Bem-vindo à Comunidade UBNT

Troca de Experiência Instalações de Grande Capacidade

Olá ! Como estão ? Estou a procura de pessoas para troca de experiência utilizando UniFi com grande volume de tráfego e conexões. Capturar

Comentários

• ThiemannThiemann 304 Pontos
    Já montei estruturas que chegaram à pouco mais de 200 conexões simultâneas, eventos principalmente..

Tem alguma dúvida/problema que queira compartilhar aqui?
  • Olá, tudo bem ?
    Mantenho uma estrutura com 10 UAPs-LR. Aproximadamente 200 conexões/dia. Recentemente adicionei mais 02 equipamentos e percebi que apesar de ter acesso plenos aos 12, apenas 10 são exibidos nas estatísticas gráficas. 
    Há alguma customização que permita mais de 10 equipamentos ou trata-se de algo fixo no Controller ?
  • Olá, tudo bem ?

Mantenho uma estrutura com 10 UAPs-LR. Aproximadamente 200 conexões/dia. Recentemente adicionei mais 02 equipamentos e percebi que apesar de ter acesso plenos aos 12, apenas 5 são exibidos nas estatísticas gráficas. 
    Há alguma customização que permita mais de 5 equipamentos ou trata-se de algo fixo no Controller ?

• Olá. Bom dia. 
    Planejei, implementei e hoje administro em um condomínio uma infraestrutura com 19 UAPs-LR distribuídos em 12 andares totalizando 84 apartamentos + 2 andares de social, no total são 17 andares, incluindo os três primeiros que são garagem.
    São aproximadamente 150 conexões por dia, atendidas por um link dedicado de 12MB.
    Todo o core do sistema, contendo roteador, e sistema de alimentação dos UAPs-LR, fica no 6º andar.
    Não tenho problemas, a rede wireless atendeu a todos com eficiência e ótimo nível de sinal.
    Se alguém quiser mais detalhes da instalação, me mande um e-mail que terei o maior prazer em compartilhar.
    stockler.eti@gmail.com / contato@stockler.eti.br
    Abraços.
    T+.

gugascardini
  • Olá. Bom dia. 

Planejei, implementei e hoje administro em um condomínio uma infraestrutura com 19 UAPs-LR distribuídos em 12 andares totalizando 84 apartamentos + 2 andares de social, no total são 17 andares, incluindo os três primeiros que são garagem.
    São aproximadamente 150 conexões por dia, atendidas por um link dedicado de 12MB.
    Todo o core do sistema, contendo roteador, e sistema de alimentação dos UAPs-LR, fica no 6º andar.
    Não tenho problemas, a rede wireless atendeu a todos com eficiência e ótimo nível de sinal.
    Se alguém quiser mais detalhes da instalação, me mande um e-mail que terei o maior prazer em compartilhar.
    stockler.eti@gmail.com / contato@stockler.eti.br
    Abraços.
    T+.

- Hugo, consegue vicualizar todos os equipamento que possue na Aba Statistics ?

Abracos

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    editado agosto 2015
    @alcyrpatricio na aba statistics aparecem apenas os 5 access points mais utilizados, está escrito bem grande no meio da tela "Current Usage - Top Access Points", mas no botão "filter" logo ao lado, você deve ver os demais APs, OK?
    alcyrpatricioUBNT-Jamie
  • R4V3R disse:

@alcyrpatricio na aba statistics aparecem apenas os 5 access points mais utilizados, está escrito bem grande no meio da tela "Current Usage - Top Access Points", mas no botão "filter" logo ao lado, você deve ver os demais APs, 

R4V3R disse:

R4V3R disse:

Obrigado pela confirmação. Ambas as funções já haviam sido identificadas. O intuito da pergunta era saber se havia a possibilidade de usar a Tela para a exibição de todos. Grato pela orientação

gugascardini
  • Olá @alcyrpatricio!
    Legal cara!
    Você fez controle de banda limitando quantos Kbps por cada usuário? Fez isso pela controller ou pelo router?

Eu administro uma rede com 24 UAP's, tendo em média 300 usuários simultâneos. Esses equipamentos estão divididos em 10 unidades, todos interligadas via anel de fibra. Tenho poucos meses que administro essa rede e estou desenvolvendo melhorias.
    Em quase todas unidades, possuo links adsl, alguns de 10mb, 15mb, 35mb e 50mb em cada unidade. As unidades que não possuem link adsl, eu uso o mikrotik como ponte, faço uma VPN (pptp) entre os mesmos e funciona legal.
    Tenho problemas com lentidão apenas, pois não tenho controle de banda implementado ainda. Em relação aos UAP's, praticamente não tenho problemas. Uso UAP, UPA-PRO e UAP-LR.

Aproveitando o post, estou desenvolvendo um projeto para melhorar esse ambiente. Abaixo, descrevo algumas ideias:

Vou contratar dois links adsl de operadoras diferentes, um link de 150Mb e outro de 120Mb (R$300,00 cada link), centralizando-os na matrix, isso pensando em redundância, caso uma operadora falhe, tenho outra. Cheguei cotar valores de link dedicado, mas para cada 1 mega = R$100,00. Vou usar um mikrotik para loadbalance, failover, pptp, controle de conteúdo, liberação dos dispositivos via Mac address (política de segurança), controle de banda etc...
    Eu não sei ainda quanto de banda limitar por usuário. Tendo em vista que o tipo de acesso é streaming, audio e videoconferência via skype e navegação. Eu mencionei acima que tenho em média 300 usuários mas esse número irá cair, porque hoje não há controle nenhum, qualquer um que tem a senha, consegue acessar. Com a implementação da política de segurança, esse número de usuários irá cair para uns 200, pois muitos serão cortados.

Perguntas:
    1) Quanto de banda devo limitar por usuário nesse cenário acima, usando link adsl?
    2) Essa especificação desses dois links (120mb e 150mb), atenderão os 200 usuários?
    3) Seria melhor contratar link dedicado, tendo em vista o custo-benefício? (tecnicamente sei que é melhor) 
    4) Em caso de link dedicado, quantos megas para esse projeto e quanto de banda por usuário?

Bem pessoal, espero que minhas dúvidas sejam a de muitos também. Estou aceitando sugestões e novas ideias.

Abraço!
  • gugascardini,
    A nossa estrutura é mais simples pois a estrutura cobre um prédio de 08 andares, utilizando equipamentos UAP e UAP-LR, cache squid e um serviço ADSL de 20Mb. Utilizamos o controle de banda como mecanismo de priorização através do Grupos ( User Groups) limito normalmente em 128k pois meu maior numero de clientes são smartphones e Tablets. Esse valor vai degradar consideravelmente o fornecimento a notebooks ou apps de streaming.
    Sobre as perguntas, segue a minha opinião.
    1 e 3 - Quem orientará a contratação do serviço é o nivel de serviço que necessita manter. O ADSL tem arativo no custo mas não terá a mesma qualidade técnica do link. Como o nosso desafio é aliar solução a investimento, sugiro que orçe uma solução onde use o link dedicado como principal e um ADSL como redundancia.
    Lembre de considerar no link os fato de não possuir diferença entre velocidade de up e down;

Espero ter ajudado um pouco.

A disposição
    Abracos !

• Senhores,
    Temos 2 andares de centro de distribuição conforme fotos e diagramas abaixo, porém, todo o prédio é de estrutura metálica, com estantes de metal e caixas de papelão nas estantes com muita roupa e tecido, pelo que entendi, tudo contribui para um ambiente quase inóspito para redes wii-fi. Estamos utilizando o Unifi AP-LR. Já tentamos habilitar a opção Zero-Handoff unificando esse roaming no canal 10, colocamos em canais distintos conforme diagrama, porém, nas coletoras que bipam o código de barras para entrar no sistema, o dBM do wi-fi fica oscilando demais a ponto do sistema cair. No celular a rede fica mais estável, porém, nas coletoras enfrentamos esse problema. Temos outro sistema da Motorola em paralelo que funciona um pouco melhor, porém, como temos muitos equipamentos AP-LR em estoque gostaríamos de tentar utilizar estes, até mesmo pelo gerenciamento simplificado que o Unifi nos oferece. Alguém teria alguma sugestão de como poderíamos aproveitar esses equipamentos com um rendimento aceitável?

Um forte abraços a todos.

Att,

Fabio

estoque1
    estoque2
    diagrama
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    editado setembro 2015
    @fabiorsouza respondi no tópico que você criou.
  • @Fabior
    Efetuei alguns trabalhos com Ubiquiti em centros de distribuições uma das coisa que você deve verificar e o plano de canais que você esta  utilizando para não ter sombra e nem sobreposição de canais .
    Outro ponto muito importante e verificar os coletores que você utiliza qual e a marca , e em todos os Coletores Motorola ou  Honeywell  tem alguns ajustes que precisam ser feitos de uma marca de AP para outra .
    Veja também qual e o tipo de criptografia que você usa tente uma AES sei que não e a mais indicada pois e muito fácil de ser burlada
    mais alguns coletores so funcionam com  esse tipo de criptografia.
    Esse e um trabalho  muito minucioso que pois não existe uma receita pronta para wireless ja que um  ambiente e diferente do outro.

• lopesgigalopesgiga 161 Pontos
    3 equipamentos por corredor  bem centralizados.
    O problema ae é que existem caixas de papelão. já fiz um projeto semelhante e deu tudo certo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.