Bem-vindo à Comunidade UBNT

Equipamento para atender 2 salas/laboratorios proximos

Boa tarde,

Preciso saber um modelo que posso me atender e cobrir 2 salas proximas uma da outra (~10 metros), ambas tem em torno de 30 m², qual poderia me atender?

A ideia é fazer streaming, chamada de video e etc.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Olá @andretoniate, seja bem vindo à comunidade.
    Recomendo usar os equipamentos da nova linha AC. O UAP-AC-Lite é muito barato e é um equipamento maravilhoso. No entanto, a quantidade necessária de equipamentos, bem como seu posicionamento ideal deve ser definido no local, após um site survey, OK?
  • O UAP-LR não é recomendado? Apesar de possuir range superior e throughput inferior em relação ao modelo informado.
    Em relação a custo, estão bem proximos.
  • R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Quem disse que o UAP-LR tem range inferior?
    Repare que você está comprando um equipamento 802.11n, lançado em 2011, que tem apenas um rádio, com um equipamento 802.11ac, dual band simultâneo, lançado no fim de 2015. E ainda assim eles tem valor semelhante. Agora qual você acha que tem o melhor custo/benefício?
  • Na ultima reposta informei que o UAP-LR possui um range superior e throughput inferior com relação ao UAP-AC-Lite
    Vou levar em conta também o que foi mencionado.

Outra dúvida, caso eu adquira 2 UAP-AC-Lite por exemplo e queira fazer o uplink qual seria o requisito para utilizar o recurso?
    Eu pergunto pois uma das minhas redes (usando um roteador wifi) não possui senha para conectar-se e navegação só é liberada quando o código voucher é informado e validado. Terei problema quanto a isso?

• R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Me expressei errado, eu quis dizer que o UAP-LR não tem "range" superior. Ele tem mais TX power(muito além do necessário e desejável neste tipo de equipamento), e isso não necessariamente irá se traduzir em um "range" superior. Normalmente traduz-se em interferência desnecessária, pricipalmente quando se usa três ou mais pontos de acesso.
    Com o UAP-AC-Lite, assim como qualquer outro ponto de acesso dual band da Ubiquiti, o recurso wireless uplink apenas funciona através do rádio de 5Ghz. Não é possível fazer uplink com o rádio de 2.4Ghz, e desta forma, a distância máxima é muito reduzida, e isso ocorre por um bom motivo. Wireless uplink é um recurso limitado, e é recomendado bastante cuidado ao utilizá-lo.
    Não há problemas em utilizar o restante dos recursos ao utilizar wireless uplink. Mesmo o transporte de VLANs, ou a autenticação no guest portal funcionam normalmente.
  • Sobre a "range" entendi perfeitamente, bem diferente das opiniões dos vendedores informando que o UAP-LR possui uma "range" superior aos outros.

Bom, caso queira utilizar o uplink qual modelo recomenda para radio de 2.4Ghz?

Então se usar um radio de 2.4 Ghz com um dual band não é possível correto?
  • R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Na verdade funciona sim entre access points de diferentes modelos, no entanto, se o equipamento que estiver "ilhado" como a Ubiquiti denomina, tiver dois rádios, apenas o rádio de 5Ghz pode ser usado como wireless uplink.
    Se o access point tiver apenas um rádio de 2.4Ghz, então ele pode ser usado sem problemas.
    Pra uma estrutura baseada em wireless uplink, o UAP-LR pode ser melhor que o UAP, na verdade é o único caso aonde eu posso admitir que ele pode se sair melhor que o UAP, pois você tem mais potência de TX em ambas as pontas, não apenas de um lado.
    No entanto, eu recomendo que compre equipamentos, e faça os testes você mesmo, antes ainda de colocá-los em produção. Wireless uplink não é um recurso ótimo e milagroso, pelo contrário,e é uma gambiarra bem feita, que funciona de forma limitada e não atende todos os cenários. Por exemplo, quando a densidade de usuários for alta em um mesmo local, você não irá conseguir bons resultados usando esse recurso, pois ele apenas serve para extender a cobertura de sinal, porém não agrega absolutamente nada em termos de densidade total para sua rede.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.