Bem-vindo à Comunidade UBNT

IP FIXO NO UniFi® AP AC LITE DUVIDAS.

SENHORES SAUDAÇÕES !

Venho humildemente tirar uma duvida com os colegas e espero poder ser ajudado.

Dentro do ambiente de trabalho uso um endereçamento Fixo nos Ap's como se fosse outra "Rede" porem sai pela mesma banda de internet..e estou com esse equipamento novo do titulo acima que tem a função de IP fixo porem não achei a função do DHCP para os clientes.

Resumindo ele não distribui endereçamento como os roteadores wifi convencionais onde se faz o NAT etc..

Comentários

• @vitorbiro

Todos os Equipamentos Wireless UniFi são apenas APs. Não fazem papel de roteador. 
    Para isso você precisará de um roteador como o USG (UniFi Security Gateway), capaz de gerar DHCP e firewall pra internet.

vitorbiro
  • Entendi meu amigo, posso criar um serviço de DHCP e configurar portas do Switch para pegar esse endereçamento correto..outra coisa que não entendi muito a questão do wifi visitante, andei olhando os tópicos aqui e pelo que notei aconselham criar uma vlan para os visitantes..

Sinceramente a falta de treinamento e informação sobre essas novas tecnologias so causa transtornos a nós mesmos..
    Obrigado pela sua resposta, vou acompanhar o forum e tentar entender o funcionamento do AP
  • Te desejo sucesso! :-bd
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    vitorbiro disse:

Sinceramente a falta de treinamento e informação sobre essas novas tecnologias so causa transtornos a nós mesmos..
    Obrigado pela sua resposta, vou acompanhar o forum e tentar entender o funcionamento do AP

Os cursos para certificações estão disponíveis, só verificar as datas aqui: https://www.ubnt.com/training/calendar/

Fora isso, recentemente foi disponibilizada de maneira gratuita a apostila para estudos para o curso UBWA, referente à linha airMAX. Em breve devem ser disponibilizadas as apostilas de estudo para os demais cursos, inclusive UEWA que aborda  a linha UniFi. ;)

• Os cursos para certificações estão disponíveis, só verificar as datas aqui: https://www.ubnt.com/training/calendar/

Fora isso, recentemente foi disponibilizada de maneira gratuita a apostila para estudos para o curso UBWA, referente à linha airMAX. Em breve devem ser disponibilizadas as apostilas de estudo para os demais cursos, inclusive UEWA que aborda  a linha UniFi. 

Não encontrei o link. Pode nos passar a URL?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    @brunobenayon, perfeitamente, aqui está o link, e eu estou até atrasado, o conteúdo do curso UEWA já foi divulgado no dia 16 deste mês...
    https://www.ubnt.com/download/trainings/
    Fora isso, tem os tutoriais interativos diretamente na demonstração online da controladora UniFi: https://demo.ubnt.com/manage/site/default/dashboard
    ;)
    brunobenayon
  • vitorbirovitorbiro 72 Pontos
    editado abril 2017

Problema maior e a Cidade onde estou mas já vi a previsão quando haverá o treinamento vou procurar informações

Os cursos para certificações estão disponíveis, só verificar as datas aqui: https://www.ubnt.com/training/calendar/

Fora isso, recentemente foi disponibilizada de maneira gratuita a apostila para estudos para o curso UBWA, referente à linha airMAX. Em breve devem ser disponibilizadas as apostilas de estudo para os demais cursos, inclusive UEWA que aborda  a linha UniFi. 

Não encontrei o link. Pode nos passar a URL?

editado abril 2017
    R4V3R disse:

Fora isso, tem os tutoriais interativos diretamente na demonstração online da controladora UniFi: https://demo.ubnt.com/manage/site/default/dashboard
    ;)

Cara Vlw pelo link bem interessante o Simulador..

voltando ao assunto, Tenho uma faixa de IP com outro endereçamento na qual uso para os AP's convencionais se caso usar para esses ubiquitis como faço para resolver o problema de DHCP para os Clientes. Pois esses ubiquiti não tem serviços de DHCP.

Outra coisa que observei foi informação para ter acesso ao mesmo via WEB de forma convencional, acessando pelo endereço 192.168.x.y essa informação procede?
  • brunobenayonbrunobenayon 194 Pontos
    editado abril 2017
    @vitorbiro

Os APs UniFi não acumulam a função de roteador. São só APs.
    Você precisa de um roteador, que te dá acesso a internet e também fornece DHCP. Da linha UniFi, é o USG (UniFi Security Gateway), mas pode ser qualquer outro com essas funções.

Quanto ao acesso via WEB, você faz através da controller. https://<IP_DA_SUA_CONTROLLER>:8443
    Aos equipamentos UniFi você acessa via SSH. É uma shell do busybox ( um Linux capado), Te ajuda no troubleshooting, mas você não gerencia por ele.
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    @vitorbiro, como explicado acima, é um conceito diferente, e você precisa entendê-lo para poder usar estes equipamentos, OK?
    O fato de não possuírem serviço de DHCP não é uma limitação, mas sim uma decisão de projeto, eles foram feitos para funcionar dessa forma, e uma das formas de agregar e unificar a rede é utilizar também um USG que é o roteador da linha UniFi.
    Já o acesso às configurações dos equipamentos é feito via navegador web sim, só que não em cada equipamento, mas sim em um local centralizado aonde estará instalada a controladora UniFi. Os pontos de acesso em si não podem ser gerenciados de maneira individual, a não ser via aplicativo de smartphone, aonde você gerencia um único ponto de acesso basicamente.
    Senhores muito obrigado pela informação, me ajudou muito e estou imensamente alegre por ter conseguido uma grande conquista hoje a cada dia que passa aprendo um pouco sobre o mesmo e a forma de Gerencia-lo..

Mas um duvida que surgiu hoje, A rede convidados como fazer para pegar um endereçamento IPV4 de outro segmento sem ser o mesmo que está a controladora existe possibilidade?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    @vitorbiro, você chegou a ler meu post acima? Eu estou falando exatamente disso.
  • @vitorbiro

Existe sim. Você precisará de SSIDs diferentes, VLANs específicas pra cada SSID, Um router que roteie as duas redes, um DHCP que tenha os dois escopos IP e seja referenciado por esse router.
    editado abril 2017
    R4V3R disse:

@vitorbiro, você chegou a ler meu post acima? Eu estou falando exatamente disso.

Grande homem Li sim,e percebo a necessidade de um USG porem e quase impossível comprar no momento esse dispositivo..

Respondendo
    a pergunta do Bunobenayon, quando se ativa a opção convidados não me da
    opção de aplicar para alguma Vlan especifica pelo que eu vi ele pega
    por padrão a default da controladora..e fiz teste com outros
    endereçamentos e aconteceu a mesma coisa!!

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    @vitorbiro, você não precisa de um USG especificamente, embora ele facilite muito as coisas, você só precisa de no mínimo um roteador e switches configuráveis e que tenham suporte à VLANs.
    Estando estes equipamentos corretamente configurados e conectados, você consegue fazer o que quer tranquilamente, sem os equipamentos corretos, esqueça, não vai rolar..
  • vitorbiro disse:

Respondendo
    a pergunta do Bunobenayon, quando se ativa a opção convidados não me da
    opção de aplicar para alguma Vlan especifica pelo que eu vi ele pega
    por padrão a default da controladora..e fiz teste com outros
    endereçamentos e aconteceu a mesma coisa!!

@vitorbiro

Criando um SSID novo "Convidados" ( por  exemplo) , ele permite sim informar "Apply guest policies" e, em opções avançadas, "Use VLAN with VLAN ID"
    Obrigado meu amigo, descobrir que da pra habilitar uma Vlan para convidados..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.