Bem-vindo à Comunidade UBNT

Prioridades de uso

Estou percebendo que as UNIFI's que tenho instalado têm dado "preferência" à conexões de dispositivos do tipo smatphone e tables em detrimento à notebooks, vamos à situação:

Estou usando meu notebook e quando tem o smartphone próximo dele ocorrem "quedas" na conexão de internet.. Não ocorrem quedas de conexão com o AP, mas para que os AP's priorizam a conexão para os dispositivos mobile, como se a minha conexão do notebook ficasse em "espera", como se destinassem toda a conexão de INTERNET somente para eles.. Em alguns aplicativos que uso há uma certa sensibilidade à esta "espera" e acabo perdendo conexão, e eu sei exatamente quando há alguém com um dispositivo mobile próximo, pois começo a perceber uma enorme variação no uso da internet até que por fim entro nesse tipo de "espera".. Se o usuário logo para de consumir internet acabo conseguindo me manter conectado com o notebook, mas se usa por um pouco mais de tempo minha conexão de internet cai.. Estou falando que se o usuário ficar usando a internet por uns 5 minutos eu já acabo perdendo conexão..

Parece que o tráfego de internet fica direcionado para os dispositivos móveis..

Ainda não fiz, mas vou tentar fazer, limitar o tráfego no User Groups, mas não queria ter que fazer isso..

Alguém já passou por isso?

Comments

• R4V3RR4V3R 8484 Points
    edited agosto 2015
    Nunca vi isso, e sinceramente não vejo como isso poderia ocorrer. De qualquer maneira é sempre bom ter algum tipo de limitação de banda para os usuários, mesmo que seja um valor alto. O ideal é fazer isso diretamente no roteador na borda da rede, mas também é possível fazer diretamente nos pontos de acesso UniFi. Eu sempre faço isso diretamente nos APs, o resultado não é perfeito, mas atende muito bem as necessidades, só não recomendo utilizar velocidades abaixo de 1Mbps, seja para download ou upload, o resultado será muito errático. Este controle funciona melhor com velocidades maiores. Mas fora isso, qual a velocidade do seu link de internet? Apenas um usuário, e um AP consegue consumir toda a banda disponível?
  • ThiemannThiemann 303 Points
    GVT 25mb e sim apenas um dispositivo mobile é capaz de "sugar" a conexão de internet ao ponto de fazer meus aplicativo no notebook perder conexão em questão de poucos minutos..

E isso acontece mesmo com meu notebook conectado à rede por cabo, minha esposa estava enviando fotos pelo whats (iPhone 6) e naquele momento percebi a lentidão no meu app no notebook, como ela ficou uns poucos minutos minha conexão com a internet no notebook foi pro espaço e meu app perdeu conexão.. Depois que ela parou tudo voltou ao normal..
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    Não vejo como este comportamento poderia estar relacionado à rede sem fio em si, menos ainda à um equipamento UniFi específico. Pela descrição, não me parece ser uma questão de prioridade, mas sim de concorrência no acesso à internet, principalmente na questão de upload. Enviar arquivos para a internet consome muita banda, e pode atrapalhar completamente a conexão dos demais dispositivos na rede. Esta é uma questão conhecida há muito tempo, desde os primórdios da internet, mas vem ganhando mais atenção ultimamente(com a acentuação do problema). Dê uma pesquisada na internet sobre o conceito de bufferbloat, creio que entenderá melhor o que quero dizer.

Comprei essa semana uma ER-X para testar, mas sou bem leigo na parte de roteamento, conheço muitos conceitos mas nunca implementei nada nesse respeito.. Quero fazer o shapping nela, pelo que li creio que seja possível (pra me quebrar deve ser por CLI essa configuração) e separar por VLAN rede adm, wlan e wlan guest, vou utilizar a mesma conexão de internet, mas já vou limitar por ali a distribuição do link..

Sei do que você está falando quando se refere ao upload, já vi isto ocorrendo em diversas situações e como você comentou ultimamente vem ocorrendo com mais frequência.. Vou pesquisar esse conceito para entender melhor..

@R4V3R Tenho percebido nessa versão 4.6.6 que coisas estranhas acontecem.. Uma que aconteceu foi essa do consumo da internet, que só ocorreu quando atualizei.. Agora venho percebendo muita instabilidade na rede wifi, quedas sem motivo, configurações que parecem não funcionar quando o controlador está off-line, não tenho nada configurado em específico tipo o MINRSSI, só uso o que o controlador me oferece, também não uso hotspot.. Agora de repente aparece "adoption failed" nos AP's e a WLAN fica vermelha, até então estava tudo certo.. Não consigo "ver" as UNIFI na rede procurando pelos IP's atribuídos.. Tudo muito estranho e veio com essa versão 4.6.6.. Enfim não estou muito confiante com essa versão..
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    Bom, você pode tentar utilizar a versão 3.2.10, que é a mais atual da linha 3, mas não levará muito tempo para ela ser aposentada, as novas atualizações devem sair somente para a linha 4 em diante.
Sign In or Register to comment.