Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ajuda na configuração da UAP-PRO em um hotel

Bom dia!

Presto serviço para um hotel e ele está enfrentando alguns problemas de internet. Alguns quartos perdem a conexão, alguns não chegam sinal direito e os clientes dizem que fica oscilando. Gostaria da ajuda de vocês, pois creio que alguém já deve ter passado por algo parecido e seria muito válido o conhecimento.

A configuração está da seguinte forma e segue uma imagem abaixo para ter uma noção melhor:
Recepção (fica no andar 1): 1 (canal 4)
Andar 1: 2 e 3 (canal 1 e 11)
Andar 2: 4 e 5 (canal 6 e 11)

estrutura
Obs: as bolas azuis são as antenas e são todas Ubiquiti UAP-PRO

Em todas as antenas eu coloquei o Transmit Power em Medium e o Channel Width em 40 MHz. Está certo ou preciso mudar?.
Desativei a Radio 5 G (11 N/A), pois não sei se é melhor ou pior deixar isso ativado. O que vocês sugerem?
Todas as antenas estão pegando IP por DHCP. Tem algum problema?
Existe alguma outra opção que necessita configurar?

Desde já agradeço a ajuda de todos que lerem e compartilharem o conhecimento.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Só pela imagem fica claro que não há nem a metade de pontos de acesso necessários instalados atualmente.
    Via de regra, para construções desta natureza com corredor central e apartamentos adjacentes, a quantidade de quartos por ponto de acesso fica entre 2 e 5, a média é próxima de 4. Eu contei 44 quartos visíveis neste esboço, o que me diz que um número aproximado de pontos de acesso seria em torno de 11.
    A única exceção à essa regra seria se as parades forem constituídas de gesso acartonado, o que imagino que não seja o caso, pois é bastante incomum. Se forem paredes sólidas de tijolos, a regra acima é válida na grande maioria dos casos, OK?
  • Desculpe R4V3R, mas é só uma imagem para ilustração. Não são 44 quartos, são 41. 

As paredes são de gesso e tem entre elas tem uma fibra de vidro para abafar o som de um quarto para o outro. 

No caso então, seria melhor colocar mais antenas? Uma não vai interferir na outra? 
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    editado fevereiro 2017
    Sim, vão interferir se estiverem no mesmo canal.
    Se as divisórias entre os quartos são de gesso acartonado, porque cargas dágua você desabilitou os rádios de 5Ghz, sendo estes o maior trunfo do UAP-PRO?
    Com os rádios 5G desabilitados, estes pontos de acesso são quase idênticos ao UAP comum, que é um equipamento que custa 1/3 do valor ou menos do que os que você possui.
    Eu recomendo fazer um site-survey completo no local e aumentar a quantidade de pontos de acesso se a conclusão for de que isso é necessário. Mais pontos de acesso, mais próximos dos usuários, esse é o segredo.
    Os equipamentos devem ter canais e potência distribuídos manualmente de acordo com o levantamento do site-survey. Se houver necessidade, pode-se desabilitar rádios de 2.4Ghz, não os de 5Ghz aonde você tem diversos canais que podem ser utilizados. Via de regra, não usar potência maior que "medium", em torno de 15dBm.
  • R4V3R, obrigado pelas respostas.

Sobre a desativação dos rádios de 5Ghz, conforme foi mencionado no tópico, eu gostaria de sugestão para ver se era melhor ou pior. Mas de uma forma não muito indicada você respondeu a questão.

Alguma indicação de ferramenta para fazer site survey?

Nas rádios 2.4 GHz, é melhor usar Channel Width em 20 ou 40 MHz?
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Não se usa canais com largura de 40Mhz na banda de 2.4Ghz, a não se que você esteja literalmente no meio do mato, sem nenhuma outra rede Wi-Fi ao redor.
    Ferramentas de site-survey tem várias, todas as boas são pagas e custam uma nota.
    Eu utilizo apenas ferramenta gratuitas, mas neste caso, você tem que usar uma ou mais para cada necessidade, OK?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.