Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto UAP - Duvida Sala 10x20

Bom dia Galera do Forum

Meu Primeiro Post, estou com algumas Duvidas, e agradeço antecipadamente qualquer retorno.

Cliente me chamou para orçar instalação de 44 pontos rede cabeada 10/100. E se é possível orçamento utilizando apenas rede Wireless sem nenhum equipamento com Cabo.

Local: Única Sala Térreo do Prédio com 200m2 sendo 10mtx20mt sem nenhuma barreira, forro é de isopor e as mesas espalhadas pelo piso.

Cliente Possui Link de 200MB Fibra sendo 100mb de Upload.

A Utilização da Rede Wireless seria para Navegação Internet, Vídeos e acesso a arquivos.doc/xls  da rede interna + Impressoras.

.

Hoje Cliente Possui 40 Notebooks e 40 smartphones.

Duvida:

É Possível Montar Rede Wifi para Esses 80 Equipamentos?

Pensei em utilizar UAP Normal e não o LR

A Quanto vai checar a velocidade Wireless com todos os equipamentos conectados?

Numa Rede Cabeada poderia ligar a entrada do link de 200mb numa porta Gigabit do Switch, e na rede UAP vou precisar comprar um Switch Gigabit para Ligar os Radios?

Para uma boa velocidade não seria recomendado mais de 03 UAP? Posso ligar quantos nesse espaço de 200m2 e quais canais utilizar?

Obrigado

ATT

Adriano

Comentários

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos

Olá @adriano6649 bem vindo à comunidade.

Respondendo suas questões, sim é possível montar uma rede completamente wireless, mas pelas dúvidas que você tem, eu realmente não recomendo que você faça isso(sem ofensa), o correto é cabear tudo caso haja essa possibilidade, mesmo que custe mais caro.

Se for um requisito que a rede sem completamente sem fio, e dada a disponibilidade de banda, 200/100 em fibra, eu absolutamente não recomendo que sejam utilizados UAP ou UAP-LR. Utilize unicamente UAP-PROs que são dual band 2.4/5Ghz e suportam basicamente o dobro de usuários, e também tem porta ethernet gigabit, enquanto os UAP e UAP-LR possuem porta fast ethernet. Sinceramente para 80 dispositivos, e pelos requisitos que você citou que são relativamente baixos, um único UAP-PRO daria conta do recado, porém por precaução, dimensionamento, e reservas futuras eu instalaria duas unidades do UAP-PRO, sempre no teto, equidistantes do meio da sala, configurados com canal e potência manual. Escolha os dois canais menos utilizados em 2.4Ghz dentre 1, 6 e 11, já para 5GHz é mais simples, qualquer canal deve estar relativamente livre. Configure os rádios em potência baixa(low).

Você pode começar com apenas uma unidade, monitorar o comportamento dos dispositivos e da rede em geral e depois adquirir uma segunda unidade, mas não compre os modelos mais simples, fique com o PRO. Não que estes sejam ruins, pelo contrário, são excelentes, mas no seu caso é necessário algo mais parrudo para que o serviço seja bem feito.

• Muito Obrigado Pelo Retorno R4V3R

Estou indo para reuniao hoje, amanha voltou com informações

VLW

• Boa Tarde

Vamos ligar todos os computadores pelo cabo Rede.

Projeto Wifi vai ficar para os 40 smartphone, 10 Notebooks e Clientes Visitantes (+/- 5 Notes) e futura expansão aproximada em 20%.

Pensei em instalar 03 UAP nesse espaço, cada um em canais diferentes 1 6 11.

Cada UAP Suporta no máximo 35 Cliente, ligando os 3 aparelhos esse controle de clientes em cada UAP é automática? ou é pelo sinal mais forte?

Obrigado

ATT

Adriano

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos

3 UAPs é muito para um espaço pequeno assim e tão poucos usuários, e com o preço deles você compra um PRO que é muito melhor, dual band, etc... Eu recomendo que você compre apenas uma unidade do PRO, e se precisar, no futuro, pode colocar mais um UAP normal junto com ele para aumentar a capacidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.