Bem-vindo à Comunidade UBNT

ERPoe‐5 ou USG-PRO-4?

Ola Galera,

Meu primeiro post e duvida de discussões pelo fórum.
Qual destes melhor se encaixa em meu cenário: ERPoe-5 ou USG-PRO-4?

Cenario: 
Possuo uma rede cabeada com cerca de 30 micros, 1 servidor, 1 DVR, 2 Impressoras, 2 APs UBNT UAC-Lite onde nestes APs estão conectados cerca de 10 laptops e todos os celulares de todos os funcionários (WhatsApp é ferramenta corporativa por aqui).
Possuo 1 link de internet de 200Mbps ADLS Corporativo com IP dedicado e estamos em processo de adquirir outro link de internet.
Teremos um GW-VOiP a ser implantado para conectar ao VOiP Server que está num datacenter de uma operadora, e este GW-VOiP será conectado via OpenVPN Site-to-Site.

Preciso adquirir um Firewall Router para fazer esta conexão VPN e também priorizar via QOS o trafego VOiP. E gostaria de aproveitar as features de firewall para fazer um ratelimit no trafego dos celulares conectados a fim de limitar o uso de outros apps como Youtube/Facebook/AudioVideoStreamings.
A ideia de utilizar um equipamento da UBNT é por conta dos APs, para que eu não dependeria de um micro para controller deles e tenhamos uma única plataforma de gerencia para estes e o FWRouter. Alem do custo/beneficio da UBNT ser vantajoso.
O EdgeRouter possui portas PoE para eu conectar diretamente os APs a ele e a outra porta de switching ficaria para meu Switch. As duas Eth restantes ficariam para os links de Internet. Aqui meu GWVOiP ficaria no switch existente.
O SecurityGateway teria 4 interfaces (2 WAN e 2 LAN) onde teria os dois links de Internet, uma porta para o Switch e uma porta para o GWVOiP e os APs conectados diretamente no meu switch e assim priorizaria a ethos do meu GWVOiP.

Obrigado por enquanto.

Adriano

Comentários

• R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    Olá @adrvarela, seja bem vindo à comunidade.
    Primeiramente são equipamentos completamente distintos, com finalidades de uso, e forma de configuração muito diferentes e ainda assim, ambos inadequados para o cenário que você descreve em minha opinião.

USG pertence à linha UniFi, que depende da controladora UniFi para ser gerenciado, então você não tem como eliminá-la. Sem contar que embora o hardware e sistema operacional sejam quase idênticos aos seus irmãos da linha EdgeMAX, os USGs ainda são mais difíceis de gerenciar, pois expõem menos recursos na interface de gerenciamento, justamente para impedir usuários leigos de fazerem besteira, e ao mesmo tempo fazer modificações via linha de comando neles é mais complicado. Desta forma, recomendo usar roteadores da linha EdgeMAX, dada a complexidade do cenário que você descreve.
    Neste caso, recomendo o ER8, ou ER8-PRO, pois são equipamentos mais adequados, principalmente para a quantidade de banda que você já possui, e expectativa de aumentar ainda, e também aplicação de QoS no tráfego o que irá ter um forte impacto no CPU do roteador, e neste caso, o ER5-PoE é muito fraco para agregar todas estas tarefas, mesmo sendo um roteador gigabit, pois se você aplicar QoS ao tráfego que passa por ele, provavelmente nem vai chegar a bater os 200Mpbs que você já tem, e por isso, a minha recomendação de adquirir logo de início um hardware mais parrudo.
    Não é nada do outro mundo, o ER8 custa pouca coisa a mais, e é no mínimo 4x mais parrudo que o ER5-PoE, e se você comprar a versã PRO, ele vem também com duas portas de fibra, que dá ainda mais flexibilidade para você, OK?
    Comprando o hardware adequado, o restante das configurações que você descreve são tranquilas, para um administrador treinado e familiarizado com o EdgeOS. Não é um cenário para marinheiros de primeira viagem, mas o equipamento é mais do que capaz, sim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.