Bem-vindo à Comunidade UBNT

Gestão de WIFI

Boa noite, sou o dagmar, fui convidado a fazer um orçamento para atender 12 andares de um predio comercial com sistema de rede sem fio, e os pontos colocados para atender as espectativas do cliente são as seguintes

a rede sem fio deve oferecer pelo menos duas SSID, uma publica e outra privada

Deve  se ter a possiblidade de limitar  a banda de utilização para cada cliente conectado ( exemplo, tenho um link de 10 megas,  quero limitar por ip ate 1 mega, ou seja se somente 1 dispositivo estiver conectado ele no maximo tera 1 mega para ele, e se mais de 10 dispositivos se conectar, a banda é dividida entre eles.

Algum equipamento tem que servir como dhcp

bem pensei em usar o unifi uap. mas como ele e um ap, nao sei se faz tudo isso,  minha pergunta é se tenho que ter algum equipamento diferente na ponta para fazer esta gestao, se sim preciso da gentilza de indicações desses aparelhos,

muito obrigado

dagmar

Comentários

• R4V3RR4V3R 8513 Pontos

Os pontos de acesso da linha UniFi incluem recursos simples de controle de banda, e podem fazer o que você quer. É possível configurar "user groups" e atrelar limites de upload e download para cada SSID. Desta forma não seria necessário equipamentos adicionais para cumprir esta função. Outra forma de fazer isso seria colocar um roteador na borda da rede que incluisse este tipo de funcionalidade, como um mikrotik que é bastante comum.

Me preocupo apenas com o seguinte: Distribuir rede em fio em 12 andares normalmente não é algo simples. Os pontos de acesso UniFi são equipamentos maravilhosos e custam uma fração do valor de outras soluções, mas eles absolutamente não funcionam sozinhos, principalmente em ambientes verticalizados como é o seu caso. Instalar de um a três pontos de acesso em um local qualquer é moleza, não precisa de muita configuração, mas distribuir rede sem fio com qualidade em 12 andares requer MUITO planejamento e engenharia. Você precisa conhecer muito bem o ambiente, efetuar um site survey completo e determinar os locais ideiais para instalação de pontos de acesso, cobertura de sinal e qualidade, e identificação de fontes de interferência internas e externas, isso é o mínimo do mínimo para que seu trabalho tenha alguma qualidade.

• R4V3R,

Os simples recursos de controle de banda não funcionam comigo, tenho um UniFi AP- LR Version3.2.10.2886 com duas SSID, uma sem limite (grupo sem restrição) e outra com limite de 10Kbps para up e down. Independete de qual SSID os usuarios usem não observo o controle de banda. O que posso está fazendo errado?

Att,

Rodrigo Medeiros

• R4V3RR4V3R 8513 Pontos

10 Kbps amigo? Pelos testes que fiz eles funcionam bem a partir de 1024Kbps, sendo que abaixo de 512 os resultados podem ser imprevisíveis.

• Desculpa amigo,

As informações corretas são: Up limited to 500Kbps e Down limited to 500Kbps

Entretanto tenho 3 dispositivos conectados nessa SSID limitada e estão com downloads de 57KB/sec, 465KB/sec e 15.3KB/sec.

IMG_6590.JPG

Você recomenda limitar em no minimo 1024Kbps para que realmente funcione?
    Todos os dispositivos conectados a SSID limitada irão compartilhar desses 1024Kbps, correto?

• R4V3RR4V3R 8513 Pontos

Não, você não entendeu exatamente como a coisa funciona. Primeiramente o que mostra nessa tela que você está olhando não quer dizer nada. Utilize algum teste de velocidade online para medir se está ou não funcionando corretamente.

Outra coisa é que o que você configura como limite não é um limite global, mas sim por usuário. Cada usuário tem acesso até aquela velocidade que você especificou. Não há como configurar um limite global por SSID ou por rádio no UniFi, até porque isso é mais tarefa de um roteador do que um access point.

• rochirochi 0 Pontos

Olá amigo, agradeço muito  seu auxilio, basicamente cada andar possui duas salas  com um area de recepcao, o projeto inicial preve um AP para cada sala,    sao salas pequenas , de menos de 40 metros quadrados, 

vc pensa que seria uma temeridade  tantos  APS, ?

em relação ao microtik vc pode por favor me indicar algum modelo

muito obrigado

dagmar

• R4V3RR4V3R 8513 Pontos

rochi wrote:

Olá amigo, agradeço muito  seu auxilio, basicamente cada andar possui duas salas  com um area de recepcao, o projeto inicial preve um AP para cada sala,    sao salas pequenas , de menos de 40 metros quadrados, 

vc pensa que seria uma temeridade  tantos  APS, ?

em relação ao microtik vc pode por favor me indicar algum modelo

muito obrigado

dagmar

Depende de quantos usuários precisa sustentar em cada sala. Se elas forem próximas uma da outra, possivelmente um único AP resolve o problema, mas para ter certeza, somente testando no local, com pelo menos uma unidade para ver como fica a cobertura.

Mikrotik não posso dizer nada cara, pessoalmente eu não uso, não gosto, e chego a odiar as vezes, mas não tenho como negar que é um produto durável e faz muita coisa pelo preço que custa.

• rochirochi 0 Pontos

Olá boa tarde, amigo, como ve disse que microtik não lhe agrada, será que pode me indicar um outro equipamento para fazer esta gestão dos ubiquitis.

por favor, caso possivel, marca e modelo, ficarei  muito grato

dagmar

• R4V3RR4V3R 8513 Pontos

Sim, mas isso é um gosto pessoal meu, e eu deixo isso claro..

A propria Ubiquiti tem o edgerouter lite(ERL3) que é um excelente produto e tem diversas funcionalidades, custa uns 400 reais ou menos aqui no Brasil. Porém dependendo das funcionalidades que você queira utilizar, o mikrotik pode ser mais recomendado.

Diz exatamente o que você quer que o roteador faça que facilita recomendar algo..

• rochirochi 0 Pontos

Amigo,  o equipamento precisar se o DHCP dos APs, limitar  o uso da banda por dispositivo conectado, e se possivel gerar relatorios.

a rede sem fio deve oferecer pelo menos duas SSID, uma publica e outra privada

Deve  se ter a possiblidade de limitar  a banda de utilização para cada cliente conectado ( exemplo, tenho um link de 10 megas,  quero limitar por ip ate 1 mega, ou seja se somente 1 dispositivo estiver conectado ele no maximo tera 1 mega para ele, e se mais de 10 dispositivos se conectar, a banda é dividida entre eles.

Algum equipamento tem que servir como dhcp

basicamente isso

olha, muito obrigado mesmo

• R4V3RR4V3R 8513 Pontos

Entendi, bom, o mikrotik tem uma função que limita a banda automaticamente para cada cliente único, independentemente do número de clientes conectados, que é o que você quer. O edgerouter não tem, e este tipo de coisa é difícil de achar em outros roteadores de outras marcas por ser algo mais específio. Claro, é possível fazer isso com qualquer roteador, mas apenas se você criar manualmente uma regra para cada endereço de IP possível na rede, o que pode vir a ser muito trabalhoso.

Eu sempre uso o controle de banda por usuários do próprio UniFi, junto com um roteador linux Ubuntu, que se encarrega de fazer DHCP, cache de DNS e proxy web, bem como relatórios de consumo de banda, sites acessados, etc, etc, etc... Eu não faço nenhum controle de banda em roteadores, apenas nos pontos de acesso mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.