Olá!
Trabalho em um local, onde temos uma rede muito grande com equipamentos Ubiquiti. E nos testes realizado, a melhor Firmware que podemos utilizar é a v5.5.6. Nenhuma outra se compara ao desempenho e a qualidade que essa firmware me deu na rede toda. Tanto em proteção quanto a ataques recentes de Hackers, ao acesso indevido, quanto ao que eu disse sobre o desempenho total da rede em sí.
Porem, acredito eu que os equipamentos novos são feitos com base em novos Firmwares e acabam oferendo novas funcionalidades e claro um desempenho melhor, pois a responsável por produzir os equipamentos sempre busca melhorar a cada atualização e novos lançamentos.
Gostaria de saber se mantendo minha rede nesse firmware (XM v5.5.6 e XW 5.5.10), poderei ter algum problema futuramente, pois estou fazendo o Downgrade nos equipamentos mais novos, e mantendo toda a rede nesse padrão.
Comentários
Na minha opinião, acredito que a firmware antiga que foi colocada em um equipamento novo, tenha deixado um "Bug" na memoria flash, que faz o equipamento voltar para a configuração base, sempre que se tenta atualizar.
Esse é um dos casos que peguei hoje. Teve outro, nas mesmas características, mas com um problema diferente.
O equipamento não aceitava o TFTP direto com a firmware mais antiga de nenhuma forma. Somente quando realizei a inserção de firmware v5.6.3, que foi permitido o carregamento total da firmware no programa TFTP2.
Isso só fecha minhas suspeitas de como informei em primeira instancia de os equipamentos mais novos são feitos com base nas novas Firmwares. Apesar de aceitar o downgrade.