Bem-vindo à Comunidade UBNT

Litebeam M5-23 com alcance reduzido após algum tempo de uso

Bom dia trabalho num WISP e tem acontecido o seguinte: o sinal do cliente (usa Litebeam) fica ruim (p. ex: -73) e quando o técnico vai na casa dele pra alinhar com a torre, o sinal simplesmente não melhora, mas ao colocar uma Litebeam nova (exatamente o mesmo modelo) pra testar o sinal fica muito melhor. E pra solucionar temos feito isso, deixamos uma antena nova no lugar. Acho que o alcance da Litebeam não fica piorando com o tempo como se alguma peça dentro dela fosse ficando "gasta"... ou não ? se alguém puder ajudar, por favor. 

OBS: 
Firmwares novos: XW v5.6.x até XW v6.0. 
"Tx Power" no máximo: 25dBm
"Antenna" em 23dBi
"MCS" em 7
Largura de canal 20MHz
"AirMax" no high (na verdade todo cliente aqui é no high)

Comentários

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    Pq usar a potência no máximo?!

Se vc tá usando uma antena de 23dBi + 25dBm de potência.. então você não tem problema de equipamentos.. e sim problema de dimensionamento da tua rede...

Você não tem que "ajustar" a qualidade no teu cliente.. e sim na tua torre.. se você não esta cobrindo com sinal adequado no AP.. não adianta querer socar de potência no cliente!
  • R4V3RR4V3R 8495 Pontos
    Em tempo: Além do que o @fesalata comenta acima, configurar todos os CPEs com airMAX priority em high é exatamente igual à não modificar este parâmetro em nenhum deles. Você não entendeu a finalidade e funcionamento deste recurso, então recomendo estudar mais sobre ele.
  • Realmente eu não manjo muito de wireless, comecei uns estudos recentemente mas vejo que tem muito chão pela frente.

Então, a potência aqui normalmente é no máximo mesmo desde que eu entrei somente quando o sinal do cliente era acima de -60 que a potencia era baixada um pouco. Ultimamente tenho estudado um pouco e comecei a baixar sinal de acordo com a distância da torre, e não mais de acordo com o sinal. Mas se alguém tá com sinal -67 ou pior por exemplo eu deixo como está (25dBm). 

Sobre o Airmax Priority eu mencionei de propósito :D eu desconfiava que tinha algo errado, tá assim desde que entrei. Eu tinha dúvida se todos com prioridade máxima seria o mesmo que nada ou se isso traria algum outro problema, e pelo visto não. Quanto melhor o sinal maior a prioridade, certo? https://under-linux.org/showthread.php?t=163944 Vou passar a mudar essas prioridades de acordo.

Já sobre o fênomeno lá é curioso ver como o sinal melhora só de colocar uma antena nova, a não ser que os técnicos externos estejam enganados (oq até é plausível).
  • joaofagundesjrjoaofagundesjr 47 Pontos
    editado junho 2017
    Tenho algumas litebeam's com problema de baixo RF, conectado em laboratorio com potência a -4dbm fica a 70/80dbm se ligar uma antena nova aqui no mesmo local e mesma direção fica -45. Firmware na ultima versão. Ultimamente está ocorrendo diversos problemas de baixa potencia, nos clientes que só resolve trocando o feed. Segue capturas de cpe com problema comparado a uma nova, fiz questão de subir o mesmo arquivo de configuração, veja a diferença. foi colocado no mesmo ponto da outra sem mudanças. Alguém sabe de algo?cpe-problema2cpe-problema2
  • Boa noite isso e verdade não e so litebeam não amigo as airgrids modelo novo xw tambem da esse mesmo defeito fazemos reparos aqui e e apenas um chip que sai apos o rf amplificador e um chip com referencia na placa s4 tanto na litebeam quanto na airgrid fazemos reparos em toda linha de ubiquiti e mikrotik e intebrass e deparamos com esse lote imenso de defeitos padroes vou entrar em contato com ubiquiti pra ver se eles vendem as peças para reposição de reparos ou possivel ate mesmo fazer o credenciamento de nossa empresa para reparos em rma pelo que vejo e um lote gigantesco de litebeam com esse defeito gostaria de saber de alguem ae se tem algum telefone deles para entrar em contato ou ate mesmo um email para possivel credenciamento fico muito agradecido se alguem tiver obrigado.
  • pesquisando sobre o problema, vim parar aqui. estou com o mesmo problema, a solução foi trocar de equipamento, o que está acontecendo com as litebems ? tenho duas com os mesmos sintomas, e o sinal no cliente tá chegando a -80, coisa que estava em -64, fui realizar uma instalação com litebeam o sinal dava -78, troquei por uma Wom 5a 23 da intelbras e o sinal foi para -58.

tenho duas litebeam com os mesmos sintomas o que fazer?
  • UI-JallesUI-Jalles 202 Pontos
    O comportamento pode estar sendo causado por falta de apontamento e alinhamento. Devo lembrar que o angulo de abertura da antena da LiteBeam M5 é muito menor se comparado ao do produto mencionado, logo o cuidado durante o apontamento deve ser redobrado. Tente selecionar um canal entre 5.5 - 5.8GHz, aproveitando desta forma todo o rendimento da antena utilizada. 

Neste vídeo você pode ter acesso a mais dicas de como ajustar a performance de enlaces com rádios airMAX M5.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.