Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ta estranho!!!

De uns dois pra cá minha conexão wifi ficou estranha, encontro a rede wifi nos dispositivos mas não se conectam, ficam esperando o endereço IP, achei que era meu DHCP (power box GVT), reiniciei e voltou a funcionar mas logo o problema voltou a ocorrer.

Ainda está intermitente a conexão, de repente conecta e funciona por alguns instantes e depois cai, vou na aba para procurar redes wifi no dispositivo e a rede está com bom sinal, mas não conecta, mas depois de um tempo conecta novamente e cai de novo..

Parecia ser isolado em um dos dois AP's que tenho, desliguei ele mas o problema persiste..

Tem notebook que conecta no AP mas não libera acesso pra internet, mas outros dispositivos conectados nesse mesmo AP na mesma rede conseguem acesso a internet..

Sei lá ta tudo muito confuso, essa rede já funciona sem problemas a mais de 3 anos, não foi feita nenhuma alteração nas configurações somente atualização da controladora que agora está na versão 4.8.15 que atualizei para ver se resolvia o problema mas ainda persiste..

Está me parecendo que as UAP ativaram o minRSSI, mas nunca foi feito nada nesse quesito nem na epoca que era feito somente pelo arquivo e nem agora que vem na interface web..

Se o DHCP não entregar IP a UNIFI vai derrubar a conexão?

Estou perdido e confuso com a situação..

Comentários

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    @Thiemann, na verdade se nenhum endereço IP for recebido via DCHP, os próprios dispositivos tentarão se reconectar à mesma rede, ou ainda em outra rede previamente salva. Isso são particularidades de cada dispositivos em específico. De qualquer maneira, qual é o modelo de equipamento que você está usando?
  • ThiemannThiemann 303 Pontos
    @R4V3R

Tenho 2 UAP-LR usando os canais 1 e 6 e potencia ajustada para média.. Não há outras redes próximas para gerar interferência, já verifiquei.. Estão funcionando nesse formato de configuração à pelo menos 2 anos e sempre funcionou sem problema algum, tudo perfeito..

Quando começou o problema (segunda-feira) havia dificuldade de conectar na rede wifi, acessei a controladora e dei um reboot por ali.. Depois disso as UAP não pegaram IP, daí fiz o reboot no roteador (GVT) e desliguei/liguei as UAP direto na fonte.. Ok, pegaram IP e tudo parecia estar normal novamente..

Mas logo em seguida o problema novamente aconteceu, dificuldade de conexão e quando conectava os dispositivos não acessavam internet ou não pegavam IP ou conectava acessava internet e caia a conexão wifi em menos de 1 minuto.. Percebi que o problema se agrava quando ocorre roaming (troca de conexão no AP)..

Vamos lá, fiz algumas alterações e acho que uma UAP minha está com problema.

Criei 2 redes e coloquei uma em cada AP para ter certeza onde eu estou conectando, em um AP consigo conexão no outro AP não conecta, mas na controladora os dois aparecem conectados como se estivesse tudo normal..

Sugestões?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Primeira coisa, resetar e reconfigurar o AP em questão. Se quiser debugar um pouco antes de fazer isso, recomendaria removê-lo do local atual, conectá-lo diretamente à outro roteador qualquer, que tenha um serviço DHCP ativo, somente para testar e ver se neste local ele funciona.
    Fique também de olho no uptime dos equipamentos na controladora, pois nos firmwares mais recentes houve alguns problema relacionados à memory leaks em alguns equipamentos. Não tenho conhecimento de nada específico do UAP-LR, mas tive esse problema com UAP-O+, e houve vários relatos referentes ao UAP-PRO.
    Algo que tenha que se fazer em relação ao uptime?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Fazer não, apenas ficar de olho. Os access points ficarem reiniciando por conta de memory leak não é normal, obivamente.
    Você pode monitorar usando SNMP, tem como obter a quantidade de memória utilizada, se ela seguir um padrão semelhante a imagem, é memory leak, com certeza...
    image
  • Boa noite,

Qual versão que aparece na controladora?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.