Bem-vindo à Comunidade UBNT

UniFi em Centro de Distribuição.

Sres, boa tarde para todos.

Estou querendo implantar o UniFi Wireless para meus coletores de dados ( total: 12). Gostaria de saber com os senhores, o que devo seguir em questão de estrutura?

A altura do galpão onde será instalado do chão até o teto é de aproximadamente 11 Metros, são 7 ruas, cada rua terá o seu próprio Unifi.
A minha dúvida é a seguinte:

1 = Como devo proceder para uma melhor performance do sinal? Devo colocar todos em um único canal? Colocando-os no mesmo canal, isso iria causar alguma instabilidade neles?

2 = Posso instalar o "Gerenciador" dele em qualquer máquina? Ou caso eu instale na máquina A  não poderei instalar na máquina B e gerenciar da B?

Qualquer material ou ajuda disponível eu agradeço.

Abraços!

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    1) Absolutamente não. Isso não se faz com nenhum equipamento Wi-Fi, pois não é dessa forma que a tecnologia funciona.
    2) Sim pode, mas eu recomendo uma máquina dedicada com Ubuntu linux, preferencialmente uma máquina virtual. A instância da controladora é única. Cada equipamento só pode ser gerenciado por uma controladora, ao qual está adotado. Pra acessar de outro local você usa a interface que é web e acessível de qualquer lugar, não há necessidade ou motivo pra instalar a controladora UniFi em mais de uma máquina.
  • R4VER, boa tarde.

Quanto ao seu primeiro ponto. Poderia me explicar, mesmo que resumido o porquê  de não poder?

Quanto a respeito da controladora, eu vou seguir da forma que você me informou.
  • INFORMAÇÃO ADICIONAL.

Utilizamos um sistema ERP, e  os  Ubiquiti  serviriam para inventário.

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Sim, claro. Duas pessoas em uma sala pequena conversando alto uma com a outra, chegam mais duas duplas cada uma conversando apenas com o seu colega, todos em tom elevado e falando sobre assuntos distintos, o que você acha que vai acontecer? Sim, interferência, e é exatamente assim que a tecnologia 802.11 funciona.
    Não entendi a questão do ERP e inventário... Estes são equipamentos que provêem conectividade à rede apenas..

• R4V3R.
    Neste cenário existente, o que você indica? Há algum produto UB que se encaixe para este objetivo? De utilizar coletores? Se sim, qual?
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    editado setembro 2017
    Não tem produtos específicos para isso não, como eu disse, os pontos de acesso provêem conectividade, é isso.
    Os modelos adequados para cada caso depende do ambiente, infra existente, e locais de instalação. Tipicamente utiliza-se os equipamentos mais baratos da linha atual inclusive, sendo o UAP-AC-Lite para instalação no teto e utilização em ambiente interno apenas, e o UAP-AC-Mesh, para instalação em paredes ou mastros e para uso tanto em ambiente interno como também externo.
    Se vai funcionar ou não com seus coletores, e mais, se o funcionamento será bom ou não ao longo do tempo, ninguém pode dizer, para isso se faz um POC, ou proof of concept, adquirindo um ou mais pontos de acesso, instalando no local, e verificando a conectividade e desempenho, esse é o caminho das pedras, OK?
  • R4V3ER, muito obrigado pelas dicas.
    Hoje estou iniciando um site survey do local, e vou seguir as suas dicas quando for instalar farei testes, e  irei procurar a melhor forma de chegar pelo menos 80% da forma que eu preciso.

Agradeço a  atenção
  • R4V3R disse:

Estou pesquisando exatamente as mesmas questões levantadas neste tópico!

R4V3R disse:

Minha principal dúvida é em relação a altura ideal de instalação dos equipamentos. Quando adquirimos nossos primeiros UNIFIs, instalamos na estrutura da cobertura do nosso CD, ficando assim a uma altura de 11 a 12 metros do solo. Temos algumas dificuldades de uso (sinal fraco, alcance baixo, pontos de sombra). Recebemos uma visita de uma pessoa que também trabalha com UNIFI e esta pessoa disse que nesta altura o equipamento apresentaria baixo desempenho. Assim, tenho as seguintes dúvidas:

R4V3R disse:

1 - Qual seria a altura ideal para instalação?

R4V3R disse:

2 -  Qual é a melhor disposição física dos equipamentos, no vão das ruas ou entre uma rua e outra?

R4V3R disse:

3 - Há necessidade de instalar um equipamento em cada rua?

R4V3R disse:

4 - Considerando o ambiente interno, qual a distância máxima de cobertura com boa qualidade de sinal sem obstáculos?

R4V3R disse:

Ambiente: 1 galpão de 135 mts x 55 mts sendo dividido ao meio (no comprimento - há uma parede corta fogo). No galpão forão instalados 6 UNIFI AP Pro nas ruas 3 e 6 (há 8 ruas no galpão) dispostos de 2 em 2. 

• Olá, bom dia a todos!!
    Sei que o tópico é antigo, mas pra atualizar do que eu fiz:
    Segui realmente as dicas, mas fiz o siteSurvey de forma mais ampla, colocando meu notebook em modo monitor e verificando tudo, canal mais livre, taxa de intensidade de sinal de acordo com a distância,  Hoje temos um total de 16 APs Unifi funcionando perfeitamente, desde a época da primeira postagem e o melhor.. olhando esse tópico vi que era o começo quando ainda estava conhecendo a linha e hoje posso falar que tenho um bom conhecimento com o equipamento, já fiz instalações em outras unidades, ainda ha muiito para se aprender, mas agradeço a comunidade pelas ajudas prestadas!!
    grcusto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.