Bem-vindo à Comunidade UBNT

HotSpot com VLan

Para funcionar a validação dos vouchers a controladora deve estar estar online (dessa parte tenho conhecimento), mas tenho uma rede visitantes na VLAN A e a controladora está rodando na VLAN B, isso vai funcionar? Tenho que fazer alguma configuração para isso?

Não tenho como simular o cenário, pois os equipamentos estão instalados e rodando com outra configuração, agora me foi solicitado a segmentação da rede em VLAN's, a parte dos switches já está configurada e está transportando tudo corretamente.. Sei como inserir as UNIFI nesse cenário de VLAN, mas a parte do HotSpot junto que fiquei um pouco confuso se vai dar certo.

Alguém aí já fez isso?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Sim, vai funcionar desde que haja conectividade dos dispositivos que estão na VLAN A com a controladora na VLAN B. As portas que são usadas pelo hotspot são 8880 e 8843.
    É bem simples, não tem complicação não..
  • ThiemannThiemann 303 Pontos
    @R4V3R mas por estarem em VLAN's distintas como os pacotes vão transitar entre as elas? As VLAN's estão criadas em L2 nos switches somente.. Pra mim fica confuso essa comunicação entre elas, quem estaria fazendo a "ponte" entre a VLAN A e B?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    @Thieman certo, achei que essa questão você já tinha feito. Sim, você sempre vai precisar de um roteador para que duas VLANs se comuniquem, OK? Pode ser o roteador principal de sua rede, então você precisaria transportar estas VLANs até ele para que ele execute o roteamento, ou então, dependendo do tipo do switch ele pode executar roteamento inter-VLAN, se tornando um roteador bem básico, apenas com rotas estáticas.
    Switches HP1910/1920 tem essa funcionalidade, por exemplo, isso facilita muito pra desafogar seu roteador principal, executando o roteamento mais próximo dos dispositivos finais.
    Utilizei HP1820 vou verificar se ele possui essa funcionalidade de inter-VLAN..

Obrigado @R4V3R
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    1820 não tem não.. ele é um L2 puro, sem capacidades de camada 3. Você precisaria de um da família 19xx em diante.
    Sem isto, você terá que usar um roteador para interconectar as duas VLANs...
    Caiu no roteador daí me derrubou, pessoal da operadora que colocou o roteador e segmentou o link em 5 para nossa necessidade.. Já não domino muito o mundo de roteador e ainda tem outros envolvidos para necessitar configuração..
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Bom, são duas sub-redes, então em determinado ponto você vai precisar de roteamento para que haja comunicação entre eles. Tipicamente usa-se um roteador propriamente dito para isso. No seu caso, já que os switches não tem suporte, você não tem muita escolha..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.