Bem-vindo à Comunidade UBNT

Vlan + Guest Portal + Controller

Boa Tarde Pessoal,
Esse é meu primeiro post aqui apesar de acompanhar a bastante tempo o fórum. Sempre achei minhas informações em tópicos de outros colegas por aqui. e apesar de ter achado algum volume de informações sobre o meu problema, não consegui resolvê-lo. Por isso resolvi compartilhá-lo.

Criei uma SSID para clientes aqui na empresa. Setei o "Apply guest policies (captive portal, guest authentication, access)" .  Tudo funcionando perfeitamente. Porém para melhorar a segurança coloquei essa SSID dos clientes numa VLAN própria de número 2 (192.168.120.0/24)  que criei somente para isso.Visto que todo o resto da empresa trabalha na vlan 1 nativa.  Setei as portas em truck para a vlan 2  e coloquei untagged a vlan 1 (192.168.0.1/24)  em todas as portas que é minha rede  administrativa e aonde está o servidor com o controller.  Porém ele não acha o controller para fazer essa autenticação. Testei a SSID sem a autenticação do portal e funciona perfeitinho, pega o IP na VLAN 2, acessa a internet e ficam isolados sem acesso a minha rede. E também testei com a SSID na vlan1 untagged, e o portal funcionou perfeitamente. O problema é quando junto os dois. Li em outro tópico aqui que o controller tem que estar no PVID principal ou seja no meu caso no 1, porém não funcionou também. O que será que estou fazendo errado? Alguma luz?

Controller v4.8.18
Switchs HP 1920G-24
antenas Unifi AP, Unifi AP-LR (firmware 3.3.20.4019) e UNIFI AP-AC-PRO  (firmware 3.4.18.3464)

Comentários

• R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Olá @estrela, seja bem vindo à comunidade.
    Sim, os pontos de acesso devem, obrigatoriamente, ser gerenciados através de uma VLAN untagged.
    Com certeza tem algum probleminha de configuração no seu switch, pois essa questão é bem básica, eu fiz isso até em casa para finalidades de testes, e uso apenas um ponto de acesso conectado diretamente ao roteador(EdgeRouter-X), com duas VLANs e NAT configurados, tudo funciona perfeitamente.
  • estrelaestrela 11 Pontos
    É o que eu imaginava, deve ser alguma bobeira no hp1920. O ruim é que não consigo enxergar o que é, e como é uma coisa simples é isso que da raiva hahaha

Obrigado pela ajuda e por dispor de seu tempo @R4V3R ...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.