Bem-vindo à Comunidade UBNT

UniFi na faculdade pedindo autenticação

lucasnetolucasneto 1 Point
editado junho 2015 em UniFi Wireless
Olá pessoal, sou Lucas, moro no interior de Pernambuco e curso Redes de Computadores em uma faculdade a 80 km da minha cidade. Na faculdade onde estudo, em todas as salas tem um UniFi. O equipamento é excelente, com um ótimo acabamento, porém quando vou para outra sala, novamente pede a autenticação e fica sempre fazendo isso quando troco de sala. Cada UniFi tem o mesmo SSID e mesma senha. O que se deve fazer?
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Olá @lucasneto, bem vindo à comunidade. Por favor, tire uma screenshot de algum software, ou aplicativo para smartphone/tablet que demonstre qual o tipo de criptografia é utilizado na rede.
    Muito provavelmente(quase 100% de certeza), a autenticação é feita via RADIUS, sendo este o caso, nada teria a ver com os pontos de acesso em si, mas com o sistema de autenticação, que neste caso, estaria mal configurado.
  • Os equipamentos estão mal configurados, se todos operassem no mesmo canal, com mesmo SSID, mesma senha e mesma criptografia seria automático a autenticação com seu notebook ou smartphone.
  • R4V3R A autenticação é feita via RADIUS sim
    DaniloRomero Tenho quase certeza de que esses UniFi estão operando em canais diferentes.

Essa semana vou conversar com o administrador da rede para solucionar isso, pois é muito incomodo sempre pedir login e senha
    quando saímos da sala de aula e vamos p/ a biblioteca ou o laboratório, por exemplo.
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    lucasneto disse:

R4V3R A autenticação é feita via RADIUS sim
    DaniloRomero Tenho quase certeza de que esses UniFi estão operando em canais diferentes.

Essa semana vou conversar com o administrador da rede para solucionar isso, pois é muito incomodo sempre pedir login e senha

quando saímos da sala de aula e vamos p/ a biblioteca ou o laboratório, por exemplo.
    Eu concordo, e na instituição de ensino em que estudo atualmente, o mesmo problema ocorre, mas de forma esporádica. Isso que os equipamentos da rede sem fio nada tem a ver com a ubnt. Mas isso com certeza é um detalhe de configuração do servidor RADIUS, eu só não saberia especificar o que exatamente, pois não tenho conhecimentos extensivos nessa área.
  • Pra não ter esse problema na rede da UESB onde trabalho, estamos montando o hotspot de autenteicação direto no nosso firewall ao invés de usar os Unifi, principalmente por possuirmos APs da 3Com em nossa rede também e evitar esse tipo de dor de cabeça.
  • redhatqiredhatqi 8 Pontos
    Olá pessoal, sou Lucas, moro no interior de Pernambuco e curso Redes de Computadores em uma faculdade a 80 km da minha cidade. Na faculdade onde estudo, em todas as salas tem um UniFi. O equipamento é excelente, com um ótimo acabamento, porém quando vou para outra sala, novamente pede a autenticação e fica sempre fazendo isso quando troco de sala. Cada UniFi tem o mesmo SSID e mesma senha. O que se deve fazer?

Bom dia ! 

São vários fatores ... como alguns colegas acima citaram com a autenticação via RADIUS ... mais pode ser que o equipamento esteja sem a configuração do zero handoff ... outra coisa ... com relação a canais isso não importa muito ... trabalho em ambiente corporativo ... apesar de ser o mesmo SSID isso nao quer dizer que esteja sendo controlado pelo mesmo gerenciador ... 
    pode ser tb com mais com sites diferentes ... o qual exige autenticação ... mais isso podemos afirmar se alguém mandar o arquivo .unf ...
    Exemplo pode criar dois sites :
    CURSO_A E CURSO_B dentro de cada um deles eu coloco por exemplo o SSID : ALUNOS ... 
    dai o pessoal se pergunta a logica disso ... simples prioridades ... posso aumentar ou diminuir a quantidade de alunos conectados ao unifi ... controlar a velocidade .. etc... 
    Isso é algo muito comum em ambientes corporativos ..
    Espero ter ajudado ....
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Olá @redhatqi, neste caso, Zero HandOff ou ZHO não deve ser utilizado, pois este recurso é incompatível com ambiente densos. Via de regra, se haverá mais de 100 pessoas em qualquer horário em um mesmo local, não se deve utilizar ZHO. Em contrapartida, ZHO é absolutamente desnecessário se o que se deseja é que o roaming entre os pontos de acesso seja transparente. Para isso, basta que todos estejam configurados com o mesmo SSID, e forma de autenticação, desta forma os clientes irão "migrar" de um AP para outro de forma transparente, com um período muito curto de desconexão.
    Já para disponibilizar velocidade de acesso distintas para grupos de usuários distintos, isso pode ser feito com base em cada SSID, bastando para isso associá-lo um user group diferente. Já para controlar a quantidade de usuários por rádio, seja utilizando o recurso load balance, ou ainda o recurso MINRSSI, neste caso utiliza-se WLAN Groups distintos, pois esta configuração é feita à nível de rádio, e não por SSID
    UBNT-Jamie
  • Olá  @R4V3R , o zero HandOff não seria uma aplicação em que setado transforma 2 ou mais pontos de acesso em um só? Aumentando a "potência" da célula? Em qual situação melhor se aplicaria o uso do Zero HandOff?

Abraços.
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    cecaene disse:

Olá  @R4V3R , o zero HandOff não seria uma aplicação em que setado transforma 2 ou mais pontos de acesso em um só? Aumentando a "potência" da célula? Em qual situação melhor se aplicaria o uso do Zero HandOff?

Abraços.

Em tese, sim, uma rede ZHO apareceria para os clientes como um único ponto de acesso, independentemente da quantidade e APs instalados. Na prática, você é forçado a utilizar o mesmo canal em todos os pontos de acesso, e este pequeno detalhe faz toda a diferença quando o ambiente é denso além de um certo ponto. De uma forma geral eu não recomendaria utilizar este recurso se em qualquer determinado local houver mais de 100 dispositivos conectados simultaneamente, pois a performance irá se degradar de forma acentuada à partir deste ponto. Se a preocupação é o tão chamado "seamless roaming", o recurso ZHO é absolutamente desnecessário para seu funcionamento, neste caso basta que os rádios estejam configurados de maneira idêntica(mesmo SSID, criptografia e modo de autenticação), e utilizando canais distintos(1,6 ou 11). Desta maneira o roaming deve ocorrer de forma natural, governado sempre pelos dispositivos cliente, mas há recursos embutidos no UniFi para influenciar e melhorar muito este comportamento, como load balance e MINRSSI.
    Já o ZHO ele é de uso muito restrito, embora em um primeiro momento ele pareca um milagre, ele realmente só deve ser usado se você conhecer à fundo o que ele é, como funciona, quando usar e quando não usar. Uma aplicação prática seria suportar aplicações específicas que não conseguiriam sobreviver ao processo de roaming natural e ocasionalmente perderiam sua conexão. A única aplicação que me vem à mente seria alguns tipos de aplicações de voz sobre IP. Boa parte das tecnologias não teria problemas mas em alguns casos específicos talvez fosse interessante utilizar ZHO. Em um processo de roaming natural(sem ZHO), o tempo para ocorrer uma nova associação, e aquisição de um novo lease DHCP é algo em torno de 500 a 2000 milissegundos, em muitos casos perde-se um ou dois pacotes "ping", em alguns casos nada é perdido. O Z do ZHO é justamente zero, ele tenta fazer com que este processo tenha literalmente zero perda de pacotes, mas isso tem um custo bem alto, pois ganha-se nesta parte, perde-se em várias outras áreas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.