Bem-vindo à Comunidade UBNT

Donwgrade de Firmwre - Equipamentos Novos

ZanguetZanguet 6 Pontos
Olá!

Trabalho em um local, onde temos uma rede muito grande com equipamentos Ubiquiti. E nos testes realizado, a melhor Firmware que podemos utilizar é a v5.5.6. Nenhuma outra se compara ao desempenho e a qualidade que essa firmware me deu na rede toda. Tanto em proteção quanto a ataques recentes de Hackers, ao acesso indevido, quanto ao que eu disse sobre o desempenho total da rede em sí.

Porem, acredito eu que os equipamentos novos são feitos com base em novos Firmwares e acabam oferendo novas funcionalidades e claro um desempenho melhor, pois a responsável por produzir os equipamentos sempre busca melhorar a cada atualização e novos lançamentos.

Gostaria de saber se mantendo minha rede nesse firmware (XM v5.5.6 e XW 5.5.10), poderei ter algum problema futuramente, pois estou fazendo o Downgrade nos equipamentos mais novos, e mantendo toda a rede nesse padrão.

Comentários

• ZanguetZanguet 6 Pontos
    @UBNT-Jamie, poderia informar se há algum problema acima?
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Sim, você não vai ter acesso aos updates feitos nas versões mais novas, as partes mais críticas seriam os updates críticos de segurança. Se você proteger os equipamentos sem eles, não há problemas em utilizar versões mais antigas de firmware.
  • ZanguetZanguet 6 Pontos
    R4V3R disse:

Obrigado pela resposta rápida. E até entendo esses riscos. Mas acredito também que as atualizações visam não somente atualizar as diretivas de segurança. Mas melhorar a performance do equipamento em si. Corrigindo certos problemas e algumas coisas desse gênero, aumento a eficiência e a segurança do equipamento a cada update.

Mas, usando as palavras que disse anteriormente, de estar utilizando os Firmwares antigos em equipamentos novos. Me deparo, por coincidência hoje com dois problemas que podem ser associados a esse Downgrade. Pois são equipamentos praticamente novos, mas ja voltaram com problemas.

O problema em sí está até associado a memoria flash, que seria no caso responsável por guardar a firmware e as configurações do equipamento. Pois bem, reconfigurei o equipamento e fui salvar as configurações. Até ai tudo bem. O equipamento estava funcionando desde que foi instalado com a firmware v5.5.6 ao qual foi estabelecida como padrão. Mas recentemente voltou com problemas. Tentei atualiza - lo para outra versão de firmware, e agora o equipamento permanece voltando sempre para a configuração mais antiga. Como se eu não tivesse realizado alteração nenhuma nele.

Na minha opinião, acredito que a firmware antiga que foi colocada em um equipamento novo, tenha deixado um "Bug" na memoria flash, que faz o equipamento voltar para a configuração base, sempre que se tenta atualizar.

Esse é um dos casos que peguei hoje. Teve outro, nas mesmas características, mas com um problema diferente.

O equipamento não aceitava o TFTP direto com a firmware mais antiga de nenhuma forma. Somente quando realizei a inserção de firmware v5.6.3, que foi permitido o carregamento total da firmware no programa TFTP2.

Isso só fecha minhas suspeitas de como informei em primeira instancia de os equipamentos mais novos são feitos com base nas novas Firmwares. Apesar de aceitar o downgrade.

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Bom, o recomendado é utilizar sempre as versões de firmwares mais atuais. Versões não atuais, ficam por conta de e risco seu.
    Quanto ao equipamento que não atualiza, tente modificar configurações nele, salvar e reiniciar. Se não for possível salvar as alterações, então ele está com a memória flash danificada, um caso relativamente comum ligado à descargas elétricas nos equipamentos. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.