Bem-vindo à Comunidade UBNT

quantos cliente simultaneos suporta a a nanoloco M2 8DBI e a Nanoloco M5 13DBI

Olá pessoal, meu cenário é o seguinte, tenho 3 antenas nano loco m2, a primeira recebe a internet via cabo e joga para as outras 2 via wi-fi todas configurada como AP+WDS a distancia entre a 1º antena e e as outras 2 é em media 200M, e as 2antena recebe o sinal da 1º e distribui, para os clientes via cabo de rede, ou seja entra em um switch e atende aproximadamente a 10 cliente cada via cabo de rede, porem o que esta acontecendo é que quandos todos estão usando simultaneamente a internet nos horários de pico, sexta a noite, sábado e domingos, observei que o ping aumenta muito, pula para 1000m/s ou mais, quando ha consumo de dados, cada cliente tem um plano de 3 a 5MB.

a pergunta é: quantos cliente consigo atender simultaneamente cada um com plano de 3 a 5MB nessas antenas e qual seria melhor equipamento a utilizar para esse cenario?, estou pensando em trocar as loco m2, para locoM5 na tentativa de resolver esse problema de ping alto quando ha trafego de dados.
Rotulado:

Comentários

• davadava 239 Pontos
    Olá caríssimo, aqui vai as minhas sugestões:
    1.º Nano Loco foram projectados para trabalhar em modo Station "Cliente de AP" não como AP, te recomendo trabalhar com Sectoriais de 90º de 17 dbi e Rocket M5 da Ubnt, com cabos UTP Cat5e Blindados e Conectores de boa qualidade;
    2.º Esqueci 2Ghz, esta frequência em 802.11x hoje em dia não garante muita banda e estabilidade de sinal trabalhe apenas em 5Ghz, 2Ghz é mais na casa do Cliente no Roteador dele para conectar seus Smartphones e PC.
    3.º Instale as Stations "Estação clientes nas seguintes distancias com visada e o bom alinhamento do AP "Obs.: respeitando o raio de fresnel, CCQ, Potencia, altura do mastro entre outros":
    - Nano Loco M5 para clientes de 0 a 1Km;
    - Nano Station M5 para clientes 1 a 2Km;
    - PowerBem ou NanoBem 23 a 25 dbi para clientes de 2 a 3Km
    - PowerBem ou NanoBem de 27 a 29 dbi para até 4 Km
    O recomenda é não exceder mais do 4 Km em cada sector nos paineis de 17dbi e/ou redes multiponto em 5Ghz em 802.11x. Obs.: é necessário fazer uma varredura "analise" espectral e avaliar o melhor canal possivel, procure manter sempre o SNR na media em cerca de 30 à 40 db e os niveis de sinal Ch0/Ch01 com pouca disparidade ou seja no maximo uma disparidade de 2 a 3db, CCQ em ambos "AP e Station" os lados igual ou superior que 97%, potencia não muito alta dentro dos padrões de acordo a distancia de cada cliente.
    wbjesus
  • dava disse:

obrigado  dava pela dica, estava pensando em comprar a ubiquiti litebeam M5 23DBI, como ap+wds e como estações loco M5, será que atende?

• davadava 239 Pontos
    Litebeam não foi projectada para trabalhar como Ponto Multi Ponto ou seja ela é indicada para aplicações ou no lado do teu cliente "Station" ou para Ponto a Ponto "Interligar uma torre com outra", o que te recomendo e o que disse acima.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.