil !
O problema é a larga integração dos CI´s para barateamento do equipamento ou erro de projeto.
O ultimo rádio queimou em uma torre com total proteção.